ATmega32

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

ATmega32

Mensagempor Kim Robert » 02 Nov 2010 08:49

Caros Colegas estou com um problema com um ATMEGA32, eu fiz o programa, e esta funcionando perfeitamente, e um programa de contador com 6 digitos de Display BCD. mas o problema e que o programa funciona normalmente por aproximadamente 5 Minutos, a pos isto o programa para de processar, ficando apenas um dos digitos acesso, e só volta a funcionar novamente, apos precionar o resete, o que esta acontecendo, será que deixei de setar alguma coisa no Def inicial?
Kim Robert
Bit

Mensagempor cfreund » 02 Nov 2010 11:29

vou aindatar...
se puder postar seu código, fica melhor para ajudar.

uma das causas mais comuns para essas panes, é n respeitar tamanho de variaveis.
cfreund
Word

Mensagempor RobL » 02 Nov 2010 19:07

Software
1- Falta de rigor na linguagem, se em C em algum trecho.
Por exemplo, falta de um break, e um default, bloco perdido, etc. Isto pode gerar problema em retorno e seu stack invade suas variáveis.
Há alguma interrupção que foi usado alguma atribuição isr_naked sem prólogo nem epílogo e esqueceu de retornar ao final ?
2- Ponteiros avançando por região que não é sua praia.
3- Contador de vetor indo além do tamanho definido e modificando algo que quando testado dá zebra.

Hardware
Menos provável se o tempo é em torno de 5 minutos. Pois se fosse térmico um reset não deveria resolver.
Ruído, não seria bem comportado, em torno de 5 minutos.

Difícil sugerir sem conhecer algo mais.

Tem como usar Debug Wire ou similar ?
Tire algumas funções que suspeite para teste.
Daria esse mesmo erro no simulador num PC ?
RobL
Dword

Mensagempor zazulak » 02 Nov 2010 20:08

Se puder postar o código, melhor. Se for extenso, poste em http://pastebin.com

Se for um programa que se baseia em interrupções - subentenda-se, onde o seu loop principal é tão somente um "while(1);" - as causas mais comuns, além das ja citadas pelo RobL, que tenho visto para esse tipo de travamento são:

- Uma interrupção de timer que se suicida. Basta um pipe ("|") faltando numa linha de atribuição para que, ao se setar um bit de um TIMSK da vida, acabe zerando os outros.

- Flag I sendo zerada para alguma operação que não pode ser interrompida, e não voltando a ser setada

- Em programas orientados a interrupção, falta de uma linha final ("while(1);" ou similar). O GCC adiciona automaticamente um loop final, mas não sei se os outros compiladores de C fazem o mesmo.

- Por fim, um loop while testando uma condição eternamente verdadeira ou falsa, tipo: while(ADCSRA & _BV(ADSC)); sem ter setado o ADEN
zazulak
Nibble

Mensagempor Fandango » 05 Nov 2010 08:10

Os colegas disseram tudo. Se não for algo do estilo, o problema certamente é paranormal (um encosto ou algo assim... hehehe).
Procure também por ";" ou "}" (faltante ou excedente), apesar de que um bom compilador deveria avisar, mas sem o código fica difícil saber.
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor enigmabox » 05 Nov 2010 09:30

Durante o funcionamento de 5 min, tudo funcionou perfeitamente, ou foi habilitado alguma subrotina depois dos 5 min que travou tudo?
Tive um caso similar quando eu tinha uma placa de prototipo cheia de fios, depois de alguns tempo travava o Atmega16 apos funcionamento normal, só voltava a funcionar via Reset. O codigo já tinha revisado e nao encontrava problemas, e tinha incluido varias rotinas de debug para ver onde parava a MCU.
Foi resolvido o problema quando fiz uma fonte melhor com regulador linear, por segurança, antes usava uma fonte chaveada de 5V, mesmo vendo no osciloscopio, nao via quanquer tipo de interferencia na linha de 5V, e eliminado o monte de fios da placa prototipo.
Analisando as rotinas de Debug, via que a MCU entrava em pane quando acionava com frequencia o porto I2C ou serial, isso irradiava interferencias no MCU.
Parecia problema paranormal, como o Fandango disse... :)
E outra coisa, a quantidade de capacitores ceramicos e eletroliticos nas duas placas era a mesma, não era isso a causa do problema.

Analise o codigo gerado e a disposição dos componentes na PCI.

:D
enigmabox

Mensagempor Kim Robert » 07 Nov 2010 05:35

Pois é estou muito satisfeito com as observações de VCS, respondendo a vossas perguntas, eu ja desliguei varias rotinas mas o problema continua, cheguei até a mudar o tipo do estouro do timer ou coisas assim, e nao adiantou nada, mas o meu timer está com recarga altomatica, sem a necessidade de recarregar um valor, ele estoura em 255, gera interrupção e reinicia a contagem, en todo caso ai está o codigo para que voces possam verificar. O CODIGO É EM ASM.

acessem aqui: http://pastebin.com/Ax2GAmn9
Kim Robert
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Nov 2010 10:58

Se um programa é fácil de ler, ele é provavelmente um bom programa;
se ele é difícil de ler, provavelmente ele não é bom.
(Kermighan & Plauger)

Quando um programador é bom, ele é muito muito bom,
mas, quando ele é ruim, ele é horrível
(Edward Yourdon)

Questão de Lógica, de ter um raciocinio lógico.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor RobL » 07 Nov 2010 11:47

Assembly, muda de figura.

Na sua rotina de serviço int Time0 não salva o status, no entanto ele é modificado. Pode estar aqui o erro. Coloca isso aí e teste.
Código: Selecionar todos
push R0 ;  //salva r0
push R1 ;
in R0, SREG  ;  //coloca SREG em R0
push R0 ;  //salva R0 na pilha

Rotina Time0

pop R0 ;  // pega de volta o status register
out  SREG, R0 ; volta com status antes da int
pop R1 ; //recoloca os registros r0 e r1
pop R0 ; // salvar R1 eh classico devido a Mult usa-lo
Reti ;

Procure ver se o registro de Status foi salvo em todas suas interrupções e outras chamadas às rotinas.
Nas suas rotinas de interrupção, há outros registros que devem ser salvos.
Há casos, na qual essa rotina vai acontecer, de forma não determinística, neste caso temos que salvar o status e todos os 32 registros, caso os 32 estejam sendo utilizados.
Por exemplo, ví no seu programa, uma rotina de divisão com vários push, mas não ví no topo dela o registro de status salvo. Pode ser que neste caso não fosse reutilizá-lo. Não estou com tempo para checar seu programa.

O grande problema com asm é esquecer de salvar na pilha um registro que vai ser modificado.
Sugiro verificar primeiro as interrupções, salvar registros e verificar se em todas você está retornando com RETI e nao RET.
RobL
Dword

Voltar para AVR