ajuda

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor mamp » 21 Dez 2010 17:21

Escrevi para o autor do projeto que gentilmente me enviou uma explicação do funcionamento do circuito:

O PIC gera um pulso no seu pino GP2 de 600Hz. Este pulso aciona o transistor Q1 que deixa passar uma corrente do +5V para o GND pelo LED2, e pelo resistor R5 que apenas limita a corrente para não queimar este LED. Com isto, o LED2 pisca nesta freqüência. Não espere ver piscando por dois motivos: 1) 600Hz não pode ser percebido pelo olho humano; 2) Os LEDs são Infra-vermelhos (também não perceptíveis ao olho). O Foto receptor T2 recebe este sinal Infra-vermelho pulsante e converte para tensão pulsante que é enviada ao pino 7 (GP0). O resistor R4 é chamado de resistor de polarização que faz T2 trabalhar corretamente. O PIC avalia o nível de tensão pulsante e determina se é o suficiente para acender o LED conectado ao pino 3. Se o sinal recebido no pino 7 for muito baixo, ele assume que não está sendo refletido nada. Porém, se o nível do sinal é forte, indica que a luz do LED foi refletida por um objeto e chegou ao T2, acionando o LED do pinho 3.
mamp
Bit

Mensagempor mamp » 22 Dez 2010 16:11

Criei um diagrama só com os componentes do sensor 1.
Achei que ficou bem mais simples de entender o circuito.
http://www.servidorbigua.comli.com/adic ... _grama.jpg
Editado pela última vez por mamp em 24 Dez 2010 11:59, em um total de 3 vezes.
mamp
Bit

Mensagempor mamp » 24 Dez 2010 11:41

Bom. Já que tenho quase certeza que não dá pra testar sinais pulsados com o meu multimetro
foto do meu multimetro:
http://servidorbigua.comli.com/adicion/ ... imetro.jpg

E já que há a necessidade de saber se o problema é no firmware ou no circuito. Pensei num jeito de testar o firmware:
Seria trocar o led emissor de luz não visível (dependente da amplificação do transistor) por um led emissor de luz visível e ver se o mesmo esta aceso.
Teria um problema de o led piscar tão rápido que não daria pra ver. Porem segundo o grafico no link abaixo mostra o tempo que o led deve ficar aceso:
http://servidorbigua.comli.com/adicion/ ... ste%20.jpg
Ou seja em um segundo, ele fica 1/2 segundo aceso. Esse 1/2 segundo, claro, dividido em 600 partes. Uma lampada domestica fica tambem meio segundo acesa, porém esse meio segundo fracionado em 60 vezes. Ou seja no caso do led o fracionamento é 10 vezes maior, nao parece ser um grande impecilho para a visualizacao.

Durante todo o funcionamento do firmware, o led infravermelho devera estar pulsando, nao importa se o funcionamento é por reflexao ou por interrupcao do feixe, acredito que existem outras maneiras de testar o firmware porem ate agora so consegui pensar nesta.

O circuito do link acima esta correto pro firmawe fazer o led piscar? To na duvida ja que eu troquei o led e tirei fora o transistor.
mamp
Bit

Mensagempor jorgeluiz » 25 Dez 2010 19:59

simula o circuito no PicSimulatorIde, ou no Proteus.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor aos » 26 Dez 2010 15:16

voce está usando interrupçao de feixe ou reflexao ?
voce sabe em que modo o .hex que gravou está setado ?

lá no site do projeto tem a descricao de como setar. está dentro do arquivo Sensor_de_proximidade_infravermelho2.doc

pode ser que o seu circuito esteja trabalhando "invertido"

TIPO=1 define que o módulo deverá trabalhar por interrupção de feixe
TIPO=0 define que o módulo trabalhará por reflexão

espero ter ajudado de alguma forma.......
aos
Bit

Mensagempor mamp » 03 Jan 2011 13:37

voce está usando interrupçao de feixe ou reflexao ?
voce sabe em que modo o .hex que gravou está setado ?

Já usei os dois. Quanto ao funcionamento dos componentes, o que deve mudar do modo de reflexao para o de reflexao é o comportamento do fototransistor, já o comportamento do led emissor infravermelho deve ficar igual tanto num modo quanto no outro.
Por isso vejo que o teste do circuito, inicialmente deve ser feito no led emissor infravermelho (já que ele deveria funcionar tanto num modo quanto noutro) e assim não seria necessário nos preocuparmos com tal configuração. Abraços.
mamp
Bit

Mensagempor mamp » 03 Jan 2011 14:45

Estou na dúvida se a ligação do circuito conectado ao GP2, teria que ser no positivo (como está no grafico do link abaixo) ou no negativo.
http://servidorbigua.comli.com/adicion/ ... ste%20.jpg

Circuito original:
http://www.servidorbigua.comli.com/adic ... _grama.jpg
mamp
Bit

Mensagempor aos » 03 Jan 2011 18:38

olá, voce setou os bits de configuraçao como manda o Leia-me.rtf ??

oscilador interno
master clear
watchdog timer
power up timer etc.....

caso contrário o seu firmware pode não estar "rodando"

Grande abraço !!!
aos
Bit

Mensagempor mamp » 14 Jan 2011 08:31

Olá beleza?
Pois bem...
No IC-Prog temos as opções (nesta ordem):
-WDT
-PWRT
-MCLR
-BODEN
-CP
-CPD

Eu estou usando o arquivo que o .hex que o autor disponibilizou, acredito que é um .hex que ele testou e funcionou né?
porém o .hex que ele disponibilizou nao vem setado como ele manda no leia-me.
Mas acredito que alguns valores nao vao interferir muito enquanto outros sim (CP e CPD nao vao interferir em nada, PWRT e BODEN talvez interfiram mas não necessariamente).
Estou na duvida quanto ao MCLR no icprog, se marcado ele faz com que o pic use o oscilador externo né? No leiame pede pra marcar o oscilador como interno (ja que o circuito nao tem oscilador externo algum), e eu to na duvida se eu marco ou nao esta opcao MCRL no icprog. Devo deixa-la desmarcada né?

Alguem tem o serial do proteus? ha.. ha..ha. que coisa hein. (pra quem nao sabe do que to falando: não quero serial algum, é brincadeira)
mamp
Bit

Mensagempor aos » 21 Fev 2011 02:03

e aí rapaz já funcionou ?? se não....

MCLR significa master clear reset, é pra resetar externamente então esta opcao deve estar desmarcada uma vez que no seu circuito o pino está "flutuando"

WDT tambem deve estar desmarcado

BODEN desativado

seu firmware pode estar resetando por um desses 3 resets acima

já seleção do oscilador interno no IC prog está um pouco mais acima

Grande abraço !

Desculpe a grande demora, não vi o teu ultimo post
aos
Bit

Anterior

Voltar para PIC