Moderadores: 51, Renie, gpenga
xultz escreveu:O circuito eu segui o que diz o datasheet, para dimensionar os diodos e os indutores, não tem muito segredo não.
Agora, se a corrente é mais ou menos constante, fazer a fonte capacitiva pode ser uma opção barata. A sequência de cálculo do front end é relativamente simples. A idéia é colocar um capacitor em série com um resistor. Em cima desse resistor vai ter a tua tensão de saída (na verdade um pouco mais). Esse resistor pode ser um misto de um resistor de verdade e a carga do teu circuito. Por exemplo, se teu circuito precisa de 5V, vamos fazer a fonte gerar 9V mais ou menos. A 300mA, teu circuito se comporta como um resistor de 30 ohms.
Se você pensar que a impedância do capacitor Xc é 1/(2*pi*60*C), que a impedância total do circuito é sqrt(Xc^2 + R^2), e sabendo que pela tua fonte deve passar 300mA, fica simples calcular a impedância do circuito, que será 127 / 300mA (considerando que tua fonte será ligada em 127V). Sabendo o valor da resistência equivalente do circuito, fica simples isolar o Xc, o C e chegar o valor do capacitor. Se o capacitor ficar num valor muito ruim (por exemplo muito alto, que não existe no mercado ou que ele fique muito grande) pode inserir uma resistência em série e reisolar o C até chegar num valor bacana. Depois, sabendo da corrente em cima desse resistor, calcular a potência que ele vai dissipar, e ver se não a fonte não virou uma torradeira, e fica nesse vai e vem até chegar num equilíbrio balanceando tamanho, dissipação, custo, etc.
Me fiz entender?
A pergunta é: o capacitor que você encontrou é comercial?
Se for calculado sem os vetores, como se reatância e resistência estivessem em fase, o erro cometido seria mínimo, em termos práticos.
O que deve-se tomar cuidado, é que se a corrente de carga diminuir
talvez ocupe ateh mais espaço que um trafinho de 7Vac x 300mA
“Eu acho que não vale a pena economizar uma raiz quadrada neste caso, as tensões nos dois elementos estão defasados e o cálculo é simples. Eu acho que sempre vale a pena calcular direito, e não correr o risco".
"Em um triângulo retângulo desses, a hipotenusa vai ter quase que o mesmo valor da reatância capacitiva. Se for calculado sem os vetores, como se reatância e resistência estivessem em fase, o erro cometido seria mínimo, em termos práticos."
“A primeira pergunta que eu fiz é se a corrente de consumo varia, e ele disse que ela é constante. Obviamente, isto não tira a tua razão.”
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante