Bora montar um?

Hardware e Software

Moderador: 51

Mensagempor mastk » 25 Jan 2011 20:37

Interresante enigma, vou dar um rola esse sabado para ver se encotro o TMS99x8 e DRAMs, mas ja estou fazendo uma plaquinha de video customizada, com dois CPLDs talvez possa sintetiza-la para ficar compativel com algum dos modos do TMS.

Imagem

Imagem

Pow brasilma, quem nao tem cao, caca de gato :)

Teclado esta limpo, se vc ver o chao :lol:
mastk
Dword

Mensagempor brasilma » 26 Jan 2011 07:01

He, he, tenho uma teoria sobre projetos eletrônicos: das centenas que pensamos durante nossa vida, teremos sorte se conseguirmos concluir adequadamente 10%.

Muitas vezes - infelizmente - é importante pensar no $$$.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor enigmabox » 26 Jan 2011 07:11

Mastk,

Se conseguir achar as antigas DRAMs, mê dá um toque, pois o par que tenho deve estar com problemas.
Sobre o TMS9918/28, tenho tudo, desde o projeto inicial(rascunhos) do desenvolvedor até o datasheet. Com a informação que tenho sobre este CI, dá pra sintetizar facilmente.

Brasilma

Tem razão....
Se pensar muito não faz nada, sempre tem alguma ideia pra melhorar o projeto. O negocio é começar e montar, ver as dificuldades e ir realizando o projeto.
O problema é finalizar....
Mas sem "din din" também não dá......
:wink:
enigmabox

Mensagempor mastk » 26 Jan 2011 09:31

Ta certo brasilma, mas mesmo assim nao deixar de ser prazeroso o processo:

Imagem

Como eu nao gasto dinheiro com carro, cirgarros, bebida, nao vou para balada nem nada pouco e/ou contra produtivo do genero, acho um bom investimento.

Ate da para sintetizar, mas nao todos os modos, pelo menos creio que nao cabe nos CPLDs.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 26 Jan 2011 09:52

Mastk,

O TMS9918/28, tem suas limitações, tanto que depois criaram as versões da Yamaha V9938, V9948 e V9958. Com mais memoria e recursos para o padrao MSX2.
Pode partir como base no TMS9918 mas se modificar muito vai ficar incompativel com o padrao MSX.
O que dá pra fazer é eliminar quando sintetizar, as memorias Dram e usar Sram no lugar. Além de modificar o clk de video que usa um cristal 10,74Mhz ruim de achar, na época usei um 10,7Mhz de FI de FM. No lugar deste cristal, usar um oscilador multiplo da freq. do croma (3,58Mhz) e dividir a frequencia.
Outra deficiencia do TMS9918 é que a CPU Z80 não consegui acessar diretamente a DRAM, isto é, você tinha que mandar os dados e tabelas para o TMS9918 e carregava na Dram.
Se nao me engano o TMS9928 foi baseado também no MC6845, padrão IBM XT, este já tem tudo pronto na net, parece que dá pra colocar em um CPLD 9572 da Xilinx. Mas ai já seria outro caminho e nao ficaria compativel.

enigmabox

Mensagempor vtrx » 26 Jan 2011 10:37

He, he, tenho uma teoria sobre projetos eletrônicos: das centenas que pensamos durante nossa vida, teremos sorte se conseguirmos concluir adequadamente 10%.

Tem uma tambem que diz;
"...das centenas de teorias que pensamos durante nossas vidas,teremos sorte se tiverem sentido em pelo menos 1% delas ..."
vtrx
Dword

Mensagempor brasilma » 26 Jan 2011 11:41

Pô Mastk você não pertence ao Reino Animal, mas sim ao Vegetal!!! rsrsrs

Depois fica colocando aquelas imagens de gostosas só para nos enganar.

Tempos atrás andei colocando minha insatisfação com a vida, e o Pro falou que era crise de meia idade, crise da meia idade o "escambal", vou viver de forma muito boa 120 anos então estou no 1/3 ainda, rsrsrs

Não estou é contente é com as pessoas, parece que estão todos mortos, ninguém mais curte, ninguem mais zoa, parecem zumbis!!!
brasilma
Dword

Mensagempor mastk » 26 Jan 2011 12:06

Eu vegetal? Só acho contra produtivo sair para comer alguem e voltar chupando o dedo. Depende do que vc acha que é curtir, enquanto estou no motel, fazendo o que tem que ser feito, muita gente estar no bar, tentando fazer o que tem que ser feito, logo...

Minha opiniao eh contraria a sua, hoje tem muita gente vivendo soh pensado em zuar.

Ha sim enigma, pretendo usar video VGA e nao composto, logo nao precisso amarrar o Z80 ao video, porem isso afeta as antigas tecnicas de movimento de sprite.
mastk
Dword

Mensagempor brasilma » 26 Jan 2011 12:46

Ué Mastk, essa não entendi, onde e como começam seus programas???

Foi vc que comentou, mas diria não só em barzinhos, mas também nas baladas e lugares onde pessoas vão para conhecer e encontrar pessoas.
Editado pela última vez por brasilma em 26 Jan 2011 13:15, em um total de 1 vez.
brasilma
Dword

Mensagempor enigmabox » 26 Jan 2011 13:08

Mastk,

O TMS9918 além de gerar CGA gera tambem sinal de videocomposto, que pode ser ligado a qualquer TV ou monitor com entrada RCA.
O TMS9928 somente CGA, tem o sinal Y que é videocomposto PB e dois canais de croma.
Se for partir para VGA, tem que sintetizar o TMS no CPLD e mudar a RAM e clocks.

enigmabox

Mensagempor mastk » 26 Jan 2011 13:28

Meus pogramas partem dos objetivos rs.

Sou mais de propor, encotros de conhecidos de conhecidos onde todos tem o objetivo comum, convesa diversao, sexo e relacionamento, assim por diante.

Engima, converter CGA para TV eh facil sim.

Mas veja, o TMS99x8, nao suporta movimento de sprites, logo isso tem que ser feito pela CPU, por isso o clock de 3,58Mhz, deixando o Z80 sincronizado ao sinal de video, usando o sinal de sincronismo horizontal e/ou vertical se faz na mao o movimento, uma vez que no meu sistema o Z80 esta desincronizado ao video, ja tenho um ponto de incompatibilidade para muito dos jogo.

Outra questao que me deixa ainda mais voltado a nao manter a compatibilidade eh o fato que a pantente do padrao ainda esta ativa e de muitos jogos e softwares, nao prentendo fazer pirataria...
mastk
Dword

Mensagempor brasilma » 26 Jan 2011 13:40

Mas como estes conhecidos ficam conhecidos, são todas pessoas da mesma família???

Ah sei lá, qdo começa assim é porque não pega ninguém mesmo, deixa quieto, vai montar plaquinha padrão, não sai mais comigo, rsrsrs

Seu alienado!!!
brasilma
Dword

Mensagempor marcelo campos » 26 Jan 2011 14:03

Opa
Ainda está de pé minha proposta: se alguém fizer o desenho da placa vejo com nosso fornecedor de placas para fazer umas 2 sem custo... e aí ficaria de protótipo e o arquivo poderia ser liberado assim quem for querer montar já teria o arquivo. Se não tiver revisões até o fotolito já estaria pronto

Somente não sei ao certo sobre as licenças do MSX como mencionado anterior, será que está livre ?
marcelo campos
Word

Mensagempor enigmabox » 26 Jan 2011 16:12

Mastk,

Se for fazer somente para aprender, acho que não tem problema. Terá problema com licenças se for vender placas com o hardware do sistema MSX, isto é, uso comercial.
Já que não quer deixar amarrado ao clk de 3,58Mhz, porque tu não coloca uma Z80 de 10Mhz no circuito? Um tempo atras comprei algumas na Farnell. Ainda a Zilog fabrica o Z80, mas com frequencias mais altas.
Ou também ao inves da CPU Z80, tu pode usar algum microcontrolador com nucleo Z80, mais atual.

enigmabox

Mensagempor Red Neck Guy » 26 Jan 2011 18:06

Tu está fazendo as ligações com fio 0,5mm²
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para MSX