Controle de iluminação

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Controle de iluminação

Mensagempor lafourcade » 25 Jan 2011 14:20

Eu estou fazendo, para usar em casa, um projetinho com um V1 JM64 onde eu pretendo ler um foto sensor e um sensor de movimento para saber se eu preciso ligar ou posso desligar a luz de algum comodo da casa. Para Evitar as constantes luzes acesas para os espíritos que residem em casa. Hehehe. Vou controlar a intensidade da lampada com um dimmer. Minha dificuldade é encontrar sensores de movimento que façam oque eu preciso: Eu gostaria que o sensor fosse ligado diretamente a rede 220V (normal) e que me enviasse sinais (que podem ser 220V ou qualquer outra tensão ac ou dc) ou que batesse um rele enquanto houver movimento e que (ai que tá) cortasse o sinal, desligasse o relé, imediatamente quando o movimento parar. Desta forma eu posso conectar o sensor a minha placa, ligar todas em rede, e poder acompanhar o deslocamento de alguém pela casa. Tipo: a pessoa estava na sala, saiu da sala e foi para o corredor, eu vou saber porque havia movimento na sala e parou ao mesmo tempo que começou no coredor, e assim vai. Só que ai eu tenho que ter um controle maior do sensor de movimento. Ou mesmo, fazer um. O que voces me sugerem?

Obrigado a todos.
lafourcade
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 25 Jan 2011 16:03

enquanto houver movimento e que (ai que tá) cortasse o sinal, desligasse o relé, imediatamente quando o movimento parar.

digamos, que você está no ambiente ... lendo um livro, uma revista, estudando, assistindo um programa de tv .. ou seja ... pouquíssimo movimento, a luz não vai apagar sem necessidade?
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor EvandrPic » 25 Jan 2011 21:06

_blackmore_ escreveu:enquanto houver movimento e que (ai que tá) cortasse o sinal, desligasse o relé, imediatamente quando o movimento parar.

digamos, que você está no ambiente ... lendo um livro, uma revista, estudando, assistindo um programa de tv .. ou seja ... pouquíssimo movimento, a luz não vai apagar sem necessidade?

Isso ocorre.. vou usar um exemplo esdrúxulo..
Na garagem dos moteis costumam ter esses sensores de movimento e as vezes, até por um certo capricho, já me utilizei do capô do carro dentro da garagem para fazer o que tinha que ser feito... e a p@$$@ da luz ficava apagando... e pra acender tinha que ficar movimentando os braços, já que os outros movimentos envolvidos no "processo principal" não eram detectados pelo sensor...

Falando mais tecnicamente, acho que precisa de outro meio ou combinar diversos meios de detecção.
Feixes paralelos de infra-vermelho nas portas podem ajudar. Dessa forma você sabe quantas pessoas entraram e quantas saíram do ambiente. Ex: se cortar primeiro o feixe A e depois o B é porque entrou (incrementa o contador). Se cortar primeiro o feixe B e depois o A é porque saiu (decrementa o contador). Deve-se ajustar o ponto onde os feixes serão cortados por todos os moradores, independente da altura dos mesmos. Pouco abaixo da cintura do morador mais baixo.
Pode ainda colocar um sensor de luminosidade pra saber se há necessidade de acender a luz pois se for durante o dia, a luminosidade que entra pela janela pode ser o suficiente para atender a necessidade de claridade do ambiente (algo que você ajustará de acordo com o nível desejado).
EvandrPic
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 25 Jan 2011 21:13

EvandrPic

sim .. eu sei q ocorre ... a minha pergunta foi no sentido de fazer com que o camarada que vai projetar o circuito/software pensar nesta variável sem precisar de exemplos esdrúxulos ... :)
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor EvandrPic » 25 Jan 2011 23:19

_blackmore_ escreveu:EvandrPic

sim .. eu sei q ocorre ... a minha pergunta foi no sentido de fazer com que o camarada que vai projetar o circuito/software pensar nesta variável sem precisar de exemplos esdrúxulos ... :)

Black, dificil projetar algo que resolva esse problema...
Se o sensor é de movimento e não há movimento ele desliga.. simples...
Inclusive o que eu disse está de acordo com o que voce disse.. só que com um exemplo comprovadamente chato na prática... :lol:
O que tentei foi mostrar uma alternativa pro automatismo que o lafourcade deseja...
EvandrPic
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 26 Jan 2011 00:27

pois eh ... sou meio burrinho e teimoso 8) mas eu prefiro pensar nos possíveis problemas que possam ocorrer, acho mais interessante desta forma do que logo de cara falar sobre esta ou aquela opção.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor lafourcade » 01 Fev 2011 06:58

digamos, que você está no ambiente ... lendo um livro, uma revista, estudando, assistindo um programa de tv .. ou seja ... pouquíssimo movimento, a luz não vai apagar sem necessidade?[/quote]

A minha idéia é colocar um sensor em cada ambiente e verificar o deslocamento de alguém. Pode ser uma idéia idiota, mas é o mais simples que me ocorreu. Tipo... a pessoa está na sala e vai para o corredor. Ai eu identifico: existe uma pessoa na sala, ela estava na sala e não esta mais, agora esta no corredor... todos os sensores são ligados em rede então eu tenho como integrar tudo. Tem movimento no corredor, e não tem mais na sala: a pessoa esta no corredor. Derrepente eu verifico movimento no quarto, ai verifico o corredor: não recebo mais nenhum sinal. Então a pessoa agora esta no quarto. Eu só vou desligar a luz do quarto se eu detectar movimento no quarto seguido de um movimento no corredor e depois disso cessar o movimento no quarto. Vou fazer um teste para ver se da certo. mas para isso teria que eliminar aquele tempo de retardo do sensor.
lafourcade
Byte

Mensagempor chipselect » 01 Fev 2011 08:46

dessa forma ai é mais fácil botar sensor de passagem nas portas e literalmente tentar contar quantas pessoas entraram/saíram de um determinado cômodo.

esse estava sendo um dos tópicos de um trabalho de faculdade que eu deveria ter feito, mas como sempre, deixei pra última hora...
chipselect
Word

Mensagempor lafourcade » 01 Fev 2011 10:53

O problema de colocar sensores nas portas é a instalação. Imagine fazer furos e puxar fios em todas as portas da residencia. O a mão de obra que daria... fora o acabamento, encheria a casa de fios. Mas até seria uma opção viável se fosse garantida, mas ainda assim, teria o fato de duas pessoas passarem juntas na porta... isso seria um problema. Acho que se der certo a minha idéia vai ser mais prática. na instalação. É mais firmware... isso eu sei, mas isso pra mim não é problema. Será que vale a pena eu fazer uma placa com um mcu lendo um sensor de movimento ao invés de usar esses sensores comerciais?
lafourcade
Byte

Mensagempor lafourcade » 01 Fev 2011 10:54

O problema de colocar sensores nas portas é a instalação. Imagine fazer furos e puxar fios em todas as portas da residencia. O a mão de obra que daria... fora o acabamento, encheria a casa de fios. Mas até seria uma opção viável se fosse garantida, mas ainda assim, teria o fato de duas pessoas passarem juntas na porta... isso seria um problema. Acho que se der certo a minha idéia vai ser mais prática. na instalação. É mais firmware... isso eu sei, mas isso pra mim não é problema. Será que vale a pena eu fazer uma placa com um mcu lendo um sensor de movimento ao invés de usar esses sensores comerciais?
lafourcade
Byte

Mensagempor lafourcade » 01 Fev 2011 10:55

lafourcade
Byte

Mensagempor chrdcv » 01 Fev 2011 11:05

Solução para evitar mão de obra com furadeira, argamassa, tinta e pincel: ZigBee. Há uma variedade de terceiros vendendo módulos prontos, o próprio stack é disponiblizado por algumas empresas...
chrdcv
Dword

Mensagempor lafourcade » 01 Fev 2011 12:33

chrdcv escreveu:Solução para evitar mão de obra com furadeira, argamassa, tinta e pincel: ZigBee. Há uma variedade de terceiros vendendo módulos prontos, o próprio stack é disponiblizado por algumas empresas...

blz, chrdcv? Eu não entendi! Eu conheço zigbee! e tb nordic! Estes modulos são para transmissão de dados ou especificamente para esta aplicação. A sua idéia é colocar os sensores opticos de passagem nas portas e transmitir isso via wireless ou existe algum modulo para detecção de presença?
lafourcade
Byte

Mensagempor chrdcv » 01 Fev 2011 13:04

A idéia é que conecte teu transdutor nos pinos do uC, processe o sinal e após a inserção do mesmo no protocolo de comunicação pré-estabelecido, tua rede está pronta a operar... mais interessante seria que dependendo da topologia de rede adotada (certamente a mesh seria mais interessante), um dos roteadores possuíssem um módulo ethernet, assim seria possível a disponibilização dos dados para verificação e análise (dê uma olhada em: http://www.pachube.com/).

A freescale possui bons tranceivers e tb. microcontroladores já com transceivers incorporados, o que facilita o projeto minimizando custos, tamanho e consumo:
http://www.freescale.com/webapp/sps/site/overview.jsp?code=IFWC8021514&fsrch=1&sr=6

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 01 Fev 2011 15:13

Metendo a colher ...
ZigBee eu acho que pode até ser utilizado ... maaass sai muito caro ... uma solução bem mais barata são aqueles transmissores e receptores em 433MHz por exemplo ... com uma linha simples de transmissão vc resolve seu problema.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Próximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))