Ajuda com fonte chaveada

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Ajuda com fonte chaveada

Mensagempor luisf.rossi » 03 Fev 2011 17:34

Boa noite,

Estou precisando colocar um conversor DC/DC do tio SEPIC em uma placa. A entrada deve ser de 9 a 27V e uma saida de 14V. O projeto do conversor em si é meio complicado mas da para fazer. O meu problema está em achar um CI com disponibilidade dentro do Brasil. Eu não posso importar neste caso e seria para produção então farnell esta fora de cogitação. Algum sabe de algum CI que possa ser utilizado para o projeto de um conversor deste tipo que possa ser encontrado facilmente aqui no Brasil? Eu fiz um projeto inicial co um LM3488 mas eu não acho ele por aqui. Acreditos que muitos dos conversores do tipo Boost possam ser utilizados, mas nem todos serão simples. Resumindo, o que eu estou procurando é alguma referencia para algum CI que seja facil de ser encontrado no Brasil, e não a teoria sobre a fonte em si.

Obrigado.
luisf.rossi
Byte

Mensagempor chipselect » 03 Fev 2011 18:38

Não sei qual a corrente de saída que você precisa, mas olha o velho (bem velho mesmo) MC33063 que pode ser configurado para step up/down... obviamente a eficiência não é tão boa como só step up ou só step down, mas dá pra fazer... o bom é que eu encontro ele aqui no fim de mundo onde moro...

olha o AN920D (acho que da ONSEMI), lá tem exemplos de projetos com ele, de tudo que é jeito e bem no passo a passo, pra até lesado fazer.

[editado]
o link pro app note:
http://www.onsemi.com/pub_link/Collateral/AN920-D.PDF
chipselect
Word

Mensagempor luisf.rossi » 03 Fev 2011 19:57

Hmm .. muito boa referencia. A corrente é no maximo 1A. Vou dar uma olhada no AN e volto se eu tiver algum problema.

De qualquer modo ainda aceito outras sugestões.

Obrigado
luisf.rossi
Byte

Mensagempor zazulak » 04 Fev 2011 12:21

Buenas,

tem que ser SEPIC? Se for só pelo fato de a tensão de entrada poder ser maior ou menor que a de saída, pode-se fazer um buck-boost com duas chaves, e ainda assim será mais simples (e barato, pois usará apenas um elemento magnético). Neste caso, pode-se usar o MC34063.
zazulak
Nibble

Mensagempor luisf.rossi » 04 Fev 2011 12:43

Nao nao, nao tem que ser SEPIC. SEPIC foi uma soluçao que eu tinha achada e eu estava focando haha. A fonte tem que ser 9V-27V de entrada. 14.1V de saida.. 1A, regulação pode ser bem fulera por que vai ter linear depois, e tem que ter proteçao contra sobrecorrente ajustavel.

Eu realmente nao entendo muito da area de fontes. Como ja disse so implemento o basico do basico e sei a teoria haha.

Alguma referencia a mais?

Abs
luisf.rossi
Byte

Mensagempor chipselect » 05 Fev 2011 13:31

o MC33063/34063 você pode aumentar a corrente colocando transistores externos...

já fiz isso usando mosfet, funcionou, mas o AN920 mostra com bipolares.
chipselect
Word

Mensagempor luisf.rossi » 07 Fev 2011 15:08

EU estou fazendo os calculos com utilizando o AN920 mas um grande problema que eu estou enfrentando no projeto com este tipo de configuração é que a faixa de entrada é muito ampla, o que me leva ter uma corrente de pico maxima MUUITO grande proximo da corrente de operação que eu quero.... Isto inviabiliza e muito o projeto. Um exemplo seria para uma corrente de entrada de 0.5A e um Vin de 9 a 27V eu tenho um Ipk a 27V de 9.7A! Segundo os calculos .. isto é inviavel mesmo utilizando um transistor externo.... Eu to falando besteira?

Abs
luisf.rossi
Byte

Mensagempor chipselect » 08 Fev 2011 06:37

realmente esse tipo de circuito leva a ter uma corrente de pico alta, mas a corrente média se mantem em níveis adequados, e a eficiência fica na casa dos 60% a 70%... eu coloco capacitores na entrada para suportar essa corrente de pico, vários em paralelo pra baixar o esr deles.

entretanto, uma entrada de 9V a 0,5A não vai te dar uma saída de 14V com 1A, se você precisa de 14W na saída, vai precisar de pelo menos uns 23W de consumo na entrada, pois a eficiência de conversão desse circuito ai não vai chegar a 80~90%...
chipselect
Word

Mensagempor chipselect » 08 Fev 2011 06:51

ah, os circuitos utilizando conversão tipo SEPIC que eu vi também não vão te dar essa eficiência de conversão toda, a não ser que você use aqueles trafinhos feitos de cristal piezoelétrico, isso foge totalmente do meu conhecimento.

quem sabe se você modificar o circuito ai para não utilizar indutor, mas um trafinho com núcleo de ferrite... uma vez eu fiz isso, calculei o trafinho e tudo, só que pra comprar o dito cujo do trafo simplesmente foi um parto, quantidade mínima, preço lá em cima, atendimento ruim porque não tão interessado em apenas um lote...
chipselect
Word

Mensagempor luisf.rossi » 08 Fev 2011 10:54

A eficiencia e a regulação não são problemas MUUITO criticos. Eu estou repensando aqui e ter na saida algo como 14.1V e uns 400mA ja seria suficiente. O indutor utilizado sera sobre encomenda com lote de 100 unidades, isto não é um problema MUITO grande. O prço para indutancias altas sobe, mas acho que ate uns 330uH seja aceitavel.

Então, esta corrente de pico muito alta não queima o transistor interno do MC34063?

Que transistores você utilizaria para aumentar a corrente? Uma pergunta. Se eu chutar a indutancia la para o alto, a corrente de pico cai? Eu terei alguma limitação por fazer isto?

Obrigado pela ajuda.
luisf.rossi
Byte

Mensagempor polesapart » 08 Fev 2011 16:04

Se encarar usar algo da national, o simulador deles é bem bacana. Nesta corrente de saída de 1A, tem alguns CIs legais, com soft start embutido e o caramba. Dá uma olhada.
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor chipselect » 08 Fev 2011 18:34

pra essa corrente eu uso dois transistores externos...

"chutar" a indutância pra cima derruba a corrente de pico, mas também derruba a "capacidade" de converter energia... então tem um limite sim, se não for calcular, faz testes...
chipselect
Word

Mensagempor luisf.rossi » 08 Fev 2011 19:32

Como ficariam estes dois transistores?

Eu não gosto de pedir este tipo de coisa em forum, mas você teria um exemplo de como voce faria o conversor? Eu nao digo os valores dos componentes. Eu digo a disposição dos componentes.

Se for pedir demais (que eu imagino que seja) qualquer referenica é bem vinda.

Obrigado
luisf.rossi
Byte

Mensagempor chipselect » 10 Fev 2011 21:04

tem um exemplo de step up/down no AN920D, mas ele usa o transistor NPN interno do MC33063... bota um transistor externo NPN de potência formando um darlington com o interno....
chipselect
Word

Mensagempor luisf.rossi » 11 Fev 2011 05:50

Ok, muito obrigado, mas você comentou que usa 2 transistores externos. Você diz dois contando com o transistor da parcela do step-down correto?

Obrigado
luisf.rossi
Byte

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos