Aprender Linguagem C para Windows

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor vtrx » 13 Jan 2011 19:28

Programar dentro do ambiente de um sistema operacional e fazer uso dos serviços disponibilizados por ele compreende na utilização de uma interface para o programador, não importa se são chamadas de funções em linguagens de alto nível ou se são chamadas à interrupção de serviço do sistema operacional, tipo INT21h, INT80H.....

Não sei o seu conhecimento sobre ASM,mas quando uso uma rotina em ASM,eu acesso o HardWare diretamente sem passar pela API,uso as instruções do processador.
As instruções que citou (Int21,Int80 etc)são de 16 bits e são executadas pelo programa Debug.
As chamadas de funções em linguagem de alto nível estão subordinadas ao compilador mas se voce deseja acessar o Hardware ou executar calculos usando todas as intruções do processador,esse mesmo compilador terá a opção de compilar um código em ASM tambem.
pode-se usar uma component, por exemplo: SerialPort que substituiu o MSCOMM.

Quando voce usa o componente SerialPort,voce está usando a API do Windows.
Alguem usa RAD? Esse ambiente é confiavel? Qual a opinião?

Eu uso,o ambiente é confiável mas não é a ultima palavra(em relação a C++).
vtrx
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 13 Jan 2011 20:15

vtrx escreveu:
Programar dentro do ambiente de um sistema operacional e fazer uso dos serviços disponibilizados por ele compreende na utilização de uma interface para o programador, não importa se são chamadas de funções em linguagens de alto nível ou se são chamadas à interrupção de serviço do sistema operacional, tipo INT21h, INT80H.....

Não sei o seu conhecimento sobre ASM,mas quando uso uma rotina em ASM,eu acesso o HardWare diretamente sem passar pela API,uso as instruções do processador.
As instruções que citou (Int21,Int80 etc)são de 16 bits e são executadas pelo programa Debug.
As chamadas de funções em linguagem de alto nível estão subordinadas ao compilador mas se voce deseja acessar o Hardware ou executar calculos usando todas as intruções do processador,esse mesmo compilador terá a opção de compilar um código em ASM tambem.
pode-se usar uma component, por exemplo: SerialPort que substituiu o MSCOMM.

Quando voce usa o componente SerialPort,voce está usando a API do Windows.
Alguem usa RAD? Esse ambiente é confiavel? Qual a opinião?

Eu uso,o ambiente é confiável mas não é a ultima palavra(em relação a C++).

Cara uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Quando tu está dentro do sistema operacional, tipo windows ou un ix da vida, as aplicações rodam no modo protegido e o kernel no modo real. Dessa forma tu não consegue acessar os registradores para configurar o hardware do pc. No teu programa em ASM tu pode fazer muita coisa, mas, se for acessar um arquivo, por exemplo, terá que utilizar o sistema operacional já que no espaço onde tua aplicação está rodando tu não teria acesso pra implementar um controle direto ao disco.
E sim os sistemas operacionais utilizam a interrupção de software( mudando apenas o endereço) para fazer a interface com as aplicações....
Não sei o seu conhecimento sobre sistemas operacionais e ambiente de execução.... PIC é outra coisa....
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor vtrx » 13 Jan 2011 20:28

Geralmente não seu usa ASM no ambiente Windows para acessar arquivos e tals,mas sim para acessar Uma porta,um driver e por aí vai.
As interrupções que voce citou,geram erro de acesso dentro do windows e funcionam dentro do Debug.
Vou te dar um exemplo antigo de acesso a Hardware com ASM;

Veja que voce pode ler o conteudo de sua CMOS Ram diretamente.
http://www.4shared.com/file/eddWAEIF/cmos_128.html
Veja que a API do Windows não fornece acesso a toda CMOS Ram .
Esse sistema de leitura do Cmos,era usado para gerar um CRC do Pc para controle de pirataria em software.
Não sei o seu conhecimento sobre sistemas operacionais e ambiente de execução.... PIC é outra coisa....

Como sou programador profissional e projetista/técnico em eletrônica,alguma coisa eu sei.
PS:eu não quis ofender falando sobre seu conhecimento em ASm,apenas comentei.
vtrx
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 13 Jan 2011 22:07

vtrx escreveu:Geralmente não seu usa ASM no ambiente Windows para acessar arquivos e tals,mas sim para acessar Uma porta,um driver e por aí vai.
As interrupções que voce citou,geram erro de acesso dentro do windows e funcionam dentro do Debug.
Vou te dar um exemplo antigo de acesso a Hardware com ASM;

Veja que voce pode ler o conteudo de sua CMOS Ram diretamente.
http://www.4shared.com/file/eddWAEIF/cmos_128.html
Veja que a API do Windows não fornece acesso a toda CMOS Ram .
Esse sistema de leitura do Cmos,era usado para gerar um CRC do Pc para controle de pirataria em software.

Como sou programador profissional e projetista/técnico em eletrônica,alguma coisa eu sei.
PS:eu não quis ofender falando sobre seu conhecimento em ASm,apenas comentei.

Na INT21h, que era a int que atendia como chamadas de sistema do MS-DOS também era possivel acessar arquivos, assim como é possivel na chamada de sistema do windows, se não me engano é INT2E.
Quando tu usa uma função da API do windows tipo create_file, por exemplo, o código gerado é uma chada pra essa int com os parametros em seus devidos lugares....
Isso o cara vê nas disciplinas de sistemas operacionais do curso de ciência da computação.............
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor RAguiar » 17 Jan 2011 07:55

Olá pessoal!

...bom, dei uma pesquisada no Google (já tinha até visto isso antes mas não lembrava)...

...tipo assim, pretendo coletar dados e gerar relatórios, pois bem.

...no excel através de programação VB, dá para coletar os dados pela Serial e inserir em pranilhas...

...vou pesquisar a forma de programação disso...acredito que será mais facil do que C em Windows...até por que minha intenção e coletar e gerar gráficos...já que conheço bem o excel (exceto VB). não será difícil gerar tais gráficos o dificil mesmo será programar no Visual Basic para coletar os dados e inserir na pranilha.

Flw.
Obrigado pela atenção.
RAguiar
Byte

Mensagempor vtrx » 17 Jan 2011 08:19

Para planilhas,grandes banco de dados e afins,nada melhor que Delphi.
Voce terá suporte total.
vtrx
Dword

Mensagempor RAguiar » 17 Jan 2011 09:52

RAguiar
Byte

Mensagempor RAguiar » 06 Fev 2011 12:30

Olá pessoal, chegou aqui pra mim o livro "Programação em Visual Basic Express" vendido na CERNE, muito bom a explicação do livro, recomendo, depois de aprender o basico e comunicar o PIC com o PC vou comprar um livro para modulo avançado...
RAguiar
Byte

Mensagempor KrafT » 06 Fev 2011 12:57

Voto em C#.

Nada mais de instalar addons obscuros.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor vtrx » 06 Fev 2011 13:20

Voto em C#.

Invenção da Micro$oft for Windows.
vtrx
Dword

Mensagempor chipselect » 06 Fev 2011 14:40

vtrx escreveu:
Voto em C#.

Invenção da Micro$oft for Windows.

invenção até que legal pra desktop, mas ainda prefiro java pra programar servidores.
chipselect
Word

Anterior

Voltar para Visual C++/C/C++/C#