Pic substitui um simples interruptor ?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor vtrx » 06 Fev 2011 15:45

O Marcelo Sam ganha comissao da Freescale, hehehhe... :lol:

Em 1993 eu recebia literatura direto da Motorola(nações undidas)pois trabalhava lá perto e fui no departamento de divulgação e conhecí uma pessoa que me enviava muita literatura.
Na época e não trabalhava específicamente com microcontroladores e não tive suporte e muita grana para as ferramentas de desenvolvimento.
Estudei muito a linha 68HC e CPU32 com ajuda da Motorola,mas nada de hardware,então deisití da linha da Motorola,só voltei a interessar com microcontroladores bem mais tarde.
Não acho que a ´Motorola deu muito incentivo a sua linha lá no começo pois a Microchip quando apareceu,ja veio com tudo,se bem que nesta época o windows,PCs,internet não eram nada,voce buscava informações atravez de BBSs mas eu não era muito ligado a isso.
Meus livros sobre 68HC e vendí tudo nos sebos,só me sobrou um,de recordação,que é sobre a família 68300.
vtrx
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 06 Fev 2011 15:55

Bah, lá onde eu trabalhava antes eu andei mostrando pra um pessoal o esquema de um dispositivo bate-palmas que eu projetei mas acabei deixando de lado por conta da correria atual. Agora aparece gente vendendo algo parecido, muito suspeito.... :?
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Fev 2011 18:32

como eh que nao tinha hardware? )=

maquinas com 68k foram produzidas aos milhoes na decada de 80 e 90! tinha macintosh, amiga, atari, megadrive, palm pilot, cisco e varios outros hardwares com 68k ao alcance de uma curta viagem ao paraguay! (=

vtrx escreveu:
O Marcelo Sam ganha comissao da Freescale, hehehhe... :lol:

Em 1993 eu recebia literatura direto da Motorola(nações undidas)pois trabalhava lá perto e fui no departamento de divulgação e conhecí uma pessoa que me enviava muita literatura.
Na época e não trabalhava específicamente com microcontroladores e não tive suporte e muita grana para as ferramentas de desenvolvimento.
Estudei muito a linha 68HC e CPU32 com ajuda da Motorola,mas nada de hardware,então deisití da linha da Motorola,só voltei a interessar com microcontroladores bem mais tarde.
Não acho que a ´Motorola deu muito incentivo a sua linha lá no começo pois a Microchip quando apareceu,ja veio com tudo,se bem que nesta época o windows,PCs,internet não eram nada,voce buscava informações atravez de BBSs mas eu não era muito ligado a isso.
Meus livros sobre 68HC e vendí tudo nos sebos,só me sobrou um,de recordação,que é sobre a família 68300.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor vtrx » 06 Fev 2011 19:36

Eu não tinha o Hard e o Din din,esqueçe o Paraguay,voce só pensa no Paraguay.Assim vou pensar que voce foi formado no Paraguay...
vtrx
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Fev 2011 22:48

quanto odio no coracao! voce precisa conhecer jesus! (=

infelizmente, na epoca da reserva de mercado, nao havia forma desse tipo de equipamento entrar no pais legalmente, nao havia tecnologia para fabricar no pais e o pouco q era fabricado aqui nao passava de copia de produtos jah ultrapassados no exterior.

vtrx escreveu:Eu não tinha o Hard e o Din din,esqueçe o Paraguay,voce só pensa no Paraguay.Assim vou pensar que voce foi formado no Paraguay...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renalali » 07 Fev 2011 07:55

_blackmore_ escreveu:até então acredito que o pic não sirva para projetos profissionais devido a essa interferência.

pode postar o código? é o relato mais louco que já vi e a conclusão mais louca ainda.

Hehe a intenção foi obter respostas mesmo porém não sabia que ia ter tantas chacotas mas vamos lá vcs resolvendo meu problema eu já fico feliz, quanto a sua resposta em especifico acho que vc nao entendeu nada peço que leia minha pergunta novamente e caso nao entenda leia mais uma vez, não tem o porque eu passar o código pois o problema não está nele. Obrigado
renalali
Bit

Mensagempor renalali » 07 Fev 2011 08:00

KrafT escreveu:Desculpe dizer isso, mas a conclusão correta é: "Eu não sirvo para fazer um PIC ligar uma lampada".

Meu amigo vende um treco com PIC e fonte capacitiva:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... palmas-_JM

Por incrível que pareca, funciona.

Já que eu não sirvo para fazer um pic ligar uma lâmpada como vc afirma por favor me ajude a resolver o problema da interferência e também o porque o moc ativa o triac e depois demora uns 3 segundos para desarmar ou então continua ligado, nota estou usando como fonte 220v um inversor de 50hz ligado na bateria do carro, me ajude a fazer funcionar que ignoro seu julgamento. Obrigado
renalali
Bit

Mensagempor renalali » 07 Fev 2011 08:06

RAguiar escreveu:Aqui em casa eu montei um circuito com pulsador de campanhia e 5 lampadas, conforme a pessoa vai pulsando eu tenho 6 combinações diferentes de lampadas, 1-Acende tudo, 2-Acenda a do meio, 3-acende as do canto...no início funfo no photoboard, na pratica ficava travando quando outro interruptor era acionado...fiz um debounce e nunca mais deu problema...é interferência, basta pesquisar como eliminar a interferência, senão o PIC "acha" que o pulso é verdadeiro...

Obrigado por responder algo que realmente sirva para quem está tendo problemas, realmente em teoria o circuito é simples demais porém na prática não funciona como deveria, na parte de programação do pic está funcionando perfeitamente porém quando ligo a lampada ele desarma, reinicia, só sei que ele fica perdido e desliga a lampada ou liga a outra, e fiz um teste colocando o pic em uma bateria separadamente da bateria ligada ao inversor de 50hz e apenas no fato de ligar e delisgar a lampada o pic é alterado, e sem puderem me ajudar a resolver isso agradeço.
renalali
Bit

Mensagempor renalali » 07 Fev 2011 08:10

DEJANO escreveu:Ola Pessoal!!!
Se um Pic pode substiruir um interruptor??? Veja so isto. Feito na minha casa. Funcionando a 4 anos. Lampada incandescente.
Com interruptores tipo minuteiras ( campainha).
- Pode ser ligados quantos interruptores voce quizer para cada lampada.
Eliminando os caros e trabalhosos interruptores intermediarios
- A cada toque a lamada acende ou apaga de forma lenta. Como uma rampa crescente ou decrescente.
- Durante o periodo que a lampada estiver acendendo ou apagando, se voce tocar no interruptor ela para naquela luminosidade e assim permanesce.
- Se voce apertar o interruptor e nao soltar a lampada aumenta ou diminui o brilho de forma mais lenta deixando voce adequar a luminosidade de forma mais fina. serve como abajour.
- Tem memoria. Se acabar a energia a lampada volta no estado que ela estava quando apagou.
- Voce pode programar a lampada para sempre acender com brilho total ou no estado quando voce a desligou.
- Voce pode programar a lampada para acender a cada 20m minutos e ficar 5 ligados e entao apagar e novamente recomeça a contagem.
- Voce pode implementar um LDR para ler a luminosdade e acender a lampada assim que escurer. O grau de escuridao voce tambem programa.
- tudo sso é programado no proprio interruptor
- TUDO ISSO FOI FEITO COM UM PIC 12F629.
Tem algo semelhante no comercio. Nao é tao versatil assim mas chega quase la. Eu nao testei o do comercio.

DEJANO

Certo é quase isso que preciso até mais simples só quero ligar e desligar porém vc saberia me dizer como resolver o problema da interferência da lampada em relação ao pic ? ou ao menos me explicar o porque acontece isso ? como fonte para lampada estou utilizando um inversor 12volts para 220volts 50hz ligado em uma bateria de carro.
renalali
Bit

Re: Pic substitui um simples interruptor ?

Mensagempor andre_luis » 07 Fev 2011 08:13

renalali escreveu:...acredito que o pic não sirva para projetos profissionais devido a essa interferência...

O PIC, assim como outros uC usuais, tecnicamente possuem o mesmo grau de susceptibilidade á ruídos. Por acaso o PIC é usado em muitos sistemas de potencia. Eu mosmo já o utilizai no controle de um UPS. O problema pode estar no seu circuito. Ajudaria se tivesse mais detalhes do mesmo.

Também, uma análise dos sinais no osciloscópio poderia determinar se, mesmo estando certo o conceito, se algo poderia estar com mal contato.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renalali » 07 Fev 2011 09:08

andre_teprom escreveu:
renalali escreveu:...acredito que o pic não sirva para projetos profissionais devido a essa interferência...

O PIC, assim como outros uC usuais, tecnicamente possuem o mesmo grau de susceptibilidade á ruídos. Por acaso o PIC é usado em muitos sistemas de potencia. Eu mosmo já o utilizai no controle de um UPS. O problema pode estar no seu circuito. Ajudaria se tivesse mais detalhes do mesmo.

Também, uma análise dos sinais no osciloscópio poderia determinar se, mesmo estando certo o conceito, se algo poderia estar com mal contato.

+++

Mau contato não é porque eu montei numa placa e também ocorre o mesmo problema
renalali
Bit

Mensagempor DEJANO » 07 Fev 2011 12:13

Ola Renalali!!
Fica calmo . O pessoal aqui é assim mesmo. Daqui a pouco eles entram até na area de medicina.Tem até um projeto de uma lampada que acende quando se bate palmas. Ja pensou no meio da noite voce batendo palmas para acender lampadas. E se tiver varios circuitos. Um acende outro apaga. Vira o maior furdunço Mas vamos tentar resolver seu problema.
O Ideal é que voce postasse o esquema do pic com o moc e o triac. Da para ter uma ideia melhor do que pode estar acontecendo.
Quanod eu fiz esse projeto, eu tive muito problema de intgerferencias com as lampadas de reatores eletronicos . Me parece que voce esta usando isso. Essas lampadas criam uma RF na ordem de até 70KHZ que forma um inferno no circuito. Isto porque essa interferencia nao atenua quando voce atenua a tensao com um transformador. Ela passa e quando o trafo esta em zero a interferencia atua de modo a deixar o pic louco. Medindo com o osciloscopio aqui no laboratoria tinha casos de até 20 volts de interferencia, mas sem corrente.mas era o suficiente para atazanar tudo. No meu caso era pior porque eu nao estava trabalhando com ON OFF e sim tendo que verificar o cruzamento zero da senoide para servir de temporizador e referencia para o dimmer. Fiz alguns filtros do tipo LC para eliminar isso, mas acabava deixando o circuito grande para ser colocado dentro de uma caixinha de interruptor. Na maioria dos casos eu resolvi colocando um capacitor de 1UF nao polarizado, pode ser poliester em paralelo com a lampada ou com a rede. Na minha casa quando acontece de ficar meio maluco eu vou la e coloco o capacitor na tomada e resolve.
DEJANO
DEJANO
Bit

Mensagempor ze » 07 Fev 2011 12:28

talvez um snubber rc possa ajudar. google imagens isso

com relação ao pic sendo mau influenciado por sujeiras é algo que aconteceu entre este forum e eu e vice versa. rs . mas o tema é extenso. aqui mesmo neste forum já foi amplamente discutido (frase idiota). Mas uma dica de sw: após ler um sinal (de teclado p.ex.) com sucesso, torne-o saida antes de acionar algo. isto teoricamente fecha pelo menos uma porta pros ruídos. E muitas outras dicas como colque RC nas saídas (R em série, C pro gnd). Não deixe nada flutuando (ou TRIS=0, dica anterior, ou pullup externo. um cap pro gnd não é mal). Se reset exteno, use capacitor. E a dica principal: etc...etc...
sucessos
ze
Dword

Mensagempor mastk » 07 Fev 2011 13:30

En taru adun renalali.

Como vc esta usando inversor de frequencia, concerteza ele eh uma boa fonte de ruindo, se for um inversor vagabundo, que gera onda quadrada e sua carga for indultiva ou capacitiva o TRIAC vai ter dificuldade em abrir o circuito.
Na minha opniao, se quer apenas um liga e desliga, coloque um rele, e isole bem seu PIC.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Fev 2011 14:51

renalali escreveu:...Mau contato não é porque eu montei numa placa e também ocorre o mesmo problema...

Com isso, a conclusão mais próxima é de que o circuito usado esteja com problemas, ou até conectado na fase errada.

Sem mais informações ( circuito, ou forma de onda ), as tentativas de ajuda terão de ficar restritas ao campo das suposições.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para PIC