Bora montar um?

Hardware e Software

Moderador: 51

Mensagempor mastk » 27 Jan 2011 22:54

Todos temos uma vida social, por menor que seja, niguem cresce ou vive em uma caverna hoje em dia, brasilma, do jeito que vc fala, parece que eu sou um nerd, para velho, **** vagabundo que eu sou.

Vamos ver marcelo, vou levar sua proposta em consideracao, mas vamos maturar a parada primeiro, nao adianta fazer um prototipo incompativel, estaria apenas abusando de sua boa vontade em prol da minha diversao.

Bem Enigma, a placa de video ja esta incompativel, ja estou com a documentacao em maos do TMS99x8, vou ler e pensar sobre sua implementacao, mas a precariedade com sprites, mas deixa ainda mais propricio a deixar de lado a compatibilidade.

Aquina, nao me lembro da bitola, mas acho que AWG 22 ou 26 coisa assim.

Imagem

Imagem

16 cores, pena que na foto esta dificil de ver a diferenca das mais fracas para as mais fortes, vou rever os resistores, porque nem um cinza tenho direito, soh nao sou mais burro por falta de espaco mesmo...
mastk
Dword

Mensagempor marcelo campos » 08 Fev 2011 20:32

Opa, novidades ?
marcelo campos
Word

Mensagempor enigmabox » 09 Fev 2011 07:36

Mastk,

Outra coisa, coloca uma RAM pra trabalhar ai com os Xilinx. Deixe esta RAM somente para video, vai incrementar a velocidade do sistema.
Um CPLD para gerar sinais de video e outro CPLD para buffer e apresentação de video.
:wink:
enigmabox

Mensagempor mastk » 09 Fev 2011 09:04

Era uma vez o mago mastk, ele acreditava que sabia a magia ancestral VHDL, ele havia usado varias vezes para matar pequenos goblins, apos muitos confrotos com os ultimos citados, ele decidiu ir aos montes lutar com um dragao lendario chamado TMS99x8.

Mastk entedera a natureza do dragao, e pensou em pelo menos quatro maneiras de mata-lo com a magia ancestral, porem, munido de mana e todos os requisitos nescessarios, ele fazia o feitico e nada acontecia, o dragao feriu o mago, que desceu a montanha e esta planejando aos pequenos detalhes como matar o maldito de um jeito ou de outro.

Voltando ao mundo real:

Essa eh a ideia inicial enigma.
Editado pela última vez por mastk em 09 Fev 2011 10:56, em um total de 1 vez.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 09 Fev 2011 10:40

para projetos complicados vc tem que usar uma ferramenta melhor hein!

http://www.asic-world.com/verilog/veritut.html

fiquei anos e anos tentando matar leao com VHDL e, quando muito, consegui atropelar um cachorro. mas com verilog eu mato um dragao por dia! hehehe :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 09 Fev 2011 11:45

Marcelo,

Já desenhei a placa adaptadora do Spartan3 pra começar. Nestes dias devo passar pra PCI e já começar a programar com o VHDL......ops.....Verilog

:D
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 09 Fev 2011 13:00

nao se esqueca que ela tem 3 alimentacoes: 1.2V no core, 2.5V nos pinos de programacao e 3.3V nos pinos de IO geral. como todo digital precisa de clock, eh bom tratar com carinho especial os pinos de global clock, pq nestes pinos tem drivers especiais que injetam clock sem jitter na FPGA inteira. e a dica final eh, independente de vc usar JTAG ou SPI para programar, colocar resistores de 50 a 100 ohms nas linhas, pois bordas rapidas geram muito ring e a FPGA detecta como borda extra de clock.

enigmabox escreveu:Marcelo,

Já desenhei a placa adaptadora do Spartan3 pra começar. Nestes dias devo passar pra PCI e já começar a programar com o VHDL......ops.....Verilog

msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 09 Fev 2011 13:37

Marcelo,

Por segurança e para não danificar a primeira placa, fiz apenas um adaptador para uma outra motherboard, onde colocarei o restante do circuito e fontes ajustaveis.
Dá até pra ligar uma Z80...hehehe claro , interfaceando em 3,3V.
Alem destes resistores, tem mais alguns que informam o modo de boot do FPGA, paralelo, SPI, serial, etc.
Alem disso, varios capacitores de desacoplamento, de varias capacidades.
A proxima placa já penso em colocar tudo SRAM + fontes e saida RGB, como uma placa de video.
Na primeira vou tentar simular via Jtag, pois já tenho a interface da Xilinx Jtag paralela do CPLD XC9572XL.
Depois penso em usar direto programação paralela ou via SPI.
Fazendo uma placa com barramento paralelo, dá pra simular qualquer arquitetura ou incrementar o circuito como uma placa de video avançada.
Pela capacidade do FPGA, penso que dá pra simular um 6845 ou 9918 modificado pra VGA.
enigmabox

Mensagempor mastk » 09 Fev 2011 14:13

Vamos mandar fazer a placa em alguma empressa? O spartan tem recursos de sobra para manter a compatibilidade com o MSX, mas pensei que iria demorar mais para poder ter o adaptador em maos...

Mas em todo o caso, vou fazer o possivel para esses dois CPLDs funcionarem como o planejado, afinal QFP é facil de usar, mas PLCC da para usar domindo.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 09 Fev 2011 14:42

A placa vai ser feita " no fundo de quintal de casa" mesmo .heheh
Como já domino o sistema fotografico de PCB, dá pra fazer coisas interessantes.
enigmabox

Mensagempor proex » 09 Fev 2011 14:59

Perguntinha tosca: qual será a utilidade disso ai:

.
proex
Dword

Mensagempor mastk » 09 Fev 2011 15:10

Diversao.
mastk
Dword

Mensagempor proex » 09 Fev 2011 16:33

mastk escreveu:Diversao.

Já entendi, tá sem namorada né !!!!!

.
proex
Dword

Mensagempor brasilma » 10 Fev 2011 08:01

Rsrsrsrsrsrsrsrsr
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor enigmabox » 10 Fev 2011 11:55

Mastk,

Já que vc esta sem fazer nada, vamos fazer uma placa com FPGA e DSP, já que é "arroz e feijão" no mercado, ai dá pra simular muitas coisas....
O que acha? É por diversão mesmo!
enigmabox

AnteriorPróximo

Voltar para MSX