Referências sobre fontes chaveadas

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Referências sobre fontes chaveadas

Mensagempor Renie » 14 Fev 2011 10:56

Olá pessoALL,

Alguém saberia me informar alguma referência sobre fontes chaveadas?

Meu problema é o seguinte, tenho uma parafusadeira a bateria, 9,6V 1,2A
antiga e a bateria pifou, as baterias atuais não encaixam nela.

Uma opção seria comprar uma bat nova, desmontar e aproveitar as
células na base da antiga mas, estou pensando em montar uma fonte
para ela, assim acaba também a chateação de quando precisar dela a
bateria estar descarregada.

Uma fonte com trafo comum de uns 12v 3A ficaria grande e bem pesada,
então, estou pensando em uma chaveada.

Só para testar se funcionaria, usei minha fonte de PC adaptada para a
bancada, coloquei 3 1N4007 em série no 12V e funcionou bem a
contento mas não é uma boa solução, uma fonte de PC também é
muito grande para ficar "arrastando" com a parafusadeira.

Como não tenho mínima experiência com fontes chaveadas, alguém
poderia me ajudar com o caminho das pedras?

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor enigmabox » 14 Fev 2011 11:42

Já tentou usar uma fonte de carregador de celular, são pequenas e algumas trabalham com 12V.
Aqui em sampa tem este fornecedor:
http://loja.nodaji.com.br/

:wink:
Editado pela última vez por enigmabox em 14 Fev 2011 11:46, em um total de 1 vez.
enigmabox

Mensagempor xultz » 14 Fev 2011 11:45

Esse é um assunto que é um buraco sem fundo, para mim. Por mais que estude a respeito, sempre tem coisas prá aprender e meus circuitos dificilmente funcionam conforme a teoria.
Uma dica é ver o webench do site na National, ele projeta a fonte prá você, ou então nosite da Power Integrations, tem coisas bacanas também.
Ou então, encomenda um livro, e tenha um saco de paciência prá estudar o assunto...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Renie » 15 Fev 2011 10:58

Olá pessoALL,

enigmabox,

as de celulares geralmente são fraquinhas, preciso de uns 2A pelo menos
e nâo queria deixar "pendurado" 3 diodos para chegar próximo aos 9,6V,
no site que indicou tem uma 9V 2A, mas, não sei se os 9V seriam suficientes

Xultz,
Comprar livros, levar séculos estudando só para esse caso não compensa, aí é melhor canibalizar uma bat nova e usar as células na
base antiga. O webench da National não está resolvendo, fica toda
vida e não termina!

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor andre_luis » 15 Fev 2011 12:37

Renie,

Posso estar enganado...mas acredito que dificilmente uma fonte chaveada suportaria a corrente de partida do motor, ainda mais com carga mecânica. Uma coisa é a corrente média nominal de operação, e outra é a capacidade de fornecer muita energia em curtos intervalos.

Notar que os capacitores de saída das fontes chaveadas tem um volume pequeno, e na partida toda a energia teria de ser literalmente by-passada do transformador para a saída.

Já uma bateria, tem um modelo elétrico que se aproxima mais de um supercap.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Renie » 15 Fev 2011 18:53

Olá André,

Como falei no início, testei com uma fonte de PC no 12V colocando 3 1n4007 em série, funcionou bem, "disparei" várias vezes e até forcei
o torque segurando o mandril até patinar (se travar o giro ela patina)!

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor EvandrPic » 15 Fev 2011 19:51

Renie escreveu:Olá André,

Como falei no início, testei com uma fonte de PC no 12V colocando 3 1n4007 em série, funcionou bem, "disparei" várias vezes e até forcei
o torque segurando o mandril até patinar (se travar o giro ela patina)!

[]'s
Renie

Renie, olhei uma fonte de computador que tenho aqui e tem 2 saídas de 12 Volts... uma delas fornece 8 Amperes e a outra 13 Amperes.
Talvez por isso tenha aguentado. Se fornecesse só 2 amperes será que aguentaria?
E o fato da fonte ter aguentado algumas vezes não significa que irá aguentar centenas de vezes ou milhares de vezes, o que na prática poderia significar poucos meses de uso da fonte.

Tu poderia tira uma foto da bateria desmontada e colocar aí pra gente?

A vantagem desse tipo de parafusadeira é a mobilidade conseguida pelo uso de bateria e não é bom perder isso alimentando com uma fonte.

Você já viu essas baterias LiFe. É uma tecnologia relativamente nova, e com muitas vantagen em relação as NiCd ou NiMh.
Elas são facilmente encontradas em lojas de aeromodelismo....
LiFe 9.9V 2100mAh
Imagem

http://www.bigfield.com.br/produtos/p.a ... R_Spektrum

http://frediom.wordpress.com/2009/10/19 ... o-fosfato/
Olhe só a opinião dele:

” Eu as uso em minhas furadeiras sem fio, em minha caixa de campo para tocar um torkstarter (antes eu usava bateria de alarme, que levava + ou – 12 horas para recarregar e duravam pouco, agora com oito células de LIFE, a carga dura mais e carrega mais rápido) e em várias lanternas, além de meus aviões elétricos. Para as lanternas uso um adaptador, nas furadeiras, elas encaixaram perfeitamente, mas tive que adaptar um plug para o carregador, as furadeiras antes com 4,8 V (4 pilhas de NCd), 450 mah e a necessidade de 12 horas para recarga para um tempo de 30 a 40 minutos de uso, agora, com duas pilhas de 1300mah e um total de 7,2V, duram dias de uso e precisam de apenas 15 minutos para a recarga, ficaram mais leves, muito mais potentes e as LIFEs, nesta configuração, aceitam umas 2000 recargas (segundo o fabricante).
EvandrPic
Dword

Mensagempor eletroinf » 15 Fev 2011 20:20

Porquê não pegar uma fontezinha da Tecnotrafo? Mesmo se não tiver com a tensão certa, pega uma com tensão próxima e da uma alterada no divisor resistivo...
Fazer uma fonte chaveada na unha assim é encrenca... da grande!
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor MOR_AL » 15 Fev 2011 22:01

Olá Renie!
Eu tenho uma aparafusadeira e a grande vantagem dela é que não preciso ligá-la à rede elétrica. Quando comprei, procurei uma com bateria de 13,6V. Não encontrei, mas achei com 14,4V. A aparafusadeira vinha com duas baterias. Mesmo quando elas pifarem, ainda terei a opção de baterias de 13,6V. A tensão é um pouco menor, o que reduz a potência, mas ainda assim é suficiente e o motor vai trabalhar com menos corrente.
Sua opção ressuscita a furadeira, mas perde a melhor característica.
Por outro lado, acho que fazer uma fonte chaveada daria muito trabalho. Elas devem ser feitas quando se necessita de muitas unidades. Fazer (projetar, ou montar) apenas uma não vale o esforço. Hoje se encontra diversas aparafusadeiras, já a preços acessíveis.
Sei que, para nós, é chato ver um aparelho encostado por pequeno detalhe.
Parece que a sugestão do EvandrPic pode ser uma solução.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Renie » 16 Fev 2011 10:15

Olá pessoALL,

EvandrPic,
Essa Bat é bem interessante mas, o preço é quase o mesmo que uma
parafafusadeira nova (deste modelo), para continuar com bat, seria
mais jogo canibalizar uma bat nova que custa 1/2 do preço da
parafusadeira.

Não faço tanto uso contínuo da mesma, e fonte de pc tenho algumas
na sucata, vai ser o jeito mesmo.

Eletroinf,
As fontes da Tecnotrafo neste caso também não compensa o preço.

Mor-al,
Eu uso mais a parafusadeira na minha oficina, então, a mobilidade
não seria um fator muito importante, o importante é economizar a
"munheca" velha mesmo hehehehhe; Eu ainda tenho outra parafusadeira
Singer sem fio bem mais velha e funcionando bem, o saco é que
como o uso é esporádico, geralmente quando realmente preciso
a bat está descarregada.

Valeu pessoALL, já ví que a solução vai ser a fonte de PC mesmo,
e já deixo ela engendrada para o caso da bat de 7,2V da Singer
pifar também :?

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor andre_luis » 16 Fev 2011 10:31

Para não ter que consertar uma fonte por semana, seria conveniente se precaver com uma proteção capacitiva e por diodo.

Como voce estará sobrecarregando o elemento de comutação, também é importante pensar em aumentar o cooler.

Essas fontes de PC apesar de relativamente robustas, não foram desenhadas para trabalhar com carga indutiva dessa magnitude, mas não custa tentar, já que estão sobrando aí mesmo.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Fev 2011 20:40

Tenho outra aparafusadeira sem fio de "mão", daquelas mais apropriadas para parafusos pequenos. Parece uma lanterna.
Acontece que quando eu comprei, falei com o vendedor que o problema era a bateria, que terminava antes da aparafusadeira e que o preço de uma bateria nova não compensava.
Então decidi deixá-la SEMPRE carregando. Só tirando quando fosse usá-la. O carregador é "burro", um trafinho e um retificador. Bom. Já tenho ela a cerca de 4 anos ou mais e a bateria ainda está como nova. Vai entender.
Bom Renie, considerando que você usa mais "perto de tomada", então essa sua opção parece perfeitamente válida.
Abraço.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos