pickit2 so grava uma vez

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

pickit2 so grava uma vez

Mensagempor anderson » 13 Mar 2011 01:39

estou enfrentando um problema, estou usando pic16f818 se eu gravar neste pela primeira vez grava normal, mas se tento em seguida jah nao grava mais, ai eu trodo de pic e grava uma vez tambem

estou usando CCS no MPLAB
seria alguma configuraçao que nao estou fazendo?
anderson
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 13 Mar 2011 08:42

muito estranho.
Vc já tentou apagar o chip e regravá-lo? Os configurations BIT´s e a tensão de gravação estão adequados?
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor renatokodaira » 13 Mar 2011 08:47

Deve ser porque voce configurou o PIC para oscilador interno. Pra resolver isso, no programa do PICKIT2, voce precisa ligar a opçao "Vpp First Program Entry" no menu "tools". No MPLAB procure a mesma opçao.
renatokodaira
Byte

Mensagempor anderson » 14 Mar 2011 00:03

sim eu configurei com oscilador interno, sim eu verifiquei as tensoes
fiz um circuito com gravaçao in-circuit e com soquete
na primeira vez ele grava o pic normalmente e na segunda nao identifica o pic como se estivesse com ligaçao errada, dai eu troco o pic e volta a gravar mais uma vez

procurei esta opcao que o renato falou mas nao achei, tem mais uma dica onde pode ser esta opçao ?, ah estou gravando usando o proprio mplab e o pickit eh dah microchip
anderson
Bit

opa.. to com a mesma zica..

Mensagempor luis.engcomp » 14 Mar 2011 16:18

retirando o chip novo da embalagem funcina normalmente com outros programas, grava q é uma beleza!

mas qndo vou gravar um programa específico ele mata o pic de vez, nao funciona mais.. ele faz todo o processo de gravacao, mas na hora da verificacao da erro.

da esta mensagem: "Verification of configuration failed" e apos isto o pic nao grava mais , nem é mais reconhecido pelo pkt

qndo consigo fazer reconhece-lo consigo dar erase mas, qndo solicito para verificar se esta zerado da este erro:

"memory is not blanck in adress 0x0000..."

ja realizei este procedimento:
1. Upgrade PICkit 2 programmer software to v2.40
2. Under "Tools" set "Use Vpp First Program Entry"
3. Set Vdd PICkit2 "ON"
4. Set voltage to 5.0

ja atualizei o firmware do pkt.. ja baixei a ultima versao do pkt programer..

comprei estes cis na multcomercial e tu?
luis.engcomp
Bit

Mensagempor anderson » 14 Mar 2011 20:34

entao eu fiz tudo e nada tambem, nao acredito ser o chip, eles vem da Artimar um distribuidor autorizado da Microchip, antes eu usava o pic start plus e numca tive este tipo de problema
amanha eu vou pegar estas peças que nao grava mais e tentar gravar com ele de novo pra tirar a duvida, se gravar vou ligar pro suporte tecnico que conheço e tirar esta divida a limpo

na verdade pensei que era eu que estava comendo bola
conforme for a resposta eu posto aqui
anderson
Bit

Mensagempor luis.engcomp » 15 Mar 2011 10:56

consegui resolver aqui,

sem usar mclr como io

#FUSES NOWDT, INTRC_IO, PUT, MCLR, NOCPD, NOPROTECT

e configurando os timers nao utilizados como "off"..

void config_mcu()
{
#byte cmcon = 0x1f
cmcon=7;

setup_oscillator(OSC_4MHZ);
setup_timer_1(T1_DISABLED );
setup_timer_2(T2_DISABLED, 0xc0, 2);
setup_spi(SPI_SS_DISABLED);
setup_ccp1(CCP_OFF);

setup_timer_0 ( RTCC_INTERNAL | RTCC_DIV_256 );
set_timer0(100);

setup_adc_ports(AN0);
setup_adc(ADC_CLOCK_INTERNAL);

enable_interrupts ( GLOBAL );
enable_interrupts ( int_timer0 );
set_adc_channel( 0 );

set_tris_b (0);
set_tris_a (0xff);
// enable_interrupts ( INT_AD );
}
luis.engcomp
Bit

Mensagempor renatokodaira » 15 Mar 2011 13:03

O problema eh causado pela configuraçao de oscilador interno. Se o gravador liga primeiro o Vdd (alimentaçao) para o PIC, ele começa a executar o programa e quando o Vpp eh acionado, o PIC nao entra em modo de gravaçao ou leitura. Por isso dah esse erro. Por isso o programa de controle de gravaçao precisa ter essa opçao de ligar primeiro o Vpp e depois o Vdd. No MPLAB nao tem essa opçao. A soluçao eh usar o software do PICKIT2 pra gravar/ler/verificar e APAGAR o PIC gravado e configurado com oscilador interno. Depois de apagado, voce consegue usa-lo de novo no MPLAB+PICKIT2. Nao sao todos PICs que tem esse problema com o Vpp antes do Vdd.
renatokodaira
Byte

Mensagempor rona123 » 16 Mar 2011 12:10

Mensagem era duplicada
Abraço
Editado pela última vez por rona123 em 17 Mar 2011 21:05, em um total de 1 vez.
rona123
Byte

Mensagempor rona123 » 16 Mar 2011 12:10

Mensagem era duplcada!
Abraço
Editado pela última vez por rona123 em 17 Mar 2011 21:06, em um total de 2 vezes.
rona123
Byte

Mensagempor rona123 » 16 Mar 2011 12:11

Renatokodaira acho que vc matou a charada. Não me tinha caido a ficha até voce comentar.

O sistema de oscilador interno tem outros segredinhos, como o registro de calibração de frequencia aplicado em alguns chips, que quando se apaga o micro se perde a informação. Teve gente, que quis usar Programmer to Go em produção com programa escrito para oscilador interno e teve problema justamente com isso.

Por isso sempre é conveniente ESTUDAR o conteudo do datasheet do microcontrolador aplicado como target. Não tem jeito, na area de engenharia, se precisar ter um minimo de conhecimento de ingles.

Abraço
rona123
Byte

Mensagempor luis.engcomp » 16 Mar 2011 21:39

isso nao funcionou aki..

tanto que eh a primeira resposta que o oráculo (google) fornece..

nem tudo q tah no datasheet funciona...

o mundo real é cruel..
luis.engcomp
Bit

Resolvido

Mensagempor anderson » 17 Mar 2011 22:29

pessoal resolvido, graças ajuda de voces e Ronaldo e uma conversa com um distribuidor(hitech)
descobrimos que a versao do Programmer era antigo e naum tinha a o recurso de ligar o VPP antes...
sim quem disse que o problema estava aqui acertou, como eu estava com a versao anterior nem sabia que isso queria dizer pois nao havia esta opçao
entao se seu projeto tiver oscilador interno e masterclear interno passara por isso anaum ser que instale o Programmer 2.50
valew!!
anderson
Bit

Voltar para PIC