MEMORIA DDR3

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

MEMORIA DDR3

Mensagempor fabim » 15 Mar 2011 07:47

http://www.hynix.co.kr/products/consume ... =1&m=2&s=1

Psoal.
Estamos iniciando a pesquisa da uma nova placa dedicada aqui na empresa, a qual vamos utilizar o i.mx516 ou i.mx537. o 537 vai até 1.2ghz e barramento para DDR3.
Estava buscando um fornecedor de memoria DDR3, quando encontrei esta hynix com DDR2 de 1066mhz.

O problema é que não estamos encontrando em lugar algum fabricantes confiaveis de memorias DDRX, apenas estes fabricantes que nunca ouvimos falar na vida que fabricam essas memorias de pentes de 60R$ que da pau direto.

Alguém ja usou, vai usar, ou conhece alguém que usa estas memorias da hynix, ou pode fornecer algum fabricante conhecido pra coisa mais pesada ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 15 Mar 2011 08:37

Sansung
Nec
Fujitsu
Mitsubishi
Kingston
Yamaha
Austin
Dense-Pac
Elite
Etron
G-LINK
Hynix
Integrated Silicon
Irvine
Micron
MoSys Inc.
Nanya Technology
Nippon Steel
Oki Semiconductor
Panasonic
Qimonda AG
Rambus Corp.
Renesas
Rochester Electronics
Toshiba
Vanguard
PSC
UTMC
Winbond

Tem um site de procura muito legal na internet, chama-se Google.
proex
Dword

Mensagempor fabim » 15 Mar 2011 09:52

Eu preciso só do chipinho, a maioria destes fabricantes ai fornecem a placa para o barramento 240pins.

Terminamos a pesquisa, e vamos partir para o cortexA8 mesmo.

Escolhemos este cara aqui.

http://www.freescale.com/files/graphic/ ... &width=920
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 15 Mar 2011 12:04

Fabim, tem a Elpida.

eu também tava pesquisando um tempinho atrás e elas tinham um preço legal na digiks, avnet...
B-EAGLE
Word

Mensagempor fabim » 15 Mar 2011 13:09

Meo, tem alguma coisa errada aqui.

Developed DDR3 SDRAM based on the third generation of DDR SDRAM standards that operates at twice the speed of DDR2 (800-1600 Mbps) and operates at a lower power of 1.5V.

Se a memoria opera a 1066MHZ, ou 1333MHZ, ou 1680MHZ. Como pode ela transferir apenas um máximo de 200MBPS ?
Tipo, se eu entendi bem, num dianta nada eu ter um **** processador de 1.2GHZ escalar, rodando numa memoria de 200MBPS.. ?!

Nossa, agora eu fiquei perdidinho...

Eu sempre pensei o seguinte.
O que adianta eu ter um **** CORE TWO DUO de 3.2ghz, se a memoria é 533mhz ? mhz, num seria a velocidade máxima de execução mais ou menos seguindo a lógica de velocidade do processador ?
Sei que tem o cache, e tale coisa e coisa e tale, mais e ai ?Como fica essa historia ?
Sempre que eu comprei algum pc, fui logo olhando a velocidade de processamento e o cache, o meu veinho lá em home tem 1024 no L1 e 2048 no L2, e memorias de 533mhz. E roda o call tranquilamente, mais se eu entrar no setup e desabilitar o cache, ele nem boota direito o jogo.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Ander_sil » 15 Mar 2011 13:57

Fabim, primeiro que esse cara que voçe escolheu é encapsulamento PoP só ai voçe elimina 90% das memórias disponiveis sem falar que nesses casos provavelmente tem que assinar um NDA com os fabricantes e consumir um MOQ minimo, não que isso seja problema, mas vale a pena entrar em contato com os fabricantes de memória ou a própria freescale e pedir o modelo recomendado ou usado nos kits etc...

ah e já estava me esquecendo... BOA SORTE!

aqui esta minha contribuição, memória da Elpida package pop

http://omapworld.com/4430_8Gb__DDR_PoP_111_1003122.pdf
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor polesapart » 15 Mar 2011 15:03

A função prática do cache é justamente compensar o fato da memória não ter o mesmo "custo" de acesso. Lembrando que ainda que uma dram rode na velocidade do processador, ela tem alta latência. O cache L1 roda a 0 wait-states, geralmente.

Os algoritmos geralmente trabalham com um volume pequeno de dados de uma só vez, mesmo quando o conjunto de dados a trabalhar seja gigante, por isso geralmente estes dados cabem (integral ou parcialmente) nos caches. Existe uma fórmula para cálculo da probabilidade de acertos do cache, eu não recordo dela, mas o acerto é algo bem grande. Então para aplicações de uso geral o eventual ganho de performance versus o custo de ter uma memória que rodasse na velocidade do barramento interno da cpu (fora ainda as várias limitações técnicas envolvidas) resultaria num ganho marginal para um custo astronômico.

Quanto a relação clock/dados transferidos a sacada das DDRs é justamente essa, para cada ciclo de clock, mais que um dado é transferido. Na prática existe o problema da latência, que acaba diminuindo a relação ganho prático versus máximo teórico. Mas isto tudo você acha no google fabim, deixa de onda :D
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor fabim » 15 Mar 2011 15:47

polesaparte.
Como eu disse da jogada do cache eu ja tava ligado, e ja conhecia.

Tava falando sobre a memoria externa...

Tipo, a minha DDR2 533mhz, voce diz que em um clock ela transfere mais de um palavra de 32 bits, pode ser 2 por exemplo, mais ai tem a latencia que acaba apagando este ganho, como se fosse uma forma de compensação de um para outro..

Tipo.
O Processador que nos escolhemos tem interface para DDR3, e roda a 800mhz.. Tem L1 com 256K e L2 128K. Para algo dedicado e embedded, eu posso presumir então que vai ficar um avião.?
Pois praticamente vai caber o algoritmo base dentro do L1..?

Seria isto a lógica de raciocinio ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Mar 2011 16:08

de onde vc tirou estes 200 MB/s? desliga a cachaca ae fabim... uma memoria DDR3 de 1333MHz e barramento de 16 bits pode sustentar taxas de transferencia de 5333 MB/s! :)

fabim escreveu:Meo, tem alguma coisa errada aqui.

Developed DDR3 SDRAM based on the third generation of DDR SDRAM standards that operates at twice the speed of DDR2 (800-1600 Mbps) and operates at a lower power of 1.5V.

Se a memoria opera a 1066MHZ, ou 1333MHZ, ou 1680MHZ. Como pode ela transferir apenas um máximo de 200MBPS ?
Tipo, se eu entendi bem, num dianta nada eu ter um **** processador de 1.2GHZ escalar, rodando numa memoria de 200MBPS.. ?!

O que adianta eu ter um **** CORE TWO DUO de 3.2ghz, se a memoria é 533mhz ? mhz, num seria a velocidade máxima de execução mais ou menos seguindo a lógica de velocidade do processador ?
Sei que tem o cache, e tale coisa e coisa e tale, mais e ai ?Como fica essa historia ?
Sempre que eu comprei algum pc, fui logo olhando a velocidade de processamento e o cache, o meu veinho lá em home tem 1024 no L1 e 2048 no L2, e memorias de 533mhz. E roda o call tranquilamente, mais se eu entrar no setup e desabilitar o cache, ele nem boota direito o jogo.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 15 Mar 2011 16:25

Marcelo Samsoniuk escreveu:de onde vc tirou estes 200 MB/s? desliga a cachaca ae fabim... uma memoria DDR3 de 1333MHz e barramento de 16 bits pode sustentar taxas de transferencia de 5333 MB/s! :)

Explica isso ai mais mió um pouco....

Onde eu achei memoria, e olha que eu li direitinho eim..
Os fabricante informam as velocidades como Gbps, Giga bit por segundo,e não Giga Byte Por Segundo...

Pode rodar proce ver, olha os exemplos colocados, sempre velocidade em Giga bits... Achei no maximo 3.2Gbps e foi numa GDDR4
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor polesapart » 15 Mar 2011 17:38

Veja a tabela :

http://en.wikipedia.org/wiki/DDR3_SDRAM ... rd_modules

Depois leia o texto inteiro :D
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 15 Mar 2011 19:50

eh que cada linha transfere 2 bits por ciclo de clock. entao para uma memoria de 1333MHz, vc vai ter 2666 Mbit/s em cada linha. se vc tiver barramento de 8 linhas, vai ter 2666 Mbytes/s no barramento. se tiver 16 linhas vai ter 5333 Mbyte/s e para 32 linhas vai ter 10666 Mbyte/s.

agora, vc vai copiar um reference design, usar um modulo pronto ou rotear no braco? o layout eh complicadissimo e eh impossivel acertar no braco sem simulacao! e soh de olhar os modelos temporais em verilog das memorias da hynix jah assusta! :)

http://download.micron.com/pdf/presenta ... justin.pdf
http://www.eetindia.co.in/STATIC/PDF/20 ... S=DOWNLOAD
http://www.altera.com/literature/hb/ext ... _board.pdf
http://www.hynix.com/products/support/s ... =1&m=8&s=3

fabim escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:de onde vc tirou estes 200 MB/s? desliga a cachaca ae fabim... uma memoria DDR3 de 1333MHz e barramento de 16 bits pode sustentar taxas de transferencia de 5333 MB/s! :)

Explica isso ai mais mió um pouco....

Onde eu achei memoria, e olha que eu li direitinho eim..
Os fabricante informam as velocidades como Gbps, Giga bit por segundo,e não Giga Byte Por Segundo...

Pode rodar proce ver, olha os exemplos colocados, sempre velocidade em Giga bits... Achei no maximo 3.2Gbps e foi numa GDDR4
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 15 Mar 2011 22:04

Marcelo Samsoniuk escreveu: ....
agora, vc vai copiar um reference design, usar um modulo pronto ou rotear no braco? o layout eh complicadissimo e eh impossivel acertar no braco sem simulacao! e soh de olhar os modelos temporais em verilog das memorias da hynix jah assusta! :)

Há que preservar a fase inter Bits

Já foi tratado aqui
http://asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php ... light=fase

Lembram do :

Imagem

.............Imagem

??

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 16 Mar 2011 08:29

Marcelo Samsoniuk escreveu:eh que cada linha transfere 2 bits por ciclo de clock. entao para uma memoria de 1333MHz, vc vai ter 2666 Mbit/s em cada linha. se vc tiver barramento de 8 linhas, vai ter 2666 Mbytes/s no barramento. se tiver 16 linhas vai ter 5333 Mbyte/s e para 32 linhas vai ter 10666 Mbyte/s.

http://download.micron.com/pdf/presenta ... justin.pdf
http://www.eetindia.co.in/STATIC/PDF/20 ... S=DOWNLOAD
http://www.altera.com/literature/hb/ext ... _board.pdf
http://www.hynix.com/products/support/s ... =1&m=8&s=3

esta configuração de 2bit ck, é para DDR3 e constante ? Tipo estra transmissão é 100% do tempo, ou ela pode transferir até 2 bit por ck ? ou seja.

Para 1333mhz e 16 bits, ele pode transferir na verdade até (1333mhz * 2ck)* 2 bytes = 5.332GBPS.
Sendo assim, como o processador vai utilizar 32 bits de processamento e externamente vai ser 2 * 16bits * 512MB cada.

Esta regra de calculo vai ficar então, (1333mhz * 2ck)* 4 bytes = 10.664GBPS.

Cara mais tipo. Tu generalizou né ? Nestes 1333MHZ, tem muitos waith states, muitos refreshes, e os dados são transferidos em bancos né ?

Ou seja, na realidade a latencia de dados calculada, é muiiiiito abaixo disso ai, mais se for pelo menos METADE!!!! Ja esta putamente fuck velocity!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Mar 2011 10:35

É obvio que nesses cálculos não esta incluido o tempo de acesso interno da memória ,
a tal latêncis.

DJ

"Elementar meu caro Watson" (Sherlock Holmes).
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos