Qual familia usar?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Qual familia usar?

Mensagempor David Henrique » 21 Mar 2011 10:02

Senhores, estou melhorando um produto que lê um sinal analógico, armazena em memória externa e depois envia para o PC, ou seja, um registrador. Atualmente estou ulizando o PIC18F4620. As principais características que eu preciso são:
Memória flash >= 128k
Conversor AD 12bits no mínimo
USB
RTCC
64 pinos no mínimo

A minha idéia é investir em um controlador bom para evitar utilizar hardware externo. Agora qual a familia que tem melhor custo benefício?
24F
32F
18F
David Henrique
Nibble
 
Mensagens: 68
Registrado em: 17 Jun 2008 08:05

Mensagempor vtrx » 02 Abr 2011 14:08

Nibble + Bit da nisso?
Avatar do usuário
vtrx
Dword
 
Mensagens: 2239
Registrado em: 20 Abr 2008 21:01

Mensagempor xultz » 02 Abr 2011 15:08

Primeiramente, ignore o post do fulano que te respondeu, infelizmente aparece um ou outro para poluir o fórum com mensagens sem o menor pingo de bom senso.

O que você esqueceu de dizer é: por que motivos você quer mudar de micro. Precisa de um mais rápido? Mais barato? Ou você só está na dúvida se o modelo que usa atulamente é o mais indicado para tua aplicação? E uma informação muito importante: que volume de produção você estima para teu produto?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
Avatar do usuário
xultz
Dword
 
Mensagens: 3001
Registrado em: 13 Out 2006 18:41
Localização: Curitiba

Mensagempor andre_luis » 02 Abr 2011 15:08

Olá David !


Olha, seria necessário saber o tipo de aplicação na qual seria utilizado esse equipamento. Pode ser até que se esteja superestimando, mas essa análise é importante.
Isso porque a maioria dessas familias de uC que voce apresentou já possuem uma ótima performance em matéria de capacidade de processamento.

Sobre a capacidade de armazenamento, o ideal seria voce fazer uma triagem ( filtro no próprio site da Microchip ) e saber se todas essas famílias se enquadram nas especificações que voce passou.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor andre_luis » 02 Abr 2011 16:21

marquim,


Em respeito ao colega que postou a dúvida acima, voce poderia ter feito sua réplica no boteco, como voce mesmo citou.
Eu não achei correto as 2 respostas iniciais, mas mesmo assim coloquei meu protesto aqui :
http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=11743
E fiz questão de o ajudar.

Sugiro esperar pela resposta do David pra vermos o que sugerir daqu pra frente.

Abçs.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor Leo Kenobi » 03 Abr 2011 09:16

Bom, dando o meu pitaco na estória, acho que de cara dá pra eliminar a família 18F pela quantidade de memória. A menos que você tenha muito programa e pouco processamento, o que geralmente não acontece (o seu pode ser um caso específico, não sei) fica um pouco inviável montar um programa muito grande num processador 18F.

Na época que era difícil achar no brasil outros processadores além dos pics (2004) , fiz um programa em lógica fuzzy dentro de um 18F452 e foi sofrido.. mas a quantidade de cálculos é que matava.

Outro ponto ruim para o seu caso é que não tem nenhum com ADC 12 bits e USB... já busquei no seletor e não tem em nenhuma das famílias... :( Talvez seja o caso de pensar em usar um ADC externo de 12 Bits e dai pegar um PIC com USB interno, mas para essa quantidade de memória já pensaria num PIC32.

E embora não saiba sua aplicação, mas fiz no ano passado um projetinho para um amostrador com 10 entradas analógicas, conexão USB CDC, usando um 18F2550. Funcionou redondinho.

Abraço a todos.
Leo

Em todo
Leo Kenobi
Bit
 
Mensagens: 12
Registrado em: 28 Mar 2011 12:11

Mensagempor andre_luis » 03 Abr 2011 10:56

Já que está mudando de microcontrolador, não seria o caso de se pensar já num ARM7 ?
Esse aí abaixo já possui as características desejadas :

http://www.st.com/stonline/books/pdf/docs/10350.pdf

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor 51 » 05 Abr 2011 07:46

Limpeza feita.
51
Administrador
 
Mensagens: 325
Registrado em: 12 Out 2006 12:37
Localização: Americana - SP


Voltar para PIC

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x