Como se pode prevenir que um PIC queime (estrague)?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como se pode prevenir que um PIC queime (estrague)?

Mensagempor mamp » 30 Mar 2011 12:47

Andei pesquisando no google mas as informações são muito desencontradas e esparsas. Gostaria que nós criássemos uma lista sobre que tipo de maus procedimentos podem queimar um pic. A minha primeira dúvida é: Um pic pode queimar só por um código mal escrito? por exemplo: Eu fiz um circuito para que um pino funcione como uma saída, mas daí no firmware eu configuro esse pino como entrada, isso pode queimar o pic?
mamp
Bit

Mensagempor renatokodaira » 30 Mar 2011 16:52

Primeiramente, toda datasheet de PIC tem uma pagina "Electrical Specifications" com "absolute maximum ratings", ou seja quais as limitaçoes de temperatura, tensao de alimentaçao, corrente consumida, etc que devem ser respeitadas para que o dispositivo nao seja danificado.

Segundo, faz mais de 11 anos que eu mexo com PICs e nunca consegui queimar um (queimar = sair fumacinha mesmo), apenas inutilizei uma ou algumas portas, que deixaram de funcionar (nao sei por qual motivo), mas o restante continua funcionando (uso para testes ou circuitos que nao usam todas portas). Eh bem dificil queimar, eu ateh mesmo jah inverti as alimentaçoes do PIC e ele nao queimou (esquentou bastante, mas nao queimou)!!!

Terceiro: programar uma porta como entrada e o hardware pendurado tratar ela como saida, acho que nao tem problema (pense numa saida dreno aberto com resistor pullup para 12V que seja configurada como entrada, ateh pode dar problema, vai depender do diodo de proteçao e do valor do resistor de pullup). O contrario jah nao eh tao garantido. ou seja uma entrada (depende do que estiver pendurado) ser programada como saida, pode danificar o circuito de saida da porta (ex. um botao que aterre a saida se o nivel dela estiver alto) ou mesmo um sensor ligado nessa porta como saida quando ela deveria ser entrada. Veja que hah limitaçao de corrente de saida das portas, mas nem tudo eh garantido.
Jah vi muito circuito que utiliza as portas com hardware de saida e entrada no mesmo pino tipo teclado e led, basta acrescentar resistores adequados de proteçao.

Quarto: acho dificil algum firmware danificar fisicamente um microcontrolador, o que pode acontecer eh simplesmente nao funcionar. Fazer overclock nos PICs tambem nao deve causar danos, apenas que pode ocasionar funcionamento erratico ou nao trabalhar nada. As vezes pode ateh funcionar sem problemas (ex. um PIC de 4MHz funcionar a 6MHz, mas acho dificil a 20MHz).

Quinto: os PICs tem limitaçao de numero de gravaçoes do firmware, apos um numero bem elevado, a confiabilidade das gravaçoes vai degradando, e vai dando mais erros na verificaçao apos cada gravaçao. Quando isso ocorre, nao tenho mais confiança no funcionamento do uC.

Sexto: eu nao gosto de projetos de circuitos que usam fonte sem trafo de isolaçao. Acho que a chance de algo dar errado num circuito com terra "vivo" eh grande. Muitos projetos (inclusive ANs da Microchip) usam esse metodo. que nao eh seguro.
renatokodaira
Byte

Mensagempor andre_luis » 30 Mar 2011 18:27

renatokodaira escreveu:...nunca consegui queimar um (queimar = sair fumacinha mesmo), apenas inutilizei uma ou algumas portas...

Acho que a questão levantada é mais generica.
Respondendo, costumo colocar resistencias de 100R em série com entradas de contato seco.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor renatokodaira » 30 Mar 2011 19:34

Sim Andre, a questao eh bem ampla mesmo. Por exemplo esqueci de citar:

- estragar o PIC com temperatura ou tempo inadequados no processo de soldagem

- problemas por eletricidade estatica (em Sampa nunca tive esse problema porque o ar eh bem umido, agora em locais onde a umidade eh baixa, o problema deve existir). Os PICs sao CMOS portanto suscetiveis a ESD.

Se ficar pensando vamos encontrar mais algumas formas de potencialmente danificar os PICs (e qualquer semicondutor ou componente em geral), ateh os mais desastrados como: pisar num deles, soldar invertido, curto-circuitar os pinos, etc etc
renatokodaira
Byte

Voltar para PIC