Sensoreamento sem fio

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Sensoreamento sem fio

Mensagempor baltazar » 21 Fev 2011 19:09

Nobres senhores,

Já trabalho há alguns anos com projetos embarcados, porém agora me deparei com um projeto que exige sensoriamento sem fio, e isso é uma novidade para mim, por isso peço algumas dicas dos senhores sobre como implementar essa solução.

O projeto é bem simples, basta fazer a leitura de alguns sensores de temperatura(entre 6 e 20 sensores), enviar essas informações para uma "central" microcontrolada que por sua vez irá empacotar os dados e transmitir via GPRS para um software.

Até aí tudo tranquilo, o problema é que os sensores não podem ser conectados por fios por conta da característica do processo, sendo assim preciso ler essa informação através de uma interface sem contato, e eu não tenho experiência nenhuma nisso, o máximo que fiz até hoje nesse sentido interfacear um leitor de RFID com um PIC...

Mais um detalhe, os leitores ficarão a menos de um metro da "central".

O que os senhores sugerem? Que tipo de protocolo? Qualquer ajuda é bem vinda!

Abraços e obrigado!
baltazar
Bit

Mensagempor xultz » 21 Fev 2011 21:04

Se você não quer esquentar a cabeça com a parte de rádio, use módulos Zigbee da Digi, eles são um doce de se usar. E nessa distãncia, pode usar a mais baixa potência possível.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor andre_luis » 22 Fev 2011 07:55

Não vai dar muita dor de cabeça não, até porque a variação da temperatura é lenta e a perda de pacotes de dados não seria crítica.
Que tipo de sensores ( analógico, I2C, etc... ) ?
Uma opção é usar uma placa concentradora e qualquer Telecontroli da vida poderia encapsular todos os sensores num unico pacote.
O ambiente onde ficará essa placa possui um bom sinal de Edge/GPRS ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor marcelo campos » 22 Fev 2011 09:47

Por falar em Telecontrolli, onde tem um lugar bom pra comprar eles no Brasil ? mas c/ bom preço pois, comprei uns RXQ1 (transceptor) da Azego e paguei R$ 93,63 cada!

abraço
marcelo campos
Word

Mensagempor andre_luis » 22 Fev 2011 10:27

"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor polesapart » 22 Fev 2011 10:37

Pra 1 metro de distância usar aqueles TX da telecontrolli me parece meio demais. Alem da seletividade, os TX que eu conheço são meio potentes, é capaz de saturar o receptor e causar um monte de ruído em equipamentos próximos (ou no próprio).
Warning: time of day goes back (-163479us), taking countermeasures. :)
polesapart
Byte

Mensagempor MOR_AL » 23 Fev 2011 07:08

Tem também a opção de comunicação por infravermelho. O transmissor é um buffer com LED e o receptor é aqueles em um chip. São bem baratos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor baltazar » 23 Fev 2011 11:37

Senhores, obrigado pelas sugestões!

Tem também a opção de comunicação por infravermelho. O transmissor é um buffer com LED e o receptor é aqueles em um chip. São bem baratos.
MOR_AL

MOR_AL,
Além de não poder utilizar cabos, também não tenho campo visual entre o transmissor e o receptor, daí acho que não vai dar para usar infravermelho.
Mesmo assim valeu pela dica!

Se você não quer esquentar a cabeça com a parte de rádio, use módulos Zigbee da Digi, eles são um doce de se usar. E nessa distãncia, pode usar a mais baixa potência possível.

xultz,
Sempre me interessei em trabalhar com Zigbee, e essa pode ser a uma grande oportunidade! Porém fiz uma busca rápida no site da Digi e achei os preços bem salgados(na ordem de U$ 100,00 pra cima), podendo até inviabilizar o projeto. Módulos Zigbee são geralmente caros assim? Ou é uma particularidade da Digi?

Não vai dar muita dor de cabeça não, até porque a variação da temperatura é lenta e a perda de pacotes de dados não seria crítica.
Que tipo de sensores ( analógico, I2C, etc... ) ?
Uma opção é usar uma placa concentradora e qualquer Telecontroli da vida poderia encapsular todos os sensores num unico pacote.
O ambiente onde ficará essa placa possui um bom sinal de Edge/GPRS ?

André,
Realmente não se trata de um projeto de missão crítica, os dados serão coletados apenas uma vez por minuto, no máximo! Até porque o sinal GPRS nem sempre estará disponível...

A ideia do projeto é medir a temperatura interna dos pneus de um carro durante um certo trajeto e em certas condições, daí a necessidade de um tipo de comunicação em fio.

Posso utilizar um "sensor inteligente", com interface e tudo, ou desenvolver um modulozinho com um sensor "padrão", fazer a leitura com um microcontrolador e enviar o sinal através de uma interface wireless para o meu microcontrolador principal que terá a missão de receber a leitura dos quatro sensores(a princípio) e enviá-los via GPRS quando o sinal estiver disponível.

Estou estudando alguns produtos disponíveis no mercado para medir a pressão dos pneus, alguém sabe qual a interface que utilizam?

Abraços e obrigado!
baltazar
Bit

Mensagempor fabio_ » 24 Fev 2011 11:34

No Masters Brasil 2010, a Farnell estava vendendo o transceiver module, 2.4Ghz, MRF24J40MA da Microchip por uns 20 e poucos reais ....
fabio_
Byte

Mensagempor MOR_AL » 24 Fev 2011 18:15

baltazar escreveu:...
MOR_AL

MOR_AL,
Além de não poder utilizar cabos, também não tenho campo visual entre o transmissor e o receptor, daí acho que não vai dar para usar infravermelho.
Mesmo assim valeu pela dica! ...
Abraços e obrigado!

Não sei se ajuda mas eu descobri que o receptor infravermelho (IV) da minha TV e do meu receptor por satélite funcionam também por reflexão. Aponto o controle remoto para a parede, sem visada direta entre este e o receptor, ... e funciona!
Se a reflexão em UHF é usada, talvez em IV também possa dar certo. Vai depender da sua geometria.
Essa informação, talvez lhe sirva para alguma coisa.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor baltazar » 31 Mar 2011 20:29

Companheiros,

Resolvi partir para os módulos RXD1(*) e TXC1(**) de 315Mhz que comprei no Solda Fria(www.soldafria.com.br).

Vou trabalhar com módulos RF pela primeira vez e gostaria de saber os que os senhores sugerem que eu faça e o que não faça.

Baixei alguma documentação e vou começar a montar o circuitinho no protoboard hoje, e vou fazer isso da maneira mais simples(e possivelmente ingênua) possível, ligando o o TX da UART de um PIC diretamente no transmissor e o RX da UART de outro PIC diretamente no receptor. Pelo que vocês podem perceber, qualquer ajuda é bem vinda!!! :D

Vou postando os resultados dessa minha epopeia!

Abraços!

* - http://www.soldafria.com.br/modulo-rece ... -2986.html

** - http://www.soldafria.com.br/modulo-tran ... -2985.html
baltazar
Bit

Voltar para PIC