por MOR_AL » 15 Jan 2007 18:27
Olá EDSONCAN. Tudo bem?
Este é um circuito sintonizado em uma frequência. A frequência natural do sistema. O C do capacitor, o R e L do Motor. Com o motor em carga o R é alto e tende a ser um circuito sub amortecido. Apareceriam diversas senoides amortecidas de corrente.
Quando o motor está com carga, os amortecimentos são menores.
1 - Você terá que aplicar a condução nos SCR's com a taxa de ressonância natural do sistema. Monitore a tensão e correntes em um dos lados do motor.
2 - O SRC desliga com a passagem da corrente por zero, porém, a tensão induzida no motor vale Vmotor = - L di/dt. Como a derivada da corrente não é zero no instante em que o SCR corta, aparecerá uma tensão contrária ao que estava quando o SCR estava conduzindo. Esta tensão fará com que a corrente continue com uma senóide (distorcida) amortecida.
3 - Sei que são necessários dois pequenos indutores em série com os SCR's (um para cada ramo conduzido) para, junto com amortecedores (snubbers) em paralelo com os SCR's e diodos reversos, reduzirem o pico reverso de tensão nos SCR's e prover um caminho para a corrente gerada pela energia armazenada no circuito RLC.
Há literatura sobre isso. Procure por application notes da GE, em "inverter circuits".
Boa Sorte.
MOR_AL
ET - Como você colocou a figura direto na mensagem?