Microondas PANASONIC.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Microondas PANASONIC.

Mensagempor Pask » 13 Jan 2007 16:22

Caros amigos, fiz uma grande manutenção num forno de microondas PANASONIC (NN7806BH). Troquei o micro processador, quatro transistores, mais um circuito integrado, o display e o teclado do painel. O que aconteceu é que este forno foi atingido por uma descarga elétrica (raio) e queimou toda a placa de comando eletrônico.
Pois bem, após trocar e conferir tudo, liguei o forno que passou a aceitar todos os comando novamente, relógio ok, sensores ok, todas as teclas ok. Porém, ainda permanece um defeito que não consigo resolver: quando eu pressiono o botão LIGAR o relé que aciona o trafo de potência arma e desarma novamente e o display volta a indicar 88:88, ou seja, é como se acontecesse um reset do micro! Então, eu seleciono um tempo de cozimento qualquer, por exemplo 5 segundos, e pressiono novamente o botão LIGAR e o display volta para 88:88 e nada acontece! Não consigo fazer o forno ligar. Detalhe: a parte de potência, magnetron, diodo de AT, trafo, capacitor, estão em perfeito estado. Também os botões NA e NF da porta estão perfeitos.
O que poderia estar acontecendo? Alguém já passou por algo parecido antes? Obrigado.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor MOR_AL » 14 Jan 2007 09:16

Olá Pask.

Já tive problemas com meu microondas também.

Tentei consertar no "visual", sem esquema. É bem mais complicado e acabei desistindo. Acho que não vale a pena. Perde-se muito tempo e pode até não resolver.

Comprei a placa eletrônica e troquei. Custou quase 30% do custo de um microondas novo, mas valeu a pena. Foi rápido (o conserto ... tive que esperar uma semana pela placa) e com mais certeza do resultado.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor phophollety » 15 Jan 2007 10:16

Já tentou ligar o microondas com sem o circuito da magnetron? Tente... talvez algum ruido ou histerese esteja causando o seu problema.. se o micro ficar vigiando o circuito da magnetron, veja como enganá-lo....
Teste desligar direto no transformador e testar só a placa....
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor rubenprom » 15 Jan 2007 10:58

Pask

Pelo que li,na sua mensagem, voce trocou o microprocessador, certo? nao sei como voce fez isso, num forno microondas, porem, será que esse microcprocessador nao terá algum firmware embutido de fabrica, e vc colocando outro novo, será que este estaria vazio. Até tem sentido que o display ficasse marcando 88:88 , quando tentou fazer funcionar, parece que o microprocessador nao capta nada, porque dentro dele nao tem nada....

nao sei se fui claro

um abraço
rubenprom
Byte

Mensagempor Pask » 15 Jan 2007 18:40

RESPONDENDO AOS AMIGOS QUE ENVIARAM SUAS AJUDAS:

Com relação a ligar a placa independentemente do magnetron foi a primeira coisa que eu fiz. Já fiz tudo que vocês possam pensar para tentar resolver o problema. Testei e troquei todos os diodos, transistores, capacitores cerâmicos, micro, AN6752, etc. Só falta trocar o trafo que alimenta a placa e os dois relés!
Em relação ao micro estar vazio, eu o comprei diretamente de uma autorizada da Panasonic. O micro original mesmo. É impossível ele estar vazio, até porque, eu consigo realizar todos os comandos via teclado como ajustar o relógio que funciona normalmente, selecionar a potência, tempo de cozimento, chaos-defrost, pipoca, etc. O que está acontecendo é que, por exemplo, programando um tempo de cozimento qualquer e pressionando o botão LIGAR, o relé arma e desarma e o display volta a condição inicial (88:88) mas não fica travado! É como se ele sofresse um reset nesse momento.
Quando eu instalo a placa no forno e faço as conexões, eu programo um tempo qualquer, pressiono LIGAR, a ventoinha dá um giro, a lâmpada interna acende e o magnetron começa a funcionar - mas tudo isso somente por "1 segundo" - em seguida tudo desarma e o display mostra 88:88.
Alimentando também a etapa de potência diretamente sem a placa de comando, tudo funciona bem. Portanto, não há problema nesses componentes. Um copo com água dentro do forno aquece-se mais de 12°C em apenas 1 minuto de exposição às microondas.
Cheguei a uma conclusão: quando eu fui trocar o micro, eu acredito que os capacitores eletrolíticos da placa estavam carregados com tensões como: 5V, -24V, 32V e 18V. Eu retirei o micro defeituoso e soldei o novo (SMD) de muitos pinos. Acredito eu que no momento que os pinos do novo micro tocaram as trilhas da placa, a tensão armazenada nos capacitores descarregaram sobre ele sem que eu percebesse. Então, eu o soldei normalmente mas ele já estava danificado. Não vai compensar continuar este conserto!
Detalhe: Em relação ao reset maluco do micro, eu já alimentei a placa com a tensão de 5V de uma fonte externa e não adiantou. Também testei os dois eletrolíticos mais importantes da placa (220uF e 470uF) que estão perfeitos!

Pask.
Pask
Word

Mensagempor wil » 15 Jan 2007 19:30

Pask,

Por acaso, você já testou a placa com um outro teclado de membrana?

Wil
wil
Nibble

Mensagempor Pask » 15 Jan 2007 20:12

O teclado de membrana é apenas um botão NA que quando é pressionado se fecha. A diferença para um botão mecânico comum é que o botão é feito com trilhas de grafite impressas num plástico especial. O teclado de membrana foi trocado por um novo. Além do mais, simulei também o acionamento do botão LIGAR curto-circuitando dois terminais do conector do teclado diretamente na placa e deu na mesma. O teclado realmente não é o culpado! Que dilema, hein...!!! :cry:

PASK.
Pask
Word

Mensagempor brasilma » 15 Jan 2007 21:39

A impressão que dá é que o circuíto está resetando, será que o magnetron, relé, ou alguma outra coisa acionando neste momento não estão em curto?

Será que a fonte não está com problema, e quando é requerida um pouco mais de corrente para acionar o relé a tensão cai?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fenix3 » 16 Jan 2007 00:09

Ja trocou os capacitores da placa, pode ser que algum deles `ABRIU`, mas tambem existe a possibilidade do micro estar com defeito no programa, ou ate nele proprio!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Pask » 16 Jan 2007 13:39

PARA TODOS QUE TENTARAM ME AJUDAR:

Caros amigos, é com grande alegria que lhes informo que já resolvi o problema do microondas. Sabem o que estava acontecendo? Como eu disse, eu troquei o micro por outro novo e na ressoldagem do novo micro um dos pinos ficou desligado da sua trilha na placa. O interessante é que olhando visualmente ele parecia estar ligado. No entanto, quando fiz o teste de continuidade com o multímetro entre o pino e a trilha próxima dele, percebi que o mesmo estava desligado. Refiz a sua solda e agora o forno está funcionando perfeitamente bem. Obrigado e valeu!

Pask.
Pask
Word

Mensagempor phophollety » 17 Jan 2007 22:48

Ótimo, agora que o microondas funciona, quando vai sair aquele almocinho especial para testarmos como ficou a máquina?
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Circuitos Diversos