Efeito de som...

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor vtrx » 30 Jan 2011 20:34

Mais ou menos R$ 220.00 fora envio etc.
Da para cobrir e muito isto...
Mas não sei nada destes controles para aeromodelo.
vtrx
Dword

Mensagempor EvandrPic » 30 Jan 2011 20:46

vtrx escreveu:Mais ou menos R$ 220.00 fora envio etc.
Da para cobrir e muito isto...
Mas não sei nada destes controles para aeromodelo.

O que você pretende fazer com essa placa?

Se for aplicação com aeromodelo, você vai controlar por PWM.
Se não for pra aeromodelo, acredito que seja da mesma forma.
O que o receptor do rádio do aeromodelo informa aos servos é um padrão em PWM. Nesse caso do som de motor, a variação do som ocorre tendo como referência o mesmo padrão PWM necessário para posicionar um servo comum.
Em aeromodelos elétricos, até a rotação do motor segue o mesmo padrão de controle por PWM dos servos.
EvandrPic
Dword

Mensagempor ribeiro220 » 18 Mar 2011 11:56

Guri Enviada: Dom Jan 30, 2011 7:40 pm Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Caro colega,

Bom tudo depende de como será seu hardware,

O mais simples a se fazer, teria duas hipóteses:

1° Gravar o som do tipo de motor desejado numa eprom e ler essa eprom paralela na mesma frequencia da amostragem original através de um relogio interno com base na interrupção.

2° Gravar o som numa 24lc256 (numa taxa de 22khz acho ideal para o tipo de som, dá para reproduzir varios outros sons com muito boa qualidade) e quando quando o pic inicializar já irá transferir o wave contido na 24lc para uma ram ou flash externa (ram 62256 ex.).

Para reproduzir o som, você faz um conversorzinho desses r2r 10kx20k e envia para um buffer ativo com um filtrinho só para reduzir o chiados da quantização.

Para o acelerador eu usaria o A/D do pic para ler um POT e iria enviando a leituras para aumentar ou reduzir o tempo de amostragem. Ou eu faria varias amostragens e dependendo da leitura do POT chamaria uma wave...

Amigo,se voce entendeu o que o Guri citou acima,eu partiria para esse lado :D
Esse guri manja(e muito) de sons........
Um abraço
ribeiro220
Bit

Mensagempor evertonsilva » 12 Abr 2011 20:03

Boa noite!!

Desculpe a demora em dar notícias.
Ainda estou "brincando" com as possiblidades.. vou postar os testes assim q possível!

Agradeço mto as respostas mais uma vez.

Queria mais umas horinhas no dia.. 24h ta osso rsss... agora com dois empregos complicou um pouco mais.

Esse módulo eh mto bacana tb... e "Gravar o som numa 24lc256 (numa taxa de 22khz acho ideal.." é em cima dessa idéia que estou trabalhando.

Enfim, assim que possível retorno, abraços.
Tom.
evertonsilva
Bit

Mensagempor MOR_AL » 13 Abr 2011 20:43

Acho que a idéia de ver a forma de onda no osciloscópio é uma boa, se quizer manter o projeto simples.
1 - O som do motor é periódico. Logo só precisa conhecer os dados de um período. Acelerar, seria apenas exteriorizar estes dados de modo mais rápido.
2 - Digamos que um período de sua onda possa ser obtida com 10 amostras dela. Coloque a onda na tela do osciloscópio, de modo que ela ocupe cerca de 5 quadrinhos verticais (dez seria ótimo). Esqueça o nível cc. Que um período ocupe dez quadrinhos horizontais. Atue no ajuste contínuo do ganho.
Divida o período por dez. É o mesmo que ler o valor a cada traço vertical do osciloscópio.
Meça a amplitude do sinal em relação ao primeiro quadrinho horizontal.
Não precisa medir a tensão, apenas medidas relativas. Ex. 0,2 quadrinhos, 1,5 quadrinhos, 8,4quadrinhos, etc.
Como o máximo dá 10 quadrinhos, então divida os valores obtidos por 4 e multiplique-os por 100. Aí você terá valores entre zero e 250.
Cada valor medido assim é guardado em um byte.
Para reproduzir, exteriorize a sequência dos dez bytes em uma porta. Na saída coloque um conversor DA simples, do tipo R, 2R. Ao final coloque um amplificador operacional com ganho 1 para as frequências de áudio e zero para cc. É um passa-alta simples de primeira ordem, com frequência de corte em 20Hz.
A rapidez com que os valores são exteriorizados dá a sensação de velocidade constante, aceleração ou frenagem.
Faça isso para outras ondas.
Deve ficar bem simples a ponto de poder fazer isso em um piczinho qualquer.
Mas atenção. A medida que aumentar o número de amostras começa a aparecer a limitação da velocidade do pic.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para PIC