Ajuda com circuito amplificador

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor ÁgioFelipe » 23 Abr 2011 08:10

Observei o som sem fazer essas últimas alterações propostas por você, e estava muuuito distorcido.

Sobre essas últimas alterações, tentei logo fazer a de número 6, para ver se os transistores paravam de esquentar, desfiz a conexão na junção D2/D4 com o falante coloquei o resistor como no esquema q vc postou, os transistores esquentaram umas 30 vezes mais.
Usei um resistor de 100R, pois não tinha em casa um de 68.

Estou pensando em tomar outro rumo e queria sua opinião,

1 - Posso partir para uma abordagem mais detalhada, eu levava o ampli para o meu trabalho e lá poderia observar com um osciloscópio e postaria para que vc me ajudadesse.

2 - Partiria para um novo projeto, incluindo o pré-amplificador, pegaria algum esquema na net e aproveitaria somente a carcaça da caixa e o falante.

O que acha?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor MOR_AL » 23 Abr 2011 14:45

Bom.
Observei o som sem fazer essas últimas alterações propostas por você, e estava muuuito distorcido.
A simulação mostrou isso.
Sobre essas últimas alterações, tentei logo fazer a de número 6, para ver se os transistores paravam de esquentar, desfiz a conexão na junção D2/D4 com o falante coloquei o resistor como no esquema q vc postou, os transistores esquentaram umas 30 vezes mais.
Usei um resistor de 100R, pois não tinha em casa um de 68.

Coloque um trimpot de 1k em paralelo com D4. Aí você vai ter ajuste da corrente nos transistores de saída.... Mas, fora este seu teste rápido, é necessário fazer todas as alterações. A forma de onda ótima que obtive na simulação foi em função de todas as alterações, não apenas da que você fez.
1 - Posso partir para uma abordagem mais detalhada, eu levava o ampli para o meu trabalho e lá poderia observar com um osciloscópio e postaria para que vc me ajudadesse.

2 - Partiria para um novo projeto, incluindo o pré-amplificador, pegaria algum esquema na net e aproveitaria somente a carcaça da caixa e o falante.

O que acha?

Se eu estivesse em seu lugar, faria o seguinte:
1 - Manteria o circuito original, trocando todos os semicondutores, apesar de nos testes que fizemos não apresentarem algo inesperado.
2 - Tentaria alterar o circuito para o que eu simulei e deu certo. Na prática deve ser necessário algum ajuste. Até aqui o investimento de tempo e dinheiro é pouco.
3 - Tentaria um circuito sabidamente que funciona. Este precisaria de novo PCB.

Em amplificadores, normalmente há um ajuste da corrente quiescente nos transistores de saída. Às vezes é um trimpot, outras é um transistor com um trimpot. Se você vai partir para a montagem de um circuito novo, escolha um que possua um ajuste com transistor e trimpot.

Por mais que a gente tente, fica difícil ajudar apenas virtualmente. Parece que tem que ser uma ajuda presencial.
Fico preocupado em saber que você vai investir tempo e dinheiro em uma montagem e que vai depender de minhas dicas via internet.
Já projetei e montei diversos amplificadores desse tipo. Todos precisaram de pequenos ajustes. É praticamente impossível projetar e funcionar de primeira. Sempre terão ajustes. Realmente tenho o conhecimento para projetar e consertar esses amplificadores, mas nunca fiz algo como agora. Mantidas as proporções, é o mesmo que diagnosticar um paciente pela net. Não deve sair boa coisa.
Quanto a montar um da net. Tenho minhas dúvidas. A menos que diversas pessoas tenham montado e postaram resultados positivos.
... Mas pode contar comigo.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos