Moderadores: 51, Renie, gpenga
lellis escreveu:
o próprio efeito do sinal de comparação vai fazer o chaveamento, é isso?
Sim, mas não tem portadora definida...
o tip aquece muito? usou dissipador?
Depende da corrente, eu uso dissipador para 3,5A.
um fet não seria melhor?
Sim, um IRF9540 é melhor.
o que define a frequencia mesmo?
Não tem uma frequência definida. A histere, carga e tensão de entrada deixar a frequência variando.
neste caso como definiu o indutor?
No chute.
quem sabe uma realimentação negatica e um capacitor (ou RC) entre saída e entrada (-) pudesse dar algum resultado melhor?
Eu pretendo mudar o circuito. Colocar um ampop com oscilador de 20Khz. na base do transistor de potência. Nele eu o resistor de base do transistor de passagem e ligo a saida dos dois comparadores que matam o ciclo do oscilador quando a tensão ou corrente excedem o valor que eu quero.
mas é pra controlar o pwm!!! (Aquino manezão!!!!!!)
O meu ficará pwm depois dessa alteração, vou montar quando voltar de Porto Alegre.
obrigado!
lellis escreveu:olás
estou neste momento brigando com um projeto semelhantíssimo ao vosso. é uma fonte de corrente para lampada de leds. O circuito é muito tradicional. mosfet canal n chaveando um trafo e os leds na saída. a briga é o trafo. Seria possível identificar se há saturação no núcleo olhando a onda com oscliloscópio? Sim. Ocorre uma deformação. como seria sua deformação? O núcleo do elemento ferro-magnético satura. o que seria saturação de núcleo? A saturação ocorre quando a seção transversal do núcleo ferro-magnético fica saturada (não comporta mais) fluxo magnétido. Uma necessidade maior de fluxo, faz com que este seja percorrido pelo ar. Como sabemos, uma bobina com núcleo de ar tem indutância bem menor que uma com núcleo de ferrite, com o mesmo número de espiras. ela causa aquecimento? Sim. O valor do indutor permanece, porém o fluxo extra cria um indutor equivalente, em paralelo, de menor valor. Isso causa um aumento da corrente no circuito, tendendo a queimar o elemento de potência. A medida que a frequência aumenta, e o funcionamento do núcleo com valores de densidade de campo magnético (B) próximo ao "joelho" da curva BxH, começa a aumentar as perdas no núcleo, isso causa aquecimento. como ajustar e otimizar? Isso dá trabalho. É mais fácil recalcular o indutor ou transformador. Mas basicamente, aumenta-se o tamanho do núcleo. O problema é que se aumentar demais fica anti-econômico. Só o cálculo fornece o caminho seguro para se chegar ao ótimo ( err ...ao bom). a frequencia sou obrigado a seguir a do chip de controle. Alguns chips (poucos) possuem algumas frequências fixas mas na maioria pode ser ajustada. Tem que olhar no manual. .uns 35khz. É um valor normal. Mas tem que se preocupar com a montagem da PCI. O ruído gerado não é pequeno e pode provocar problema no cirrcuito de controle. leds = 20W e 64V o conjunto. Se eu postar as formas de onda voce pode diagnosticar pra mim? Sim. Desde que venha acompanhada com o diagrama esquemático. A forma de onda mais interessante seria de corrente.
legal seu circuito aquino.....
obrigado!
Jorge_Francisco escreveu:Chegaram os indutores. Pedi 50 peças!!!
Especificação:
180uH
3A
Toroidais
São pequenos.
Comprei na Magmattec mesmo. Se alguém quiser pequenas quantidades me avisa que envio, desde que pague o valor do indutor + frete, hehehehe.
Abraços,
Jorge.
MOR_AL escreveu:Jorge_Francisco escreveu:Chegaram os indutores. Pedi 50 peças!!!
Especificação:
180uH
3A
Toroidais
São pequenos.
Comprei na Magmattec mesmo. Se alguém quiser pequenas quantidades me avisa que envio, desde que pague o valor do indutor + frete, hehehehe.
Abraços,
Jorge.
Jorge.
Já testou, ou sabe como testá-los.
Tem um tópico aqui que mostra como fazer.
Dê uma pesquisada.
Coloque uma foto dele junto com uma régua.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL escreveu:Jorge_Francisco escreveu:Chegaram os indutores. Pedi 50 peças!!!
Especificação:
180uH
3A
Toroidais
São pequenos.
Abraços,
Jorge.
Jorge.
Já testou, ou sabe como testá-los.
Tem um tópico aqui que mostra como fazer.
Dê uma pesquisada.
Coloque uma foto dele junto com uma régua.
[]'s
MOR_AL
Jorge_Francisco escreveu:Montei em um protoboard o regulador com o indutor novo. Queimei 4 reguladores,hehehehe. E o dedo,PQP!!!
Com uma entrada de 12Vcc no regulador obtive 8Vcc na saída e até 1,9A.
Se a sua carga é de 3,3 Ohms, então deram 2,4A.
Com uma entrada de 24Vcc no regulador obtive...sei lá, torra tão rápido que não deu para medir...
Não cheguei a observar tanto o ruído, mas a princípio aumenta com a corrente, mas não passa de 200mVpp.
É isso, amanhã eu torro mais reguladores,hehehehe!!!
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante