PWM Trifasico preciso de Ajuda

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PWM Trifasico preciso de Ajuda

Mensagempor edu.refrig » 16 Jan 2007 10:58

Estou tentando fazer um inversor de frequencia pra meu propio uso
mas o que ta pegando é fazer a defazagem ou sejá o atrazo do disparo entre uma fase e outra.Alguem pode me explicar como fazer isto estou programando em C.

Eduardo Dias
edu.refrig
Bit

Re: PWM Trifasico preciso de Ajuda

Mensagempor andre_luis » 16 Jan 2007 11:16

O PIC só tem 2 saidas PWM.

Dependendo da frequencia de chaveamento necessária, ou se o uC do seu inversor não será sobrecarregado com outras funcoes, voce pode implementar via firmware, sem uso do modulo de HW.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor proex » 16 Jan 2007 11:52

O pic 18F1330 possui 6 canais de PWM. Vc pode configura-los para trabalhar aos pares (onde uma saida é o complemento da outra).
proex
Dword

Mensagempor edu.refrig » 16 Jan 2007 11:58

Ele é Trisafico e vou usar outras funçoes sim e aproposito estou usando o PIC16F877
edu.refrig
Bit

Mensagempor andre_luis » 16 Jan 2007 13:34

US$2.14 ,só ?
Pena que tenha somente 28 pinos....muito bom saber que tem um PIC com esta capacidade em HW.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Andremp » 16 Jan 2007 15:09

eu tentei fazer isso algum tempo, mas nao deu pra testar na época, logo que tiver um osciloscopio devo testar novamente e fazer alguns calculos que faltavam.
Minha idéia é a seguinte, usei 2 timers e 3 pinos, o primeiro timer controla a subida o segundo a descida da onda.
O tempo do timer (frequencia da onda) é igual para os dois a única diferença é que o segundo timer é disparado com uma diferença de tempo do primeiro (duty cicle).
Cada timer tem uma variavel proxpino associada a ele, inicialmente com valor referente ao pino 1.
Assim quando houver a interrupcao do primeiro timer a funcao dele é colocar em nível alto o proxpino e atualizar a variavel com o proximo pino da sequencia(sendo a sequencia pinos 1,2,3 e do 3 volta para 1) , enquanto o segundo timer faz o mesmo só que ele coloca em nivel baixo o pino referente a proxpino.
Então para mudar o duty cicle é preciso aumentar a distancia entre o tempo do timer que faz subir do que faz descer o nivel lógico, aí que vem uns pepino porque os timers não são iguais tem divisoes diferentes, e com o tempo criam uma defasagem, outro problema acontece quando o momento de subida está próximo ao de descida e pode acontecer de ele subir ou descer em um momento nao previsto no código devido a defasagem dos timer... tudo contornavel no código, no final podes escrever uma funcao de como deve se comportar o duty cycle (ou usando uma tabela na memoria que te garante valores mais estáveis) e o x da funcao sendo dado pela entrada AD.
É F*** ainda nao terminei nem vou mecher agora mas sei que é possivel, tem uma solucao pronta na revista saber com dspic, até ia tentar mas nao achei um cristal igual aquele e por isso nao funciono nada direito, além de ter queimado 2 componentes pro controle de corrente que pede no circuito da revista R$50, ai ... dai fico em uma solucao analógica pro protótipo por enquanto.
Andremp
Bit

Mensagempor MOR_AL » 16 Jan 2007 18:05

Olá edu.refrig.

A parte externa ao PIC é bem indigesta. Tenho livros sobre o assunto e não é mole não. Com o inversor atuando sobre cargas puramente resistivas (que normalmente não acontece), há problemas com o transformador ou reatores ao final de uma condução do dispositivo que chaveia (MOSFET, transistor, SCR, Triac, IGBT, etc) e início da condução do dispositivo seguinte. Certamente são necessários snubbers com valores dos componebtes corretos, pois há um compromisso entre redução da energia entre comutações e tensões envolvidas. Será preciso um bom osciloscópio com pelo menos dois canais, não sendo demais um com memória. Dependendo da fonte de alimentação, é necessário um isolamento galvânico com o osciloscópio. Uma ponteira de corrente (efeito hall) para análise da corrente de condução, juntamente com a monitoração da tensão nas chaves é imprescindível.

Ao final vem a teoria para chegar-se às formas de onda corretas, que poupem as chaves e elevem a eficiência.

Seguem algumas referências:

1 - THORBORG, Kjeld - Power Electronics – Prentice Hall International Ltd.
2 – MILLER, T. J.E. - Reactive Power Control in Electric Systems – John Willey & Sons
3 – DEWAN, S.B., SLEMON, G.R., STRAUGHEN, A. – Power Semiconductor Drives - John Willey & Sons
4 – WILLIAMS, B.W., - Power Electronics Devices and Applications – Macmillan Education LTD, London

Talvez seja melhor optar por algo pronto. Procure na internet, nos sites dos fabricantes que você garimpa alguma coisa.

Muito boa sorte.

MOR_AL

PS - Geralmente o trabalho é tanto ... e custoso, que só vale a pena fazer se for explorado comercialmente ou for trabalho de fim de curso de faculdade.
MOR_AL
Dword

Mensagempor Pask » 16 Jan 2007 19:15

Meu amigo, vc poderia tentar a seguinte solução: não usar o canal PWM do PIC e sim fazer a programação do modo, digamos, mais trabalhoso para conseguir 3 formas de onda defasadas de 120° e com ajuste do ciclo ativo. Vc utilizaria 3 saídas do PIC e cada uma delas teria uma forma de onda retangular com período de 16ms e defasada de 120° das demais.
Para calcular o tempo de defasagem, considere que 360° (um ciclo completo) equivalem a 16,7ms - para uma freq. de 60Hz - e faça uma regra de três que ficaria, mais ou menos, assim:

FASE 1: começa em 0ms (0°);

FASE 2: começa em 5,33ms (120°);

FASE 3: começa em 10,67ms (240°);

Então, após gerar as 3 formas de onda devidamente defasadas como explicado acima, vc poderia implementar o controle do seus ciclos ativos ou o famoso PWM sem usar módulo interno do PIC.
Será que ajudei?

Pask.
Pask
Word

Mensagempor edu.refrig » 16 Jan 2007 20:30

Obrigado Pask
Estou começando a me situar a tu ideia
Mas como chegou a 5,33ms e 10,67ms

Valeu!!
edu.refrig
Bit

Mensagempor Andremp » 16 Jan 2007 21:01

acho que era pra ser 5,57
360° --- 16,7
120° --- x

x = 5,566666
Andremp
Bit

Mensagempor Pask » 17 Jan 2007 07:44

Realmente eu cometi algum engano quanto aos valores do cálculo anterior. Então, fazendo a regra de 3, fica assim:

360° ---- 16,7ms
120° ---- x -> x=5,6ms

360° ---- 16,7ms
240° ---- y -> y=11,1ms

Veja que somando x+y você encontra 16,7ms.

(A) 0° -> 0ms
(B) 120° -> 5,6ms
(C) 240° -> 11,1ms

Estas são as defasagens temporais entre as formas de onda.
Para o PWM faça outra regra de 3. Por exemplo: considere um ciclo ativo de 30% para qualquer uma das fases acima. Então...

16,7ms ---- 100%
x ---- 30% x -> 5ms

O que isto quer dizer? Significa que para a fase corresponde ter um ciclo ativo de 30%, a sua parte em nível lógico alto deverá durar exatamente 5ms e a sua parte em nível lógico baixo deverá ser de
16,7 - 5 = 11,7ms!
Para qualquer outro ciclo ativo faça o mesmo cálculo e gere os tempos correspondentes para cada fase através do TMR0 ou TMR1 do PIC.

Pask.
Pask
Word

Voltar para PIC