Estimação da vida útil restante de uma bateria automotiva ?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Estimação da vida útil restante de uma bateria automotiva ?

Mensagempor andre_luis » 12 Mai 2011 21:30

Pessoal

Alguem conhece alguma regra de cálculo para isso ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 13 Mai 2011 08:16

Cara tem um negocio sério sobre isso ai viu.

Toda minha vida eu soube que.
12.8V = 100%
10.5V = 0%

O que estiver acima de 12.8 é considerado ainda 100%...

hoje mudou muito tudo isso ai, a forma construtiva etc. E o que os fabricantes informam não bete com o real testado.

Mais por praxe tome isso ai encima como referencia.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor proex » 13 Mai 2011 08:30

No mercado de no-breaks adota-se 10,5 ~ 10,7 como ponto para considerar a bateria descarregada e desligar ou dar bypass no mesmo.

Continuar usando a bateria abaixo desse ponto, começa a comprometer a vida util da mesma e a quantidade de recarga que ela pode suportar.

.
proex
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Mai 2011 08:58

Então pessoal

Me refiro á vida útil restante e não á carga restante...

Talvez eu não tenha entendido o raciocício de voces, mas por acaso esse valor de ~10v eu também reconheço como o limiar mínimo de carga na bateria, abaixo do qual uma recarga já começaria a danificar um pouco a bateria ( abaixo dessa voltagem a curva de descarga é acentuada e o ganho de autonomia é insignificante ).

Entretanto, o que quero mesmo saber é como avaliar a própria saúde da bateria. Tenho visto alguns métodos pra fazer essa estimativa ( o que mais encontro é o "SOC" ) baseados na comparação da curva de carga/descarga padão. Mas as próprias referencias mencionam que esse método não é inteiramente confiável.

Era disso mesmo que voces estavam se referindo ?
( tipo, essa regra que voces sugeriram é um maçete simplificado ? )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor proex » 13 Mai 2011 09:51

Para obter um método confiável teria que considerar a temperatura de trabalho da bateria, regime de trabalho de consumo de corrente pela carga , método de recarga etc.

Afinal o que vc deseja, saber se a bateria esta boa em um dado momento ?
proex
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Mai 2011 11:11

Então...o que preciso é avaliar se a bateria deve ser substituída ou não, segundo algum critério de avaliação da sua saúde ( em outras palaveras, saber se já atingiu seu ciclo de vida ).

Sei que o regime de carga/recarga afeta a vida-útil, mas sei também que é possível, em função do comportamento dinãmico da bateria e do estado atual, calcular sua 'saúde'.

O que preciso é de um método para avaliar se a bateria ainda possui a mesma capacidade nominal de fornecimento de energia, comparado á especificação original.

Realmente nos modelos que se tem visto, os 3 parametros principais considerados são :
> Corrente de descarga.
> Tensão de descarga.
> Temperatura da bateria.
Alguns métodos implementam uma lógica fuzzy inserindo os valores dessas tabelas-padrão numa base de dados e comparando depois, mas eu acho isso muito complicado. Não que não dê pra ser feito, mas é que preciso de uma estimativa aproximada e não tão precisa assim.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor MTC » 14 Mai 2011 16:45

André,

isso é um assunto de grande discussao na área da eletroquímica. O mais promissor resultado que tenho conhecimento baseia-se numa analise de "impedancia elertoquímica" das placas da bateria. Funciona muito bem em nivel de laboratório, onde se analisa as placas em bancada separadamente e eletrolito suporte diferente do meio ácido da bateria. Já vi estudos para expandir o conceito para estuda da bateria fechada. Aqui te da uma ideia do assunto:

www.inl.gov/technicalpublications/Documents/4027516.pdf
web.cecs.pdx.edu/~strom/.../state_of_art_battery_charge_determination.pdf

[ ]'s

MTC.
MTC
Byte

Re: Estimação da vida útil restante de uma bateria automotiv

Mensagempor andre_luis » 14 Mai 2011 19:39

olá MTC

Essa abordagem baseada na impedancia eu não conhecia. É um conceito interessante.

Entretanto o trabalho foi feito para baterias de Litium.
No final do documento diz que a aplicação para baterias automotivas é considerado como sugestão para trabalho futuro.

Um outro fato é que no caso em questão temos centenas de baterias já instaladas em campo ( dentro dos UPS ) e consequentemente o Hardware já está definido.

Esses UPS já monitoram todos os parametros necessários na maioria das metodologias ( temperatura / corrente / tensão ) e por isso tinha pensado em uma estimativa baseada nessas informações.

Mas valeu pela dica. Com certeza é uma idéia interessante principalmente por se poder obter o resultado rapidamente numa única medição; pois ao contrário de algumas das técnicas que tenho visto demandam o monitoramento por um longo período da bateria (~10hs) com uma corrente pré-determinada constante, o que é impos´sível de se obter no meu caso onde a carga tem um comportamento variado.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 14 Mai 2011 22:34

Capacidade Nominal

Capacidade atual

Amp / h

Isso se obtem com Carga Completa e

Descarga Corrente Constante , tempo

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor andre_luis » 15 Mai 2011 09:11

Djalma

O conceito já é do conhecimento como foi postado antes.
A questão como mencionado acima é saber como podemos determinar se a bateria está com as mesmas características originais e então quantificar isso. Algo tipo classificar entre BOA / MEDIA/ RUIM ou até mesmo numericamente ( de 0% a 100% ).

A propósito - tecnicamente - não vejo impedimento em se trabalhar com uma corrente "não-constante" se pudermos computar as coordenadas Ahxt ponto a ponto ( realizando...digamos uma integral no tempo ) e depois calcular o total de energia fornecida dentro de uma média de tempo quando a voltagem cair de um limite superior para um limite inferior. Creio que de certo modo isso representa uma capacidade de carga.

Entretanto não consegui imaginar uma regra de cálculo para fazer essa métrica da saúde da bateria e também não tenho certeza se essa abordagem acima realmente funcionaria.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 15 Mai 2011 13:33

Correto

A Integral da Carga ou da Descarga

Iá que são praticamentes iguais já que nessas Baterias a Resistência Interna é muito baixa
da ordem de mili-Ohms

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MTC » 16 Mai 2011 12:06

Oi André,

O princípio da análise AC, já é implementado em equipamentos comerciais:
http://batteryuniversity.com/learn/arti ... _batteries

Aqui tem mais 2 links, caso tenha interesse. O technote da Solartron é o doc que eu tenho impresso!!

http://www.korozja.pl/html/eis/technote31.pdf

http://www.telepower.com.au/INT95b.PDF

[ ]'s

MTC.
MTC
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos