SMS com pic (benq m22)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

SMS com pic (benq m22)

Mensagempor syscom1 » 10 Mai 2011 16:02

Ola pessoal.
Estou trabalhando com SMS com pic, utilizando o modulo gsm (benq m22).
EU ja consegui enviar uma mensagem (sms) do pic para um celular qualquer, agora gostaria de ler uma mensagem recebida, e apresenta-la no display lcd.
Bom não sou experte em comandos AT mais consegui enviar mensagem, agora, ler um sms ta muito dificil, nao compreendo os comandos AT descritos no datasheet para essa finalidade.
Estou utilizando o mikrobasic, pic18f2520, se alguem poder me ajudar ficaria muito grato. valeuu.
syscom1
Bit

Re: SMS com pic (benq m22)

Mensagempor andre_luis » 10 Mai 2011 21:46

syscom1

Quando voce disca para o número desse módulo ao menos recebe a mensagem RING no Modem ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor syscom1 » 11 Mai 2011 08:40

Ola, obrigado pela ajuda.
Bom, o meu modulo nao tem um pino especifico de ring, são apenas 5 fios que o modulo me solta. Mas respondendo sua perguntaacho que ele me solta um ring sim pq eu fiz um teste:

*FIQUEI PRESO NO LOOP PRINCIPAL LENDO A SERIAL, SE ALGUMA COISA CHEGA-SE PELA SERIAL, EU APRESENTARIA O VALOR RECEBIDO NO LCD, ENTÃO QUANDO EU MANDEI UM SMS PARA O NUMERO DO MODULO, ME APRESENTOU NO LCD O VALOR 255, BOM COMO DISSE NAO SEI BEM SE ESSE VALOR É O "RING" MAS É UM SINAL DE MENSAGEM RECEBIDA.
Obrigado mais um vez pela ajuda.
syscom1
Bit

Mensagempor andre_luis » 11 Mai 2011 08:56

Na verdade o RING a que eu me referia era no próprio dado recebido.
Uma vez que o módulo termina a negociação da modulação, entra no modo comunicação.

Estando então o Modem conectado á operadora, cada chamada que voce fizer pelo seu telefone para esse modem irá enviar RINGs consecutivos na mesma cadencia que o toque de um telefone comim ( Toca.....espera_uns_segundos.....Toca.....espera_uns_segundos.....etc.... )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor syscom1 » 11 Mai 2011 11:40

A entendi sobre o ring bom eu nao cheguei a verificar isso e acho que nem sei como fazer>

Eu teria que ficar lendo o tx do modulo e comparando com alguma valor???
Desculpe minha falta de experiencia.
syscom1
Bit

Mensagempor andre_luis » 11 Mai 2011 18:17

Não sabia que tava nesse ponto. Vamos lá...
Tem um esquema do circuito ? Ou diagrama geral de conexões ?

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor syscom1 » 12 Mai 2011 09:04

Caramba muito obrigado pela atenção, geralmente as pessoas do forum nao são assim valeu.
Vamos la essa é a foto da minha placa e do modulo benq m22, como vc pode ver a comunicação com o pi cé somente pela serial, o modulo ja é em TTL e como te disse antes com esse modulo eu consigo mandar sms para um celular qualquer só estou sofrendo na hora de reconheçer um sms recebido, ler esse sms e apresentalo em um lcd. Obrigado mais uma vez.Imagem
Imagem[/img]
syscom1
Bit

Mensagempor andre_luis » 12 Mai 2011 19:03

Então

Só um detalhe. O pessoal ajuda conforme a oportunidade e vontade.
Mas vamos ao principal...

1 ) Seria interessante voce conectar o TX no RX e enviar um byte de teste e ver se esse aparece no LCD.
2 ) Estando funcionando o RX+LCD...O que eu perguntei antes não ficou claro se voce já testou : Quando voce liga pro número do SIMcard aparece alguma coisa recebida ?
3 ) Hipóstese absurda mas...certifica se a taxa de Envio/Recepçao do módulo ( baud-rate ) não são iguais.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor EvandrPic » 13 Mai 2011 14:12

Sugiro que você faça testes antes com o Hypeterminal ou algo do gênero.
Depois que você conseguir fazer tudo o que pretende usando o hyperterminal, aí você passa pro firmware do PIC.
O hyperterminal vai te poupar tempo, já que tem alguns comandos ATs que você não está conseguindo fazer funcionar e provavelmente é por algum erro teu. No Hyperteminal você terá mais visibilidade do que está acontecendo. Existem comandos que retornam um código de erro ou o OK, o que facilita encontrar a solução.

PS.: Você deu a entender que não gostou da forma como o André te respondeu. O que ao meu ver foi uma resposta normal e provavelmente se deve ao fato de você não estar familiarizado com o ASM51.
O que você precisa entender ao pedir ajuda em um fórum é que:
- Você está pedindo ajuda, portanto o maior interessado deve ser você.
- Você precisa ser o mais claro possível para que possa receber a melhor ajuda.. Ex.> qual comando AT você usou e como você o usou e outros detalhes que você só postou depois que lhe foi perguntado. Nisso aí já se passaram 3 dias e meio.
- Nesse caso específico, você deveria postar o link do manual do teu módulo além do esquema elétrico (que você postou depois que foi pedido). Tudo bem, é só colocar no google. Então você coloca no google e posta o link do manual aquí no tópico.
É uma questão de facilitar para o pessoal aquí do fórum, para que eles possam te ajudar.
Quando se percebe uma falta de preocupação com os detalhes por parte de quem pede a ajuda, há um desisnteresse em ajudar também.

Uma outra coisa que irrita ( isso não é o seu caso), é o cara fazer uma pergunta hoje e só retornar ao topico 4 ou 5 dias depois. Aí ele só dá o feedback das sugestões 1 semana depois. Vejo muitos casos assim aquí no fórum... Isso demonstra que não há tanto interese no pedido de ajuda.
EvandrPic
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Mai 2011 14:25

EvandrPic escreveu:...Sugiro que você faça testes antes com o Hypeterminal...

Também pensei nisso.
Mas o Hiperterminal trabalha com padrão do barramento em RS-232; mas o módulo do colega aparentemente trabalha com TTL.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor syscom1 » 13 Mai 2011 15:02

Bom andre eu fiz os testes sujeridos por vc jump no rx e tx esta ok.
BAudrate tambem ta ok
QUANDO EU dico o numero do cartão sim no meu display aparece sempre 255, com relação ao hiperterminal na otestei ainda porque instalei o windws 7 e nao tem o hiper terminal tem outros terminaris que nao sei mutio bem mexer, mas testei no hercules terminal e tambem no terminal usart do meu compilador.

bom eu acho que a comunicação com o pic esta oq pq eu tenho que mandar comandos AT para o modulo para ele enviar uma mesnsagem que esta dentro do pic para um celular qualquer e isso ele ta fazendo.

OU SEJA O PIC ENVIAR OS COMANDOS AT REFERENTE A ENVIO DE SMS PARA O MODULO E O MODULO ESTA ENVIANDO O SMS PERFEITAMENTE.

COM RELAÇÃO AO Q SITOU O EVANDR, SICERAMENTE EM MOMENTE ALGUM TIVE IRONIA OU NAO GOSTEI DE SUAS RESPOSTAS NAO TENHO NEM IDEIA QUE ONDE ELE TIROU TANTA COISA PRA ME CHAMAR ATENÇÃO VAI ENTENDER KKKKKK, OBS MUITOOOOO PELO CONTRARIO EM UM DOS POSTS te elogiei com relação a atenção que esta dando ao meu problema pq em muitos foruns nao É ASSIM QUE FUNCIONA. OBS MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA HUMILDADE] DE SUA PARTE.
syscom1
Bit

Mensagempor EvandrPic » 13 Mai 2011 17:27

andre_teprom escreveu:
EvandrPic escreveu:...Sugiro que você faça testes antes com o Hypeterminal...

Também pensei nisso.
Mas o Hiperterminal trabalha com padrão do barramento em RS-232; mas o módulo do colega aparentemente trabalha com TTL.

+++

Isso não é problema...é só converter (MAX232)... e ainda vai perder menos tempo se usar um terminal no computador antes de ir pro PIC..
EvandrPic
Dword

Mensagempor syscom1 » 13 Mai 2011 17:33

Então amigo gabriel obrigado pela ajuda.
Eu para enviar um sms com esse modulo ja consegui fazendo pelo terminal do pc e tambem pelo pic, realmente para transmitir do pc para o modulo tive que usar max232 por conta do padrao rs232 e o modulo que esta em TTL.
Para enviar o sms pelo pq usei o hercules terminal e o terminal usart do meu compilador mikrobasic e tambem via pc como via pic consegui enviar um sms.
Mas na hora de ler é um drama, segundo o datasheet do modulo me parece que os dados estao em 7bits e nao em 8 como padrao sei que tem como mudar isso mais nao to entendendo os comandos at que tenho que fazer isso para ler esses dados.
syscom1
Bit

Mensagempor EvandrPic » 13 Mai 2011 17:45

syscom1 escreveu:Bom andre eu fiz os testes sujeridos por vc jump no rx e tx esta ok.
BAudrate tambem ta ok
QUANDO EU dico o numero do cartão sim no meu display aparece sempre 255, com relação ao hiperterminal na otestei ainda porque instalei o windws 7 e nao tem o hiper terminal tem outros terminaris que nao sei mutio bem mexer, mas testei no hercules terminal e tambem no terminal usart do meu compilador.

bom eu acho que a comunicação com o pic esta oq pq eu tenho que mandar comandos AT para o modulo para ele enviar uma mesnsagem que esta dentro do pic para um celular qualquer e isso ele ta fazendo.

OU SEJA O PIC ENVIAR OS COMANDOS AT REFERENTE A ENVIO DE SMS PARA O MODULO E O MODULO ESTA ENVIANDO O SMS PERFEITAMENTE.

COM RELAÇÃO AO Q SITOU O EVANDR, SICERAMENTE EM MOMENTE ALGUM TIVE IRONIA OU NAO GOSTEI DE SUAS RESPOSTAS NAO TENHO NEM IDEIA QUE ONDE ELE TIROU TANTA COISA PRA ME CHAMAR ATENÇÃO VAI ENTENDER KKKKKK, OBS MUITOOOOO PELO CONTRARIO EM UM DOS POSTS te elogiei com relação a atenção que esta dando ao meu problema pq em muitos foruns nao É ASSIM QUE FUNCIONA. OBS MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PELA HUMILDADE] DE SUA PARTE.

Realmente interpretei errado... achei que você tivesse sido irônico quando se referiu aos outros fóruns não serem assim... :roll:

Não sei como é nesse teu módulo, não vi o link do datasheet dele... mas ele deve ter duas opções quanto a leitura dos SMS:
Uma opção é você receber pela serial o SMS conforme ele for chegando e a outra você vai na posição da memória interna do módulo onde os SMS ficam salvos e lê a mensagem... Há um limite para a quantidade de mensagens salvas no módulo e obviamente e você deve ir deletando conforme puder descartar essas mensagens.

Pra receber direto pela serial você que setar um parâmetro por comando AT para que isso ocorra... (não sei se isso é padrão mas acredito que sim)...
EvandrPic
Dword

Mensagempor EvandrPic » 13 Mai 2011 18:00

syscom1 escreveu:Então amigo gabriel obrigado pela ajuda.
Eu para enviar um sms com esse modulo ja consegui fazendo pelo terminal do pc e tambem pelo pic, realmente para transmitir do pc para o modulo tive que usar max232 por conta do padrao rs232 e o modulo que esta em TTL.
Para enviar o sms pelo pq usei o hercules terminal e o terminal usart do meu compilador mikrobasic e tambem via pc como via pic consegui enviar um sms.
Mas na hora de ler é um drama, segundo o datasheet do modulo me parece que os dados estao em 7bits e nao em 8 como padrao sei que tem como mudar isso mais nao to entendendo os comandos at que tenho que fazer isso para ler esses dados.

Hummm, como não vi o LINK do DATASHEET do teu módulo então as deduções vão mais lentas...

Existem dois modos para enviar e receber mensagens curtas, o modo de TEXTO e o modo PDU (Protocol Description Unit). A aplicação deverá permitir a selecção do modo de envio, Texto ou PDU.
Verifique se não é isso.

Alguns celulares e módulos só trabalham no MODO TEXTO

O serviço de mensagens curtas é perfeitamente definido nas normas GSM 900/1800/1900, (para a realização da aplicação é mandatório consultar a norma GSM Technical Specifications GSM 07.05). Uma única mensagem pode ter até 160 caracteres de texto, se for codificada em 7 bits ou 140 caracteres se for codificada em 8 bits. Os 140/160 caracteres podem compreender números ou combinações alfanuméricas. As mensagens curtas também suportam mensagens não baseadas em texto (formato binário).
http://w3.ualg.pt/~rmarcel/TP4.pdf
EvandrPic
Dword

Próximo

Voltar para PIC