Iniciando em AVR

Software e Hardware para ATMEL

Moderadores: 51, guest2003, brasilma

Mensagempor rubenprom » 18 Jan 2007 10:34

Esse é problema do WINDOWS, aqui na empresa compramos um conversor USB-SERIAL e nunca foi utilizado, pois o Sistema Operacional nao reconhecia o driver, mas com outros conversores funcionava, depende de como se configura. As vezes sao pequenos detalhes. Eu tou montando o mesmo gravador. Qualquer informação vou postar aqui no forum. O Helton comentou que o gravador que ele montou, funcionou.
rubenprom
Byte

Mensagempor helton » 18 Jan 2007 12:27

então, como eu mencionei...

não testei no windows 2000, nem no windows 98...
o que eu fiz para funcionar no windows XP

1º-Confirmar se a montagem está igual ao esquemático, alias, eu coloquei apenas 1 diodo na alimentação...
2º - Coisas do winXP: eu estou usando-o SP2...ultima atualização ( windows original )...
3º - eu baixei o seguinte pacote no site:
avr910_usb_programmer.files.ver.1.04.rar, e instalei o driver que vem junto ao arquivo compactado: prottoss.avr910.usb.inf ( clique com o botão direito e peça para instalar ).
4º agora...ligue o cabo USB no PC...além de ligar seu protótipo, vai aparecer AVR901 USB...blablabla...e vai pedir para instalar o driver...
5º procure manualmente o driver...instale...clique em "Continuar mesmo assim"...e pronto...
6º - é só configurar a porta serial que a USB está utilizando ( virtual com ) em: AVR910 USB Programmer-> Properties> Parameters of port-> In addition-> Number of COM-port

eu usei o AVRProg , e funcionou muito bem, gravei atmega64 e atmega8...ambos funcionaram muito bem...e rápido também
Helton Marques
"Priorize as Prioridades"
helton
Byte

Mensagempor rubenprom » 18 Jan 2007 13:14

Valeu Helton pela Dica, nao tive mesmo tempo de montar esse esquematico, que me pareceu bem simples. Sobre os outros Sistemas Opercaionais que nao funcionam, acho muito bom ja funcionando no XP. É alguma coisa, pior do que nada. Tb achei como montar no sistema Linux, porem perdi os endereços. Valeu

Ruben
rubenprom
Byte

avr910

Mensagempor silverbolt » 18 Jan 2007 16:43

rubenprom escreveu:Valeu Helton pela Dica, nao tive mesmo tempo de montar esse esquematico, que me pareceu bem simples. Sobre os outros Sistemas Opercaionais que nao funcionam, acho muito bom ja funcionando no XP. É alguma coisa, pior do que nada. Tb achei como montar no sistema Linux, porem perdi os endereços. Valeu

Ruben

Uma coisa achei estranho no meu P-4 na usb.
quando eu conecto o meu conv. usb-> serial aparece na hora Symphony USB Adapter 1.0.
Quando coloquei esse AVR 910, ele não coloca esse nome todo não, apenas indica que tem um novo hardware na USB.
Vou tentar em outro PC com XP.
Em todo caso, vou re-gravar o firmware.
Depois posto noticias.
Symphony Robotica
gravador usb, icd2 PIC, AVR e ARM.
Distribuidor BASCOM no Brasil.
www.roboticafacil.com.br
Locação de robos para eventos
www.symphony.com.br
silverbolt
Byte

Mensagempor sandrini » 01 Fev 2007 15:16

Uma coisa que é interessante ressaltar no AVR 910 USB Programmer é a escolha da porta serial, uma vez que o AVRProg só "Lê" informações nas portas de COM1 à COM4.
Bem, ajustando a minha porta para COM4, o AVRProg aceitou e abriu, ele parece que faz a leitura, mas quando vou gravar dá uma mensagem que falhou a programação.
Eu não sei se isso tem influência, mas coloquei 2 resistores de 75R no lugar dos R1 e R2 que são de 68R... mas creio que não haja problemas quanto a isso senão o AVRProg não funcionaria, certo?
Alguém pode me dar uma dica do que pode estar acontecendo... já revi o ccto. várias vezes....
Outra coisa... eu não alterei os fuses high, deixei como estão... pelo que entendi no site http://pinokio3000.narod.ru/my_designs/AVR910_USB_Programmer_eng.htm
não é necessário alterar nenhum fuse high... os meus fuses low estão assim 11101111 (0xEF).
Obrigado.
sandrini
Nibble

Mensagempor sandrini » 02 Fev 2007 08:29

Bem... consegui fazer tudo funcionar...
Na realidade, estou começando a programar com o AVR e tenho apanhado um bocado dos "fuses"... tanto é que "travei" dois atmega8...
Assim que tive um tempinho aqui, parei e reli os datasheets deles e consegui chegar a algumas conclusões de como configurar os fusíveis.
Agora, pelo menos não vou mais travar nenhum AVR... :-) Agora, vou montar o HVProg para ver se consigo destravar os componentes.
sandrini
Nibble

Nova versão do AVR Studio 4

Mensagempor Maurício » 08 Mar 2007 15:47

Salve, pessoal.

A Atmel já está disponibilizando a nova versão do seu debugger, o AVR Studio.
Agora, na versão 4.13.

http://www.atmel.com/dyn/products/tools ... ol_id=2725

Tou usando ela aqui, mas ainda não ví quais foram as mudanças, a não ser no visual.
Continua bem funcional, mas, os bugs de sempre, ainda continuam lá ( acompanhamento de variáveis, principalmente ), mas, por se tratar de um produto totalmente FREE, essas "picuinhas" dá pra resolver de outras formas.

Parece que está bom.
Vamos testar mais.

Recomendado.

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor RobL » 08 Mar 2007 17:22

A ferramenta para editar o source e debugar é o IDE Algorithm Builder.
Usar essa ferramenta é como se nós tivéssemos uma biblioteca totalmente pronta com macros e mais macros , com eficiênica máxima.
Por exemplo, para dar a direção em uma porta basta: $7->DDRx. Automaticamente será assemblado : ldi Rn, $7 e out DDRx, Rn, como em um compilador C, só que com 100% de eficiência (é assembler).
Para setar periféricos é igual as boas IDEs que trabalham com C, basta clicar.
O mais interessante é a forma gráfica de assemblar. É show de bola.
Essa IDE tem tudo que tem no Studio 4 e a Atmel está apostando nela e é free.
Baixe essa ferramenta aqui : http://home.tula.net/algrom/

Nota: Não exigir qualidade em ferramentas free, de fabricantes de chips é um engano, pois de free não tem nada, nos são bem cobradas na compra dos chips.
RobL
Dword

Mensagempor enigmabox » 14 Nov 2007 21:00

Alguem encontrou algum problema na instalação do winavr no windows vista?
Não consigo fazer funcionar....
Grato
enigmabox

Mensagempor Maurício » 15 Nov 2007 11:22

Pelo que eu ando vendo pelos fóruns por aí, o Vista é a nova versão do ME, só que re-maquiada, eheheheheheheh

Num funciona nada com nada!

A recomendação dos caboclos é eliminar o Vista e instalar o XP.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Ander_sil » 15 Nov 2007 12:55

É isso mesmo, conheço pelo menos três pessoas que começaram a trabalhar com o Vista e desistiram e voltaram pro XP.
Meu chefe comprou um note VAIO com Vista, foi instalar as ferramentas de compilação etc... e só deu pau não funcionava nada, até o acrobat ele 'xiava', ai a solução foi desintalar tudo e colocar o XP.
Sem falar que o f*p* ocupa 20Gb de espaço, nem fu***.

at.
Anderson Chrispim da Silva
chrispimdasilva@gmail.com
Ander_sil
Byte

Mensagempor enigmabox » 16 Nov 2007 10:57

Não sei se resolve voltar para o XP, porque tenho uma outra maquina equivalente com XP professional SP2 e também dá erros. Só consegui instalar em uma terceira máquina com o Windows 2000.
Já mexi tambem no modulo de compatibilidade de programas do Vista para ver se resolve, mas pelo que parece não serve pra nada.
Em conjunto o AVRStudio 4, funciona bem no Vista e no XP professional, mas da erro na mfc80.dll no windows 2000.
Assim, temporariamente, estou compilando o programa no win2K e depois passando para o micro que tem o Vista ou XP para gravar via USB/AVRDRAGON.
Este ruindows só dá trabalho!
enigmabox

Mensagempor Honorio.Melo » 17 Nov 2007 20:42

Uso vista no meu notebook e roda tudo legal.
Honorio.Melo
Bit

Mensagempor enigmabox » 19 Nov 2007 07:27

Honorio,

Como tu fez esta mágica? Tem vários sites informando de problemas com o WinAVR no vista....
Tenho um notebook HP Turion64, com windows vista basic, mas não funciona, indica erro de uso do programa na memória, o programa tenta usar areas de memoria do Vista que não são permitidos. Qual versão de WinAVR vc usa?
Um abraço
enigmabox

Mensagempor ze » 19 Nov 2007 15:30

Gostaria que alguem me indicasse um compilador C para o Atmega48. Existe algum free? O sdcc compila pra ele? Se sim, é o código gerado eficiente e confiável? Alguém já usou? Existe algum comercial acessível?
Gentileza postar sua opnião pessoal/profissional. Desculpe minha ignorância. É a primeira vez que xereto aqui.

Este atmega é relativamente igual em custo/benfício ao Microchip PIC.
Usá-lo-ia como estepe.
Grato.
ze
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para AVR