Moderadores: 51, Renie, gpenga
jundiaí escreveu:Ai só depende de você dimensionar corretamente o varistor. e se desejar adiciona mais um fusível antes do varistor com um valor maior (tem que ser dimensionado para não queimar para a resistência apresentada pelo varistor no momento do surto e queimar apenas quando o varistor entrar em curto).
fabim escreveu:Paulo como eu disse em uma outra explicação.
Use um varistor K20 por exemplo e soldado a um de seus terminais e encostado em seu corpo um termo fusivel de 90°@10A..
Pra vc ter uma noção básica.
Em uma onda de 8/20mS com 6KV e 13KA.. o termo fusivel nem encherga... Aí c vc aplicar uma corrente que cause o curto definitivo do termo varistor, a corrente nominal AC dos 127V por exemplo fara ele esquentar bem rápido e bastante coisa de uns 160° em 3S.. o termoi fusivel abre e desacopla ele da linha AC....após isto vc usa o fusivel, de 500mA para proteção normal da fonte...
Fabim.
Vou mandar pro seu e-mail o esquema.
Viu. Quem esta fazendo o ensaio pra vc´s? unicamp ?
Abraços
brasilma escreveu:Uma idéia que me ocorreu, é se uma pequena indutância na entrada não retardaria o pico de corrente a ponto de resolver o problema.
Pensei nisso, pois em muitos equipamentos homologados vejo isso na entrada - claro que tbem serve como filtro de interferências.
Tbem já vi circuitos com o PTC, ele esquenta e abre, qdo esfria volta a funcionar, porem não aguenta muitos ciclos, é só para emergências mesmo.
zielpunkt escreveu:Olá, Paulo.
Existe um componente que deve atender o efeito fusível que vc precisa nesse caso. É o resistor-fusible ou fusistor, que não é muito conhecido por estas bandas, mas muito indicado em proteção hibrida de baixo (?) custo. Principalmente quando envolve transientes do perfil similar ao que vc está ensaiando. Dá uma olhada no site http://www.phoenixpassives.com/ (eles têm escritórios e distribuição por aqui) e na aba 'fusible' vc encontra o datasheet do cara. É bem eficiente pra essa aplicação pela sua curva de atuação, eu creio. Mas não deve descartar, também, fusíveis de ação lenta. Só não sei se esses fusíveis de ação lenta seriam aplicáveis 100% no seu caso que envolve, além de alta corrente, tensões muito elevadas, que geral arco e tal. Boa sorte.
É isso.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante