Migrar de HCS08 8 bits para o que? Coldfire ou HCS12?

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Qual MCU vale a pena aprender para o futuro?

HCS12
1
14%
CF V1
5
71%
CF V2
1
14%
CF V4
0
Não há votos registrados
Outros (cite na resposta)
0
Não há votos registrados

Total de votos : 7

Migrar de HCS08 8 bits para o que? Coldfire ou HCS12?

Mensagempor josuemiranda » 27 Jun 2011 13:26

Olá pessoal, é com grande felicidade que hoje posso dizer que já DESBRAVEI o HCS08, e vou te dizer, fazer isso em Mato Grosso do Sul não foi nada fácil. Mas minha dúvida agora, esta no seguinte, para qual MCU devo migrar? Não é uma pergunta fácil de responder como para os PIC fâns.
Eu tenho uma leve desconfiança de que o HCS12 é uma família fadada a morte igual os HC08. E no caso dos 32 Bits não sei se vale a pena aprender a trabalhar nos V1, V2 ou V4, (SÃO TANTAS POSSIBILIDADES) Isso sem falar nas outras famílias da freescale ( eta fabricante que gosta de varias famílias 32).
O que eu acho interessante nos PIC ( e só isso MESMO) é que as famílias nunca saem da moda, você vê projetos saindo com PIC16 ainda, mas na Freescale Isso não acontece, você não vê projetos com HC11, e olha que ele não é tão antigo.
É isso ai pessoal, quero saber exatamente qual família devo migrar, qual família vale a pena aprender para aplicar durante muito tempo, HCS12, Coldfire V1, V2 V4, ARM, DSP, ...... deixe a sua opinião.
Obrigado
" A qualidade do vencedor é nunca desistir, pois na determinação tudo passa a ser possivel"
josuemiranda
Bit

Mensagempor mastk » 27 Jun 2011 18:10

Pega os Coldfire V1, eles tem a mesma periferia, disso vc se preocupa apenas com as coisas novas do nucleo.

A diferença para os HCS08 para os coldfire V2-4 é muito grande, em especial para BDM que é menos util, os perifericos são mais complexos, porem muito mais uteis.

http://www.freescale.com/webapp/sps/site/prod_summary.jsp?code=DEMOQE128
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 27 Jun 2011 19:19

Não recomendo a linha de 16 bits, esta meio desatualizada e ultrapassada, depois do HCS08 recomendo a estudar a familia Flexis com nucleo Coldfire V1. Ha alguns microcontroladores Flexis/Coldfire V1 que apresentam o mesmo hardware do HCS08 ficando facil a transição de 8 para 32 bits.
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 27 Jun 2011 20:38

embora eu nao goste de nenhum dos dois (prefiro os CFv2 para cima), para quem vem do HCS08, o natural eh migrar para o CFv1. o fato de existir a familia flexis com a *mesma* periferia e o *mesmo* encapsulamento mostra que o caminho eh realmente esse.
msamsoniuk
Dword

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))