Qual a melhor opção para comutar entre fonte e bateria?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Qual a melhor opção para comutar entre fonte e bateria?

Mensagempor ivan braga » 30 Jun 2011 11:57

Bom dia a todos.

Vou tentar explicar a minha duvida, para que os amigos aqui do fórum possam me ajudar.
Estou terminado um projeto de rastreador para o meu carro onde utilizo um dspic33, um gps e um modem sim900.
Todos os componentes serão alimentados com 3.6v, até ai sem problemas. Porem, como quero colocar uma bateria de backup tenho as seguintes opções.
1- alimentar todo a circuito após um conversor 12v para 3.6v o qual inicialmente penso em usar um LM338, porque alem de simples e pratico, ele pode suprir cargas que consomem até 5A. E como o modem pode necessitar até 2A em alguns momentos esse até o momento é o eleito.
2- Usar o mesmo LM338, porem configurando para fornecer 5v. E usar a função de carregador de bateria que o SIM900 possui. Neste momento tenho o 1º problema, quando o sim900 está em processo de carga da bateria, o mesmo apresenta 4.2v no pino que é usado como entrada de alimentação, saída para carga de bateria e neste mesmo pino quero criar um ponto onde alimento o resto co circuito. Porem o GPS não pode passar de 3.6v e o DSPIC não pode ser mais que 4.0v. Em anexo segue um esboço do circuito.
3- Usar um MCP73833 para carregar a bateria à parte do circuito, e criar uma maneira de comutar da fonte principal para a bateria de backup quando a principal estiver desligada. Aqui neste ponto está o 2º problema, com um transistor pnp acho que não daria, pois haveria uma queda de tensão de +- 0.6v, então acho que a melhor opção seria um mosfet.

Como não tenho mais certeza de nada, qualquer ajuda será bem vinda.

Ivan

Imagem
"Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar um acidente."
"Even the most inanimate object has enough movement to stand in your way and cause an accident."
ivan braga
Nibble

Re: Qual a melhor opção para comutar entre fonte e bateria?

Mensagempor andre_luis » 30 Jun 2011 21:08

Ivan,

Acho que não captei o problema : Um diodo não resolve ? ( 4,2v-3,6v = 0,6v ). Ou estou perdendo alguma coisa ?
A propósito, existem CIs específicos para esse gerenciamento de backup de energia, que chaveia direto da fonte pricipal para a bateria, e ainda a recarrega.
Já deu uma olhada na Analog Devices ? A Linear Technologies também tem uma familia de produtos do genero.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ivan braga » 01 Jul 2011 06:11

Andre, obrigado pelo retorno.

andre_teprom escreveu:Acho que não captei o problema : Um diodo não resolve ? ( 4,2v-3,6v = 0,6v ). Ou estou perdendo alguma coisa ?
+++

Não você não perdeu nada, eu não deixei claro este detalhe.
Os 4.2v estará presente apenas quando a bateria estiver carregando, porem quando ela estiver carregada e em standby a tensão será a nominal que é 3.7v e permanecerá no modo "NÃO CARREGANDO" ou seja em flutuação enquanto não for abaixo de 3.3v.

Então 3.7v-0.6v=3.1v >>> 3.3v-0.6v=2.7v, de cara pensei o mesmo que você, porem como pode ver não funciona.

Quanto aos CIs, alguma sugestão?

Ivan
"Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar um acidente."
"Even the most inanimate object has enough movement to stand in your way and cause an accident."
ivan braga
Nibble

Mensagempor fabim » 01 Jul 2011 08:23

para estas e outras coisas eu sempre usei mosfet canal P, com o Drain para o Source, e o Source para a carga... Tensão de potencial = Corrente versus RDSON.

Lembrando que existem fets com VGS RDSON de 2.5V... SOT23 SOT223
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 01 Jul 2011 08:33

ivan braga escreveu:Quanto aos CIs, alguma sugestão?

Ivan, já mexi com equipamento que usava um CI desses da Analog Devices, mas nunca tive de me preocupar com esse assunto.

O que voce acha de usar um regulador low-dropout na saída da bateria ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos