indutor scr

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

indutor scr

Mensagempor diogo_18sp » 30 Jun 2011 18:04

ola estou com uma duvida ,observei em uns esquemas na internet que os circuitos de dimmer AC usam um indutor em serie com a carga eo anodo do scr , qual seria a finalidade deste indutor? seria um filtro? ou um limitador de corrente para o circuito?
diogo_18sp
Byte

Re: indutor scr

Mensagempor andre_luis » 30 Jun 2011 20:31

Coloca o link aqui.
Eu pessoalmente não me recordo de ter visto indutor nos circuitos de Dimmers.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Silvio51 » 30 Jun 2011 21:53

Recomenda-se o indutor para cargas indutivas para limitar a di/dt... no caso de cargas resistivas (se bem que lâmpadas incandescentes tem uma boa indutância) não saberia dizer qual seria o ganho.
Silvio51
Byte

Mensagempor diogo_18sp » 30 Jun 2011 22:43

diogo_18sp
Byte

Mensagempor Silvio51 » 30 Jun 2011 23:05

Ah Diogo... conforme o manual e o próprio circuito na página 15, este indutor é para reduzir a emissão de EMI (Interferência Eletromagnética).
Silvio51
Byte

Mensagempor andre_luis » 30 Jun 2011 23:14

Silvio51 escreveu:Ah Diogo... conforme o manual e o próprio circuito na página 15, este indutor é para reduzir a emissão de EMI (Interferência Eletromagnética).

Um fato curioso que observei no Dimmer da minha sala, é que para baixa potencia, é gerado um ruído na lampada, que atribuo ás componentes da alta frequencia ( harmonicos ) da forma de onda cortada.
Pode ser que o da minha casa não tenha essa proteção.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor diogo_18sp » 30 Jun 2011 23:20

certo , agora me surgiu outra duvida se a carga que estiver controlando for muito indutiva (varias resistencias para aquecer agua ou ate um motor) meu dimmer nao ira funcionar corretamente , outra duvida este tipo de dimmer posso controlar lampada halogena do mesmo modo que controlo lampadas incandescentes..
diogo_18sp
Byte

Mensagempor Silvio51 » 30 Jun 2011 23:26

[quote="andre_teprom
Um fato curioso que observei no Dimmer da minha sala, é que para baixa potencia, é gerado um ruído na lampada, que atribuo ás componentes da alta frequencia ( harmonicos ) da forma de onda cortada.
Pode ser que o da minha casa não tenha essa proteção.

+++[/quote]

Eu tenho (ou tinha)uma revista Elektor antiga onde em uma matéria explicavam algumas formas de reduzir este "cintilar" da lâmpada em ângulos de disparos pequenos. Pelo que me recordo, ele diziam que era devido à diferenças de resistências nos "quadrantes" do SCR... ou seja se dispararmos o SCR em dois quadrantes isto sempre acontecerá...
Silvio51
Byte

Mensagempor diogo_18sp » 30 Jun 2011 23:31

olha este link fala sobre ruidos de chaveamento em rede AC
http://www.eletronicaetk.com.br/2009
diogo_18sp
Byte

Mensagempor Silvio51 » 01 Jul 2011 00:10

diogo_18sp escreveu:certo , agora me surgiu outra duvida se a carga que estiver controlando for muito indutiva (varias resistencias para aquecer agua ou ate um motor) meu dimmer nao ira funcionar corretamente , outra duvida este tipo de dimmer posso controlar lampada halogena do mesmo modo que controlo lampadas incandescentes..

Em bancos de resistências não terá problema, mesmo que várias.

No caso de motor AC vai ter sim. Como a senóide não vai estar completa ( senóide "cortada") e o "resto" que sobra dela distorcida, o motor não deve funcionar pois ele precisa da senóide certinha pra poder girar.

No caso das halógenas também creio que não funciona.
Silvio51
Byte

Mensagempor MOR_AL » 01 Jul 2011 13:38

diogo_18sp escreveu:certo , agora me surgiu outra duvida se a carga que estiver controlando for muito indutiva (varias resistencias para aquecer agua ou ate um motor) meu dimmer nao ira funcionar corretamente ...

Com cargas puramente indutivas, a corrente está defasada em 90º da tensão. Traduzindo. Você só poderá acionar a carga APÓS os 90º no semi-ciclo positivo e APÓS os 270º no semi-ciclo negativo.
Com cargas indutivas e resistivas, o ângulo mínimo de acionamento diminui. Vai ficar entre 0º e 90º e entre 180º e 270º.
Explicação. Com cargas com componente indutiva, a corrente não termina no grau 180 ou no grau 360. Você pode querer acionar com corrente positiva, enquanto ainda há corrente negativa. E vice-versa.
Isso é particularmente verdade em casos de acionamento em meia ou ponte completa. Vai haver condução das "chaves" ao mesmo tempo.
Já postei o diagrama de tensão e corrente mostrando isso. Procure que vai ter mais detalhes.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos