Lâmpadas no No-Break

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Lâmpadas no No-Break

Mensagempor felipexlg » 17 Jan 2007 08:39

Eu sei que não podemos ligar cargas indutivas, tipo motores, em No-Breaks. E lâmpadas fluorescentes com reator? Pode ou não?
Alguém sabe?
felipexlg
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 17 Jan 2007 08:44

O reator eletronico que fabricava tinha uma fonte DC de entrada e portanto poderia ser ligado, mas não da para responder por todos pois depende do projeto.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 17 Jan 2007 09:30

O problema está na forma de onda quadrada dos no-breaks, ela não é adequada a circuitos indutivos, pois causa aquecimento anormal, seria interessante testar.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor andre_luis » 17 Jan 2007 10:10

Verifica se a saida do seu No-break possui saida quadrada ou senoidal.

Na verdade, o problema das cargas indutivas é o transiente de energia em cima dos componentes de comutacao ( FET, na maioria ) que queimam facilmente.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 18 Jan 2007 22:21

Dependeria muito do reator.. os de baixo fator de potência (menores que 0,5, absurdo!!!) poluem a rede e poderiam causar problemas ao circuito de chaveamento do no-break (esse mesmo tipo de reator que lâmpadas compactas fluorescente usam..), agora creio que os novos de alto fator de potência (maiores que 0,85) não poluam tanto... interessante seria medir com um analisador de energia..

Uma outra solução talvez não muito viável, seria gerar +- 180V DC com o nobreak e projetar um reator parecido com os reatores atuais, ou adaptar um lote todo para DC retirando a parte do dobrador de tensão com 2 diodos e dois capacitores.... meio complicado mas creio que funcionaria, mas entretanto perderia-se a mobilidade de comprar um reator em qualquer lugar...

Melhor dar mais detalhes da aplicação, podemos estudar soluções mais viáveis!
Editado pela última vez por phophollety em 19 Jan 2007 11:57, em um total de 1 vez.
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor felipexlg » 19 Jan 2007 08:45

O problema é o seguinte: Estou querendo fazer um sistema de iluminação de emergência, mas ao invés de usar aqueles circuitos convencionais com baterias, estou pesquisando se posso simplesmente usar um No-Break. O sistema é com 6 lâmpadas de 110W.
felipexlg
Bit

Mensagempor brasilma » 19 Jan 2007 10:44

Se o reator das lâmpadas for eletrônico (a maioria hoje em dia é) a probabilidade é grande de dar certo.

Faz o teste com um no-break pequeno em uma lâmpada!
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor phophollety » 19 Jan 2007 11:56

Os sistemas de iluminação de emergência que tenho visto, o pessoal abondonou as centrais, simplesmente agora instalam aquelas lanternas com baterias de chumbo dentro que tem autonomia de +- 3 horas por ai, levam um ponto de AC para recarga e só...

O problema é esquecem de fazer manutenção nas baterias e na lanterna.. e 3 horas de iluminação pode ser pouco em grandes apagões...

Se for usar reatores eletrônicos com lâmpadas compactas, tente colocar junto com cada lâmpada um capacitor para eliminar um pouco do ruído gerado e não ter problemas com o no-break..
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Circuitos Diversos