Projeto de Automação de Máquina de Lavar Caseira

Mecanica robotica e Automação Industrial (PLC)

Moderadores: 51, guest2003

Voce deseja participar do Projeto de automação de máquinas de lavar caseiras/Industriais ?

Sim
22
69%
Não
10
31%

Total de votos : 32

Mensagempor agafer » 27 Jul 2011 15:12

Olá senhores,
Estou desejando substituir o automático de minha maquina Brastemp e como alguns neste fórum no decorrer de minha pesquisa cheguei basicamente a dois sites:
http://www.asm51.eng.br e o http://www.pablin.com.ar/electron/circu ... /index.htm
Gostei muito do nível das discussões deste fórum e basicamente necessito de alguma ajuda com o hardware , pois não gostaria de utilizar reles devido ao fato de acreditar que isto a médio prazo implicaria em alguma manutenção, fique com algumas duvidas a respeito dos comentário do nosso amigo andre_teprom que me recomendou postar aqui para que todos pudéssemos nos beneficiar das respostas
Como o projeto aqui apresentado desejo utilizar o TIC226C através de um foto acoplador para acionar os dispositivos bomba de água e os solenóide de entrada porem não tenho certeza de como fazê-lo para acionar o motor em minha maquina (uma Brastemp clean) basicamente temos 3 fios no motor ( 1, 2 e 3 ) assumindo que o fio 1 seja um comum quando energizamos os fios 1 e 3 o motor gira em um sentido e quando energizamos os fios 1 e 2 o motor gira no sentido contrário. Alguém poderia me ajudar com o circuito para acionamento do motor com componentes em estado solido.
agafer

Mensagempor KrafT » 27 Jul 2011 15:42

Desculpem se isso já foi pontuado e eu acabei não vendo, mas nos últimos 20 anos já troquei 5 vezes de máquina de lavar roupa (brastemp/electrolux) e sempre por motivos mecânicos.
O comando eletrônico tem sido o menor dos problemas.

Mas admito que já pensei muito em montar um controle desses. :wink:

Parabéns pela iniciativa!
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 27 Jul 2011 20:53

Eu tenho uma Brastemp eletronica em casa

ela tem um relê e a unica coisa que deu problema nela foi a emenda do cabo do motor que havia sido rompido e a troca do push botton do painel porque a membrana acima dele estava rachada com o tempo e sabao em pó caiu com água em cima deste.

o Video abaixo se notar verá um relê branco ao lado dos dois fios no meio da placa (Fios Laranja e Marrom).

http://www.youtube.com/watch?v=3u6I-A_GM_A&feature=player_embedded#at=126

como nao achei nenhum esquema eletrico de placa e a placa original é coberto de resina, é complicado ver como funciona o circuito.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor andre_luis » 27 Jul 2011 21:03

Olá Agafer,

Não sei se eu já havia postado antes, mas segue aqui a documentação utilizada no circuito da placa. Funcionou perfeitamente.

http://www.teprom.eng.br/arquivos/LAVADORA/

Uma observação é que esta placa - que não foi comercializada - foi baseada num produto do mercado ( Brastemp Tira-Mancha ), e a placa original utilizava um TRIAC com menor capacidade que esse que eu escolhi.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edison » 28 Jul 2011 06:08

Oi André ,me responde uma coisa : Essa placa é daquelas resinadas?

Se sim ,como vc removeu a resina p/ levantar o circuito?

Já vi gente se banida de um forum por perguntar isso! (não sei pq )

Grato!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 28 Jul 2011 21:40

Parabéns André

Agora eu tenho informações importantes para manter a minha maquina de lavar funcionando (pois agora posso compreender melhor como ela funciona). R$ 200 reais numa placa destas que geralmente queima um ou outro componente tolo e pegar um tecnico de lavadora charlatao é complicado. Tudo bem que eu mesmo trocaria a placa ja que achei na internet o diagrama de ligacoes da maquina e o manual de seviço (que nao tem nada da placa eletronica)
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor agafer » 29 Jul 2011 09:39

Olá Andre_teprom,
Já analisei a documentação que postou e fiquei com uma curiosidade, uma das válvulas solenoides utilizadas nesta maquina deve ser utilizada na admissão da água, e as outras duas válvulas qual é a finalidade?
agafer

Mensagempor andre_luis » 29 Jul 2011 20:48

edison escreveu:Oi André ,me responde uma coisa : Essa placa é daquelas resinadas?
Se sim ,como vc removeu a resina p/ levantar o circuito?
Já vi gente se banida de um forum por perguntar isso! (não sei pq )
Grato!

Olá edison,

A pergunta é pertinente.
Eu não removi resina alguma.
Apenas observei o comportamento do conjunto e medi cada pino do conector da placa, e usei de uma lógica dedutiva, para decidir o que poderia controlar ou ler aquele dispositivo.

A propósito, essa placa nunca foi comercializada.

agafer escreveu:Olá Andre_teprom,
Já analisei a documentação que postou e fiquei com uma curiosidade, uma das válvulas solenoides utilizadas nesta maquina deve ser utilizada na admissão da água, e as outras duas válvulas qual é a finalidade?

Ola Agafer,

Na verdade, as 3 válvulas são usadas na admissão da água.
O que ocorre, é que há um compartimento onde se coloca Sabão, Amaciante, e algum outro produto. Para cada 1 dos 3 produtos, a programação da máquina os aciona, em função da operação realizada.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 31 Jul 2011 22:07

Galera, alguem ja tentou colocar thinner numa placa resinada destas de lavadora?

Eu fui levar a placa de um microondas para conserto num conhecido consertador de placa, pois a placa que eu tinha estava com o display falhando digito e tinha que trocar o display (que nao achei para compra), chegando lá, vi uma placa de lavadora de molho num recipiente cheio de algo que acredito ser thinner, a placa ainda estava cheia de resina. ao perguntar ao consertador sobre isso, ele desconversou dizendo que era para limpar os contatos oxidados dos conectores da placa. Suspeitas a parte ...
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Anterior

Voltar para Mecatronica a Automação