Multiplex com porta serial

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Multiplex com porta serial

Mensagempor _blackmore_ » 08 Ago 2011 10:29

Pessoal, bom dia!

Eu estou com uma dúvida (para variar) referente a multiplex de serial (in e out) com o mesmo baudrate ...
A dúvida é : É possível fazer um mux para serial (2 in e 2 out) para expandir as entradas e saídas do microcontrolador? Caso a resposta seja positiva, o que deve ser levado em consideração para que não ocorram problemas como perda de dados ou baud variável?
Agradeço qualquer ajuda referente ao assunto.
Abraço

Blackmore
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Re: Multiplex com porta serial

Mensagempor jvanderleym » 14 Ago 2011 10:11

bom dia.
o mikroc permite duas seriais em alguns microcontroladores, não testei esta opção mais esta na literatura. Visite a página da mikroe. Quem sabe pode te ajudar.
jvanderleym
Bit

Mensagempor _blackmore_ » 14 Ago 2011 15:20

obrigado pela atenção e ajuda.
mas devido a facilitar o desenvolvimento eu pensei em utilizar um microcontrolador com uma UART física e uma por software.
Vou tentar ...
Mais uma vez, obrigado pela ajuda, vou procurar saber.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 14 Ago 2011 17:02

_blackmore_ escreveu:Pessoal, bom dia!

Eu estou com uma dúvida (para variar) referente a multiplex de serial (in e out) com o mesmo baudrate ...
A dúvida é : É possível fazer um mux para serial (2 in e 2 out) para expandir as entradas e saídas do microcontrolador? Caso a resposta seja positiva, o que deve ser levado em consideração para que não ocorram problemas como perda de dados ou baud variável?
Agradeço qualquer ajuda referente ao assunto.
Abraço

Blackmore

se for comunicar um dispositivo de cada vez, sim é possível de várias formas, uma delas é usando a UART por soft, mas se vc quer fazer um MUX de UART de HW vc teria basta usar portas lógicas e um pino para selecioanar qual "serial" você vai usar.

mas você vai poder mandar/enviar somente para um dispositivo por vez.

isso falando de serial UART

se vc quiser comunicar com vários dispositivos aí vc pode usar um transceiver RS485, num precisa chavear nada, mas aí cada dispositivo teria que ter um endereço controlado por software ou pela UART ( num gosto de usar controle via UART pois vc fica amarrado ao uC escolhido )

bom, num dá pra saber o que você quer fazer, acima eu estou dizendo algumas formas, existem várias outras
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor andre_luis » 14 Ago 2011 18:25

Dá uma olhada nesse tópico, onde o assunto foi abordado :
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=12046

Nesse ponto, sugeri uma solução que já utilizei, mas há as restrições que detalhei alí :
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=12046&start=12

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 15 Ago 2011 00:37

Rodrigo_P_A e andre_teprom

então ... eu fiz uma análise mais inteligente da necessidade e não vou mais usar duas seriais por enquanto, devido a simplicidade do produto não se justifica ter as duas seriais.
A idéia do MUX era para facilitar alguma coisa, mas não vai pois preciso de enviar um sinal constante para os outros aparelhos e a comunicação não é uma de cada vez, mas sim todas ao mesmo tempo.
Agradeço as sugestões, caso eu obtenha algum sucesso volto e digo qual foi a melhor saída para o meu caso.
Obrigado pela atenção dos colegas.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor andre_luis » 15 Ago 2011 09:12

_blackmore_ escreveu:...devido a simplicidade do produto não se justifica ter as duas seriais...A idéia do MUX era para facilitar alguma coisa...

_blackmore_

De qualquer modo, ainda considero a idéia do jvanderleym a mais simples, pois voce resolve por uma simples diretiva de configuração, dependendo do compilador ( no CCS também tem isso ).

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para PIC