Moderadores: 51, guest2003, Renie
andre_teprom escreveu:A única justificativa que me vem á mente, poderia ser para proteger o próprio barramento da rede AC das pancadas da força contra-eletromotriz da válvula. Estando retificado atrás dos diodos, "talvez" os spikes na rede seriam menores, já que teria mais opções para filtragem.
+++
EvandrPic escreveu:...eu não vejo a ponte retificadora como proteção.
Veja que sempre terá dois diodos conduzindo a FCEM para a rede no momento do acionamento...
andre_teprom escreveu:EvandrPic escreveu:...eu não vejo a ponte retificadora como proteção.
Veja que sempre terá dois diodos conduzindo a FCEM para a rede no momento do acionamento...
Mas a reação da solenoide ocorre justamente, após o acionamento, quando corta a condução.
E nesse caso, a polarização da corrente é contrária á direção da condução dos diodos ( repare que no + da saída DC, os 2 Katodos estão no mesmo nó ).
+++
andre_teprom escreveu:Evandro,
O problema não está na condução, mas quando ocorre o corte da corrente.
Nesse caso, a bobina tenderá a manter a corrente, gerando uma tensão na bobina com a mesma polaridade daquela fornecida pelo retificador. Então, a bobina que estava energizada pelo retificador, vai tentar devolver essa carga.
Entretanto, como a ponte só conduz num sentido, não haverá condução pelos diodos, e assim não retornará ao barramento AC.
+++
andre_teprom escreveu:Evandro,
Analizando com mais calma, percebi que voce está certo : Realmente, a corrente flui sim no sentido da condução dos diodos, e assim haverá a condução atravéz deles. Inclusive, este mesmo fenomeno é usado nas fontes chaveadas para transferir a carga do indutor para o capacitor.
De qualquer modo, continua a questão de saber o porque dessa topologia ser mais robusta que alimentado direto pelo AC.
+++
Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes