Segundo esse blog:
http://wagner-nascimento.blogspot.com/2 ... ngate.html
"O volante, movimentado por um motor elétrico, está apoiado na extremidade de um eixo, através de uma bucha de engate onde se encaixa uma chaveta rotativa (Meia Cana). Em sua outra extremidade o eixo está fixado em uma bucha excêntrica, alojada em uma biela, responsável pela transformação do movimento rotativo em linear. Quando acionada, através de um pedal elétrico, pneumático ou hidráulico, ou comando bi-manual (é proibido o uso de pedais ou alavancas mecânicas), um dispositivo mecânico ou pistão hidráulico movimenta um pino em forma de "L" puxando uma mola que faz com que a chaveta rotativa seja acoplada a bucha de engate transmitindo o movimento de rotaçã ao conjunto eixo/bucha excêntrica, transformando o movimento linear pela biela, realizando o trabalho de descida e subida do martelo. "
Nele tb consta algumas normas de segurança e outros tipos de acionamentos.
Pobre em imagens mas rico em texto.