por Everton Esteves Lino » 29 Set 2011 08:17
Aí é que está, não sei dizer se tal válvula solenóide é AC ou DC, pois não há indicação.
Sei que muitos fabricantes de válvulas disponibilizam modelos de válvulas solenóides com ponte retificadora interna. A Thermoval, por exemplo, faz isso, em que possui válvulas solenóides AC sem e (DC?) com ponte retificadora interna. Novamente, não sei a bobina dessas solenóides são DC ou AC.
Em todo caso, percebi que válvulas com ponte retificadora apresentam menor vibração.
E no caso, do fabricante que mencionei, o circuito deles com ponte retificadora funciona muito bem, e não apresenta problemas de queimar o Triac de acionamento, diferente do meu caso, em que alguns Triacs sofrem a queima, e me parece que é devido a solenóide (não uso ponte retificadora). Eu uso Triacs de 16A enquanto o outro fabricante utiliza Triacs de 1A.
Se eu soubesse se a bobina do outro fabricante é DC ou AC, acredito que poderíamos chegar a uma conclusão melhor.
Agradeço pela ajuda de todos. E se alguém tiver mais alguma ideia, aceito sugestões.