Calculo Hodomêtro usando sensor VSS

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Mensagempor xultz » 03 Out 2011 12:35

Eu mexi um tempo com odômetros, fazendo velocímetro digital e taxímetro. O resultado é que os números de relação servem para pouca coisa. O que a gente fazia era uma calibração na prática, tanto correndo em pista (tem uma rua em Curitiba com marcação de km para calibração de taxímetro) quanto erguendo o carro e calibrando com o velocímetro do carro.
Se você pegar os computadores de bordo de jipe, são todos calibrados na prática, rodando um trecho com km conhecida.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
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Mensagempor MOR_AL » 03 Out 2011 13:43

xultz escreveu:O teu professor de física estaria se remoendo nesta hora :)
Se você tem a velocidade, e consegue medir o tempo (usando qualquer artifício em firmware para medir tempo), pode medir o deslocamento, afinal o deslocamento é a primeira derivada da velocidade.
Ou seja, x = dv/dt
Ok, mas o que é a derivada do tempo? E um período de tempo bem pequeno. Quão pequeno? Quanto menor, mais preciso. Suponha que o dt seja de 1 segundo, pela velocidade neste período, é possível facilmente calcular o deslocamento, porque x = v /t.
O mais xubiduba seria usar como dt o tempo entre um pulso e outro, calcula usando estes mesmos pulsos e calcula o deslocamente durante estes pulsos.

Olá Xultz!
Só uma pequena correção.
Derivada do deslocamento "x" é a velocidade v(t) = dx(t)/dt
x é a integral da velocidade no tempo.
Nosso amigo poderia resolver o problema com a integral da velocidade .
No caso específico.
A integral seria substituída pelo somatório de espaços ao longo do tempo.
O tempo aí seria o intervalo de 1/2 segundo, que acho que é o que ele usou.
Parece que o Cristian não entendeu a minha postagem anterior.
Ninguém nasceu sabendo, mas perguntar é importante, né?
[]'s
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Mensagempor cristian » 03 Out 2011 15:28

xultz ...vou instalar no carro e neste fim de semana fazer os testes

MOR_AL realmente ainda nao entrou na minha cabeça este calculo .. mas vou usar a noite e ver os resultados
cristian
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Mensagempor MOR_AL » 03 Out 2011 17:25

cristian escreveu:xultz ...vou instalar no carro e neste fim de semana fazer os testes

MOR_AL realmente ainda nao entrou na minha cabeça este calculo .. mas vou usar a noite e ver os resultados

Se você tem o valor da velocidade a cada meio segundo, então faz o seguinte para calcular o percurso percorrido:
1 - Uma interrupção a cada meio segundo aciona o processo.
2 - Mede a velocidade, que pelo que eu entendi, você já tem como fazer.
Não sei se você tem a velocidade em metros por segundo (m/s), mas se tiver em km/h multiplique ela por 0,27777 e você terá a velocidade em m/s.
3 - Multiplique a velocidade (em m/s) por 1/2 segundo. É o mesmo que dividir por 2 (shift à direita). O resultado será a distância percorrida (em metros) em meio segundo. Chame esta distância de Sa (a de atual).
Na realidade essa conta é válida somente se a velocidade for constante durante o intervalo de 1/2 segundo. Caso não seja você tem duas opções:
a) Considerar a aceleração. Se você está com dificuldades sem contar com a aceleração, não vale a pena considerar a aceleração. Descarte essa opção.
b) Dininua o intervalo de tempo das interrupções de meio segundo para, digamos, 1/16 de segundo. Quanto menor for o intervalo, menor será influência da aceleração nas contas. Aí, no item 3, você deve dividir a velocidade por 16 (4 shifts à direita), para encontrar o seu espaço percorrido Sa.
4 - Para calcular o espaço percorrido desde um instante que você quizer, até o atual, que vou chamar de St (t de total), você terá que somar todos os valores de Sa obtidos, desde o instante que você quis.
A expressão fica dentro de um loop com o período igual ao tempo entre duas interrupções consecutivas. No seu caso ou 1/2 segundo, ou 1/16 segundo, ou o valor que você escolher para o intervalo.:
St = St + Sa
5 - Se você quizer conhecer o espaço percorrido durante a vida do veículo, então terá que guardar o valor de St em uma memória não volátil. Com isso não haverá problema em desligar o equipamento.
Espero que essa "receita de bolo" possa te auxiliar no seu problema.
Em tempo:
Quanto menor for o intervalo de tempo, menos o veículo vai andar.
Pode ocorrer que o valor da velocidade, vezes o valor do intervalo, dê um valor pequeno e com isso você perde a precisão. Os shifts à direita descartam os bits mais à direita.
Uma sugestão é ir somando todas as velocidades ao invés de somar os espaços Sa. Não precisa dividir por 2, ou 16, ou pelo número que você escolheu.
Então você armazenará a soma das velocidades e não a soma dos espaços percorridos.
Para saber o espaço percorrido, pegue a soma das velocidades e divida pelo 2, 16 ou o valor do tempo (T) escolhido por você.
O que garante isso é:
St = Sa1 + Sa2 + ... + Sa = Va1 x T + Va2 x T + ... + Va x T = (Va1 + Va2 + ... + Va) x T
A última expressão é a soma de todas as velocidades, e depois multiplicado pelo valor do intervalo T ( que é 1/2 ou 1/16, ou o que você escolher).
Espero que você tenha entendido, caso contrário basta perguntar, ok?
Bons projetos.
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Mensagempor EvandrPic » 03 Out 2011 19:03

É mais fácil contar os pulsos...
Você sabe que a cada pulso você percorre 6,17 cm.

Então você conta os pulsos durante 1 segundo, multiplica por 6,17... salva num registrador... conta os pulsos mais 1 segundo e soma ao registrador onde salvou o anterior e salva.. e assim sucessivamente.
Nesse caso não terá problema com aceleração pois a variação na quantidade de pulsos no decorrer do tempo já te dará o valor exato da distância independente de aceleração ou desaceleração.

Aí você faz o teste na prática e muda o valor de 6,17 um pouco acima ou abaixo na hora da aferição.
Dá até pra relacionar essa "constante" com determinado diâmetro de roda (Lembre-se => Roda + Pneu), a partir dos testes práticos de aferição.
Talvez, depois de ter esses valores em mão, você nem precise aferir outros odômetros futuramente.
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Mensagempor cristian » 03 Out 2011 21:14

MOR_AL , entendi o q vc quis dizer . vou transformar isso em codigo e ver o resultado


fiz o codigo aqui a cada interrupçao somar 0.0617 a variavel do odometro

ate ai ok .... entao decidir fazer o sequinte usnado um oscilador de 45HZ oque me dar uma velocidade de 10km/h ativei um cronometro para contar ate o Hodometro chegar a 1000mts ....e o resultado foi

5m40s para com 10km/h percorrer 1km ...isso da 340seg ...tentei converter aqui pra ver se conta da certo mas nao achei um resultado q desse 340seg

sera q ta certo os valores ?
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Mensagempor MOR_AL » 03 Out 2011 23:10

Parece que a sugestão do EvandrPic é bem mais simples de implementar.

Sua conta.
1000m = 100.000 cm
100.000cm /6,1728cm/pulso = 16.200,104 pulsos
16.200,104 pulsos / 45 pulsos/s = 360,002 segundos
Qual é a precisão dos seus 45 pulsos/s?
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