Bem q poderia...

Hardware e Software

Moderador: 51

Mensagempor tabajara-labs » 02 Jan 2007 17:49

Super nintendo com o mesmo processador do msx? Lamento, mas nao tem nada a ver...
tabajara-labs

Mensagempor enigmabox » 04 Jan 2007 09:10

O mais perto que passei do MSX foi com um TK95 que usava o mesmo processador Z80, mas não tinha os mesmos chips gráficos e de audio do MSX.
Uma coisa que fazia na epoca no MSX do meu colega, era ler disquetes do IBM PC XT no MSX, pois o sistema de DOS era produzido pela Microsoft.
enigmabox

Mensagempor phophollety » 15 Jan 2007 10:43

Msx.. coisa linda!!

Tem dois velhões aqui em casa... esperandopara serem usados.. tava sugerindo pro meu velho que é rato e usou muittooo msx no seu tempo. de botar o filhote denovo na ativa.. para controlar a casa.. fariamos uma placa de I/Os no barramento dele para controlar telefonia, portoes, alarmes... ia ser bem legal!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Jan 2007 20:26

o MSX nasceu obsoleto! :)

tambem nao dava para esperar muita coisa de um projeto liderado pela microsoft: pegaram um Z80 e plugaram meia duzia de chips de prateleira. e isso 3 anos apos o mundo consolidar as maquinas 16 bits como o novo padrao de mercado! menos de 2 anos depois surgiram maquinas de 32 bits que utilizavam vastamente gatearrays e superaram de longe a pequena capacidade de audio e video do MSX. comparando com maquinas como macintosh, atari e amiga, realmente fica dificil para o MSX, motivo pelo qual ele soh fez sucesso em mercados tecnologicamente isolados, como japao, brasil, paises arabes e paises do bloco sovietico.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor tabajara-labs » 21 Jan 2007 19:23

Voce chama o Japao de "pais tecnologicamente isolado"?

Acho que voce nao conhece o MSX, e por consequencia nao me parece habilitado a dissertar sobre o mesmo. Entendo pelos seus argumentos que voce é daquele tipo de usuario que gosta de bradar aos 4 ventos que tem um micro de 5 GHz, 4 gigas de RAM, 4 placas de video e 3 TeraBytes de armazenamento. Ainda que nao use nada disso. O MSX é um micro excelente para o que ele se propoe - o primeiro micro, o primeiro contato com um computador, na decada de 1900 e bolinha. Muita gente foi inserida na informatica e na eletronica graças a esse trocinho rodando Z80. É obvio que hoje em dia é uma maquina parcialmente fora de qualquer contexto. Mas usada em um bom curso de eletronica digital, no lugar daqueles treinadores digitais movidos a 8085 com 1K de RAM e um maravilhoso display de 6 digitos de 7 segmentos, é um grande avanço.

Para cada trabalho, a ferramenta certa. Nao tente cortar um graveto de madeira com uma serra circular de 9".
tabajara-labs

Mensagempor mastk » 22 Jan 2007 12:09

Bem mano, o Z80 é tecnologia dos anos 70, o msx se não me engano foi lançando em 84, já tinha 386 e se vacilar 486 no mercado...

E...Pow cara, não seja tão agresivo :wink:
mastk
Dword

Mensagempor zachary » 22 Jan 2007 13:07

Tudo bem que a tecnologia não era "de ponta" mas acredito que muita gente que "mexe" com hardware, entrou nessa graças a essas pequenas grandes maravilhas.

Lembro que na época juntei uns tracadinhos durante alguns meses e comprei meu TK82 (clone Sinclair ZX81). Pouco tempo depois eu já hvia retalhado o coitadinho e pendurado várias "aranhas" nele.

Se não fosse por ele, acho que hoje nem estaria aqui neste forum.

Grande vantagem para se aprender eletronica digital e microprocessadores com ele:

-Baratinho - comprar um PC naquela época nem pensar;
-Montado com componentes discretos - que o tornava muito didático;
-Tecnologia aberta - o que o tornava muito popular.

Nunca cheguei a comprar um MSX mas vontade não me faltou.

O HotBit da Sharp e o Expert da Gradiente.

Nossa que saudades daquele tempo!!!!

Zac
"Nada tema, com SMITH não há problema"

(Dr. Zachary Smith)
zachary
Nibble

Mensagempor msamsoniuk » 24 Jan 2007 11:45

publicacoes do proprio governo japones davam conta de que o japao, na decada de 80 e 90, era forte na producao de memorias DRAM, mas nao dominava a criatividade necessaria para a producao de microprocessadores, software comercial e computadores comerciais.

faltava para os japoneses criatividade e inovacao!

enquanto se lancava no japao o MSX em 1984, um computador baseado em chips de prateleira, com uma arquitetura de hardware e software obsoleta, os americanos jah tinham em maos o IBM PC AT com o 286 e, um ano mais tarde, teriam em maos o macintosh e amiga, maquinas baseadas no 68000 e com gatearrays suficientes para passar por cima das limitacoes existentes nos chips de prateleira e matariam o velho contexto "maquina domestica de 8 bits com BASIC que nada faz".

mesmo a justificativa de preco/mercado nao cola: em 1983 o sinclair XL era vendido por um preco bastante reduzido na inglaterra e possuia um 68008, suficientemente potente para deixar o Z80 no chinelo! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 24 Jan 2007 13:22

O MSX não tinha o dedo da Microsoft tb?
O projeto nasceu falido, mas aqui no Brasil temos exemplos parecidos devido à reserva de mercado. Quem conheceu máquinas como o Polimax e Magnex? Eram baseados no Z80 também e já existiam os "IBM-PCs", o Apple II e o Commodore Amiga...

O MSX fez sucesso no Japão porque lá o mercado era atípico (ainda é um pouco, o disco MD só fez sucesso, porque foi lançado lá, como o MSX...)

O MSX fez sucesso aqui no Brasil por causa da reserva de mercado. Cabou reserva de mercado, cabou muita coisa de informática aqui no Brasil, ou elas se associaram a empresas estrangeiras.

Ao contrário do que possa parecer, eu gosto do MSX, mas a realidade que vi na década de 80 e 90 foi essa. Na década de 80 sempre quis um MSX da Gradiente (aquele "modelo Expert")... mas era "caro" demais pra mim, quando juntei grana, acabei comprando um PC.

Ah, Marcelo, a máquina de 8 bits que roda basic e não faz nada podia ser usada como terminal burro de um supermicro. Dava pra usar um TK80 como terminal de um Digirrede XQ3, ehehehe, era a aplicação mais útil que eu vi comercialmente (e a única).
chipselect
Word

Mensagempor msamsoniuk » 30 Jan 2007 11:37

mesmo como terminais burros eles nao iam muito bem: as maquinas dessa epoca nao tinham uma simples porta serial e, pior, nao exibiam sequer texto 80x25 sem o auxilio de cartoes de expansao, o que era o minimo encontrado em qualquer terminal burro da epoca.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor brasilma » 31 Jan 2007 08:26

O MSX representou uma evolução dos micros pessoais produzidos com o Z80, o seu preço na época não ficou muito diferente do TK90X e trouxe muitos recursos.

Os micros produzidos com processadores 16bits 8086, estavam começando a sair, e custavam bem mais caros.

Não vejo o MSX como um pária, mas apenas como parte da evolução natural dos micros de 8 bits.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Anterior

Voltar para MSX