Brasilma wrote:
Com dimmer ou triac destas formas, não vai conseguir controlar a partir do zero, pois eles precisam de uma corrente mínima para disparar o que só ocorre após uns 15 graus (depende do circuíto).
Para controlar a partir do zero, pode transformar em CC e usar um PWM para acionar a carga.
Brasilma
Desculpe discordar, mas se tiver um bom sistema de detecção de zero da rede e um bom driver de corrente para excitar o TRIAC é possível e praticável controlar com precisão dentro dos 180 graus do semiciclo da rede (totalmente cortado ou condução plena). O TCA780 e o TCA785 possuem essa qualidade.
Dentro das técnicas de controle, se pode ir por análogico (circuito exemplo mostrado) ou digital.
Se pode fazer controle proporcional (P) onde apenas se determina a quantidade de erro. Se pode fazer controle proporcional integral (PI) onde alem da quantidade de erro se acrescente uma parcela de "tempo" na forma de integrador para correção (meu exemplo para controle de angulo de fase aplicado a carga), e também se pode fazer o controle PID onde que amortecem transitórios dentro do tempo. Se o sistema for digital se pode fazer sintonia PID automática com controle Liga-Desliga no zero da rede. Tudo é questão de tecnologia e conhecimento.
Tudos esses aspectos de controle levam em consideração a realimentação dentro do comportamento transitório do sistema. Pena que esse meu projeto está vinculado a empresa com o direito de propriedade intelectual e não pode ser divulgado. Na época se o projeto fosse feito com uma faculdade me rendereia um mestrado em realimentação e controle.
De fato, esses sistemas de controle de fase criam inconvenientes na rede eletrica, quando operam mudando o angulo de fase, mas para carga resistiva isso não é nada quando se compara com os harmonicos de fontes chaveadas baratas (carga capacitiva).
Sergio, procure as notas de aplicação do TCA780 e TCA785 que meus comentários farão sentido. Não é necessário usar esses CI, procure também o datasheet do TCA280 da Philips que possue o circuito aberto e voce poderá estudar como fazer um detector de zero que funciona usando componentes baratos se for o caso.
rona123
Programadores PIC de Qualidade e Honestos