12F675 não liga, às vezes

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: RESOLVIDO!!!

Mensagempor andre_luis » 06 Jan 2012 21:09

redtrap escreveu:...Adicionei um 1n4148 e um cap 100nF no MCLR e o problema não apareceu mais


redtrap,


A sugestão que eu tinha dado era um pouco diferente, mas fico contente que voce conseguiu resolver o problema.
Imagem

A propósito, logo depois que voce incluiu a imagem do circuito, não percebi ( e creio, a galera aqui também ), que o capacitor que voce tava usando era de 100pF, que é muito baixo, e realmente poderia não estar cumprindo o seu papel, que é filtrar ruido.


+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor redtrap » 08 Jan 2012 20:23

Opa companheiro.... então os capacitores estavam errados mesmo no Proteus mas no circuito estavam certos... todos eram de 100nF e não de 100pF.

E sobre sua sugestão de circuito tá guardada e vou testar também.

Obrigado
redtrap
Bit
 
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Dez 2011 11:19

Mensagempor _blackmore_ » 08 Jan 2012 20:57

andre_teprom

eu sempre utilizei o MCLR ligado através de um resistor no positivo e só, algumas vezes direto.
este circuito que vc aprensentou, em que casos pode e deve ser aplicado? existe uma premissa ou foi de gosto pessoal utilizar "tudo isso"?
abraço!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 28 Set 2008 13:26

Mensagempor andre_luis » 09 Jan 2012 05:17

Vamos lá :

R1-C3 --> Definem a base de tempo do delay para o resset atuar.
R3 --> Usado para proteger o uC do mundo externo ( na verdade, esse sinal do nó R3-D2 ainda vai para o conector de ICSP ).
D2 --> Garante que o C3 irá descarregar imediatamente após uma queda no VCC. Qualquer queda no VCC pode avacalhar com os SFR do uC.


+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
Avatar do usuário
andre_luis
Dword
 
Mensagens: 5447
Registrado em: 11 Out 2006 18:27
Localização: Brasil - RJ

Mensagempor redtrap » 09 Jan 2012 11:05

Olá _blackmore_

Vai no início do tópico que lá explica onde utilizei o circuito, mas resumidamente, eu também utilizava o MCLR apenas com um resistor, porém desenvolvi uma placa de controle de piscagem para cargas resistivas de leds, que funciona quando uma fotocélula é acionada, alimentando uma fonte chaveada de 12V, apenas com o circuito com o resitor no MCLR às vezes o uC não "acordava". Todo o circuito alimentado, tudo bonitinho, mas nada. Com as dicas do andre_teprom resolvi o problema utilizando um circuito diferente e não tenho dúvida que esse esquema que ele passou aqui também funcione.


Abraço
redtrap
Bit
 
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Dez 2011 11:19

Mensagempor _blackmore_ » 09 Jan 2012 20:32

andre_teprom

obrigado pela explicação funcional do circuito!


redtrap

fala bixo!
então ... e perguntei sobre o pq de utilizar "tanto" recurso pois eu fiz vários acionamentos e inclusive indutivos e nunca tive problemas ... curiosidade, obrigado por rresponder.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 28 Set 2008 13:26

Mensagempor nagkiller » 10 Jan 2012 14:24

A primeira vez que mexi com o PIC12F675, não funcionava direito por causa do registrador ANSEL... porque eu que não utilizava no PIC12F629.

Dai funcionava perfeito em 629 e falhava em 675.

O C que eu uso é o Hitech C. Se já estiver zerado o valor para o ANSEL, desconsidere este post.

Flw...
Nagkiller
Avatar do usuário
nagkiller
Bit
 
Mensagens: 40
Registrado em: 21 Jul 2007 09:38

Anterior

Voltar para PIC

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron

x