timer com PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

timer com PIC

Mensagempor edybahia » 24 Jan 2012 12:48

Pessoal estou aqui tentando enteder como funciona os timer com PIC, preciso enteder como setar um código para que por exemplo durante 1 segunda acenda o led e logo após apague este led

alguem pode me dar ajuda, caso tenham exemplo fico agradecido
::: EDY
edybahia
Bit

Mensagempor edybahia » 24 Jan 2012 13:36

pessoal estou utilizando o pic 16f628a, com o compilador ccs c
edybahia
Bit

Mensagempor fabim » 24 Jan 2012 14:04

maninho quando eu estava aprendendo sobre timer's do pic eu sofri, por não entender os conceitos de funcionamento de um relógio digital comum.

Como você deve saber, o tempo é algo contável de alguma forma, seja por engrenagens, luz do dia e noite, água areia. Mas tudo tem algo em comum !!! Números..

1 segundo é igual ao quê em sua concepção ?
1 segundo pode ser uma fração de algum tempo, ou um valor elevado E10+9 por exemplo.

Más então no mundo digital o que é o tempo ?
R- O tempo é apenas números... Ao inverso de um numero de vezes que algo acontece dentro de 1..

Por exemplo. Tu sabe que um cristal ressoa a 32767-X por segundo. Algum fabricante tem uma base de tempo de 1 segundo muito preciso e contou dentro disto 32767 oscilações do cristal.

Ou seja. para nosso um segundo o nosso numero é de 32767 + 1."+1 não vou explicar se vira".

Bom excluindo detalhes sórdidos.

Veja, qual o numero de bits necessários, para acomodar o valor 32768 ?
R-15 bits
Como você sabe, o pic tem um contador de 16 bits, isso quer dizer que ele conta até o dobro de 32678, ou seja 65536+1.

Bom, se sabemos que, nosso valor numérico para um segundo é de 32768, e temos um contador que conta o dobro disso, quantos segundos nós temos ??
R-2 segundos.

Lembrando que: No pic podemos gerar um sinal dizendo ao programa que o timer estourou e voltou a zero. Este sinal pode ser usado de inúmeras formas possíveis.
Por exemplo por interrupção.

Seguindo a linha de raciocínio.
Bom, sei que tenho algo que comporta 65537 e está para 2, e tenho 32768 que esta para 1.
Como posso utilizar meu numero para gerar uma interrupção a cada 1 segundo ao invés de 2 segundos ?
Fácil !!
O timer é acessível para escrita e leitura. CORRETO !!
E se, nós manualmente colocarmos dentro do timer o valor 32768 ? eim eim ?
Entenda.
Você demora 2 minutos para encher um recipiente de 2L usando 1 de um litro!!
Você coloca 1 litro no recipiente de 2 litros, dispara o contador e coloca só mais um litro. Quando tempo demorou ?
R- 1 minuto !!!

Chamamos de reload!!

Quando acontece a interrupção, você coloca um valor tal no contador de tempo, que a diferença deste valor colocado, até o máximo valor que o contador alcança gere a interrupção pela seu valor matemático de tempo!!

EX:

Quero que meu contador de 16 bits, gere uma interrupção a cada 500mS, meu valor matemático para o tempo de 1 segundo é de 32768.
1 segundo está para 32768.
1/2 segundo esta para 32768/2.

65536 fundo - 16384 nosso valor matemático para 1/2 segundo = 49152.

Quando interromper, você carrega o timer com o valor do resultado. O resultado do calculo acima mais 16384 que esta para meio segundo, é igual a 65536, que irá gerar outra interrupção.

Resumindo, tempo de meio segundo.

Agora como encontrar nosso valor matemático para 1 segundo ?

1 = frequência do cristal do pic / 4.

EX: 4mhz / 4 = 1 mhz!!

Fabim, nossa, 1mhz ?
Não cabe dentro de 65536 vai estourar um monte de vezes por segundo!!!

Para isto existe um divisor antes do timer, chamado preescaler !!
Ele pega este 1mhz, e divide por 2,4,8,16,128 por exemplo.

Seu valor matemático para um segundo é 1.000.000, se usar o preescaler dividindo por 16 por exemplo.
Seu valor matemático novo que é a base de um segundo fica.
1000000/16 = 62500 !!!!

Bom, já deu para você entender né ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 24 Jan 2012 14:34

R- O tempo é apenas números... Ao inverso de um numero de vezes que algo acontece dentro de 1..

Ô Fabim, me dá um pouco disso que você tá usando, porque deve se do bom!!!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor edybahia » 24 Jan 2012 14:55

fabim escreveu:maninho quando eu estava aprendendo sobre timer's do pic eu sofri, por não entender os conceitos de funcionamento de um relógio digital comum.

Como você deve saber, o tempo é algo contável de alguma forma, seja por engrenagens, luz do dia e noite, água areia. Mas tudo tem algo em comum !!! Números..

1 segundo é igual ao quê em sua concepção ?
1 segundo pode ser uma fração de algum tempo, ou um valor elevado E10+9 por exemplo.

Por exemplo. Tu sabe que um cristal ressoa a 32767-X por segundo. Algum fabricante tem uma base de tempo de 1 segundo muito preciso e contou dentro disto 32767 oscilações do cristal.

Ou seja. para nosso um segundo o nosso numero é de 32767 + 1."+1 não vou explicar se vira".

Bom excluindo detalhes sórdidos.

Veja, qual o numero de bits necessários, para acomodar o valor 32768 ?
R-15 bits
Como você sabe, o pic tem um contador de 16 bits, isso quer dizer que ele conta até o dobro de 32678, ou seja 65536+1.

Bom, se sabemos que, nosso valor numérico para um segundo é de 32768, e temos um contador que conta o dobro disso, quantos segundos nós temos ??
R-2 segundos.

Lembrando que: No pic podemos gerar um sinal dizendo ao programa que o timer estourou e voltou a zero. Este sinal pode ser usado de inúmeras formas possíveis.
Por exemplo por interrupção.

Seguindo a linha de raciocínio.
Bom, sei que tenho algo que comporta 65537 e está para 2, e tenho 32768 que esta para 1.
Como posso utilizar meu numero para gerar uma interrupção a cada 1 segundo ao invés de 2 segundos ?
Fácil !!
O timer é acessível para escrita e leitura. CORRETO !!
E se, nós manualmente colocarmos dentro do timer o valor 32768 ? eim eim ?
Entenda.
Você demora 2 minutos para encher um recipiente de 2L usando 1 de um litro!!
Você coloca 1 litro no recipiente de 2 litros, dispara o contador e coloca só mais um litro. Quando tempo demorou ?
R- 1 minuto !!!

Chamamos de reload!!

Quando acontece a interrupção, você coloca um valor tal no contador de tempo, que a diferença deste valor colocado, até o máximo valor que o contador alcança gere a interrupção pela seu valor matemático de tempo!!

EX:

Quero que meu contador de 16 bits, gere uma interrupção a cada 500mS, meu valor matemático para o tempo de 1 segundo é de 32768.
1 segundo está para 32768.
1/2 segundo esta para 32768/2.

65536 fundo - 16384 nosso valor matemático para 1/2 segundo = 49152.

Quando interromper, você carrega o timer com o valor do resultado. O resultado do calculo acima mais 16384 que esta para meio segundo, é igual a 65536, que irá gerar outra interrupção.

Resumindo, tempo de meio segundo.

Agora como encontrar nosso valor matemático para 1 segundo ?

1 = frequência do cristal do pic / 4.

EX: 4mhz / 4 = 1 mhz!!

Fabim, nossa, 1mhz ?
Não cabe dentro de 65536 vai estourar um monte de vezes por segundo!!!

Para isto existe um divisor antes do timer, chamado preescaler !!
Ele pega este 1mhz, e divide por 2,4,8,16,128 por exemplo.

Seu valor matemático para um segundo é 1.000.000, se usar o preescaler dividindo por 16 por exemplo.
Seu valor matemático novo que é a base de um segundo fica.
1000000/16 = 62500 !!!!

Bom, já deu para você entender né ?

Muitooo boa a explicação rsrsrsrs
Parabens...

Já tinha utilizado o timer no microcontrolador 8051 em ASM, pelo visto a forma de tempo é a mesma, oq eu não conseguia intender era esse danado do prescale rsrsrsrs, mais agora ta massa...

caso vc possa postar exeplos simples de configuração de tempo iria ajudar muito...
edybahia
Bit

Mensagempor fabim » 24 Jan 2012 18:15

xultz escreveu:

Ô Fabim, me dá um pouco disso que você tá usando, porque deve se do bom!!!

Se eu fumasse o mesmo que o samsonite ai c ia ver só !!!!

Eu ia falar igualzim ele. Tempo não existe, é algo infinito !!!

Mas de qualquer forma, eu ainda trato o tempo digitalmente, através de numeros. Faz tanto tempo que não mexo com pic, que deve ter mudado algo !!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Re: timer com PIC

Mensagempor andre_luis » 24 Jan 2012 18:34

edybahia escreveu:...preciso enteder como setar um código para que por exemplo durante 1 segunda acenda o led e logo após apague este led...

Você está usando que compilador ?
C ou ASM ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 24 Jan 2012 18:39

Ele jamais diria isso, ele diria que o tempo pode ser dividido até chegar a 1.10^-457 s e que menos que isso o tempo dá uns pulos. Ou coisa parecida.

Sobre o timer do PIC, vou dar um micro exemplo. Estou neste momento infelizmente e não por vontade própria, eu podia estar matando, roubando, mas estou mexendo num firmware com PIC18F4520, e precisava de uma base de tempo precisa de 1s. Estou programando no CCS, não por vontade própria, eu podia estar matando, roubando... acho que já disse isso.

Então assim:
O PIC está rodando em cima de um cristal de 20MHz. Ele deveria estar com um cristal de 10MHz, e com PLL rodando a 40MHz, mas eu também podia estar matando... você entendeu.
O clock das instruções vem do cristal, porém dividido por 4. Ou seja, o clock das instruções é de 5MHz, ou 200ns.
Aí eu configurei o timer 2 assim:
setup_timer_2(T2_DIV_BY_16,249,10);
O que isso quer dizer:
Primeiro ele tem um prescaler de 16. Isso quer dizer que antes de entrar no timer, o clock é dividido por 16. O que era 5MHz, passou a ser 312,5kHz, ou 3,2us.
O timer tem um contador, que no caso do timer 2, começa em zero e vai aumentando a cada clock, no meu caso, a cada 3,2us. E ele também tem um comparador, que quando é igual, ele gera um trigger. Eu configurei o comparador para 249. Como ele começa em zero, ele precisa de 250 clocks para ficar igual a 249. Ao chegar neste valor, ele zera o contador e gera um trigger e reinicia a contagem.
Dessa forma, eu gero um trigger a cada 800us.
E o timer 2 também tem um postscale, que no meu caso eu configurei para 10. Ou seja, quando ele receber 10 triggers, ele gera uma interrupção. O que no meu caso quer dizer que o timer 2 recebe uma interrupção a cada 8ms.
Minha ISR do timer 2 ficou assim:

Código: Selecionar todos
#int_TIMER2
void  TIMER2_isr(void)
{
    contador_8ms++;
    if(contador_8ms == 125)
    {
        contador_8ms = 0;
        segundos++;
    }
}

Ou seja, na ISR eu faço um contador até 125, isso quer dizer que ele chega a 125 em 8ms*125 = exatamente 1s.

Para a ISR ser chamada, logo depois de configurar o timer 0 precisa habilitar as interrupções:
enable_interrupts(INT_TIMER2);
enable_interrupts(GLOBAL);

Note que isto serve para o timer2 do 4520, eu não lembro mais (graças a Deus) como são os timers do 628, mas espero que isto tenha ajudado de alguma forma.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor edybahia » 24 Jan 2012 18:50

xultz escreveu:Ele jamais diria isso, ele diria que o tempo pode ser dividido at� chegar a 1.10^-457 s e que menos que isso o tempo d� uns pulos. Ou coisa parecida.

Sobre o timer do PIC, vou dar um micro exemplo. Estou neste momento infelizmente e n�o por vontade pr�pria, eu podia estar matando, roubando, mas estou mexendo num firmware com PIC18F4520, e precisava de uma base de tempo precisa de 1s. Estou programando no CCS, n�o por vontade pr�pria, eu podia estar matando, roubando... acho que j� disse isso.

Ent�o assim:
O PIC est� rodando em cima de um cristal de 20MHz. Ele deveria estar com um cristal de 10MHz, e com PLL rodando a 40MHz, mas eu tamb�m podia estar matando... voc� entendeu.
O clock das instru��es vem do cristal, por�m dividido por 4. Ou seja, o clock das instru��es � de 5MHz, ou 200ns.
A� eu configurei o timer 2 assim:
setup_timer_2(T2_DIV_BY_16,249,10);
O que isso quer dizer:
Primeiro ele tem um prescaler de 16. Isso quer dizer que antes de entrar no timer, o clock � dividido por 16. O que era 5MHz, passou a ser 312,5kHz, ou 3,2us.
O timer tem um contador, que no caso do timer 2, come�a em zero e vai aumentando a cada clock, no meu caso, a cada 3,2us. E ele tamb�m tem um comparador, que quando � igual, ele gera um trigger. Eu configurei o comparador para 249. Como ele come�a em zero, ele precisa de 250 clocks para ficar igual a 249. Ao chegar neste valor, ele zera o contador e gera um trigger e reinicia a contagem.
Dessa forma, eu gero um trigger a cada 800us.
E o timer 2 tamb�m tem um postscale, que no meu caso eu configurei para 10. Ou seja, quando ele receber 10 triggers, ele gera uma interrup��o. O que no meu caso quer dizer que o timer 2 recebe uma interrup��o a cada 8ms.
Minha ISR do timer 2 ficou assim:

Código: Selecionar todos
#int_TIMER2
void  TIMER2_isr(void)
{
    contador_8ms++;
    if(contador_8ms == 125)
    {
        contador_8ms = 0;
        segundos++;
    }
}

Ou seja, na ISR eu fa�o um contador at� 125, isso quer dizer que ele chega a 125 em 8ms*125 = exatamente 1s.

Para a ISR ser chamada, logo depois de configurar o timer 0 precisa habilitar as interrup��es:
enable_interrupts(INT_TIMER2);
enable_interrupts(GLOBAL);

Note que isto serve para o timer2 do 4520, eu n�o lembro mais (gra�as a Deus) como s�o os timers do 628, mas espero que isto tenha ajudado de alguma forma.

Blzz pessoal, obrigado pela contribuição de vocÊs hehehehe...

No caso pessoal, a rotina de comando por exemplo quero que o led seja acionado qdo tiver 1 segundo por exemplo, ela deve esta no programa principal ?? sendo "testada" com um flag de estouro do timer

ou deve estar na rotina de interrupção do timer ??
edybahia
Bit

Mensagempor andre_luis » 24 Jan 2012 18:55

edybahia escreveu:...a rotina de comando por exemplo quero que o led seja acionado qdo tiver 1 segundo por exemplo, ela deve esta no programa principal ?? sendo "testada" com um flag de estouro do timer ou deve estar na rotina de interrupção do timer ??

Fica á seu critério.
Ambas funcionam : Interrupção ou pesquiza.

Porém, para voce começar a aprender a mexer com o microcontrolador, será mais fácil por pesquiza, mas num passo seguinte, voce deve aprimorar o programa para trabalhar com interrupção.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor edybahia » 24 Jan 2012 18:58

andre_teprom escreveu:
edybahia escreveu:...a rotina de comando por exemplo quero que o led seja acionado qdo tiver 1 segundo por exemplo, ela deve esta no programa principal ?? sendo "testada" com um flag de estouro do timer ou deve estar na rotina de interrupção do timer ??

Fica � seu crit�rio.
Ambas funcionam : Interrup��o ou pesquiza.

Por�m, para voce come�ar a aprender a mexer com o microcontrolador, ser� mais f�cil por pesquiza, mas num passo seguinte, voce deve aprimorar o programa para trabalhar com interrup��o.

+++

Olá Brother...

Ja usei interrupção com o PIC, pelo que aprendi não e dificil

não entendi qdo vc falou por pesquisa??
edybahia
Bit

Mensagempor RobL » 24 Jan 2012 21:17

pesquisa <=> varredura (polling) ou testar um evento, um flag constantemente.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 24 Jan 2012 22:13

Cara por eu ser evangélico, devia parar que querer fazer mal as pessoas.

Dando força pro cara aprender a mexer com pic, e o xuxu disse que ta usando pic com ccs. F***
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 25 Jan 2012 04:48

Pra quem ta começando á mexer com PIC, o CCS pode ser uma das ferramentas apropriadas, dado á quantidade de APIs prontas.
Mas se formos defender opinião e polemizar, corre-se o risco do debate se transformar num boteco.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor Mersin » 26 Jan 2012 09:05

Mersin
Mersin
Byte

Próximo

Voltar para PIC