Zumbido quando liga PWM

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor chrdcv » 03 Fev 2012 12:29

itamar escreveu:
O indutor deverá ser posicionado ANTES do capacitor, logo na saída da fonte, em série com o capacitor.

Tá falando pra fazer assim?
Imagem
PS.:Acho que pra funcionar assim o capacitor de ve ser muito grande e bem dimensionado pois o pwm pode não funcionar para controlar a potência da carga

Não. Observe a figura que fiz (mal e porcamente em formato texto puro que alterei).

itamar escreveu:
Quanto ao filtro PI será que esse é melhor??(acho que a fonte já deve ter um destes na saída)
Imagem

Sim, essa é a configuração de um filtro PI. Procure na internet a fórmula para o cálculo da frequencia de ressonância.
chrdcv
Dword

Mensagempor itamar » 03 Fev 2012 19:03

Testei os filtros sugeridos com alguns componentes que tinha aki mas não funcionou. Quando coloquei o filtro PI a fonte enlouqueceu de vez e a corrente ficava variando entre 2 e 25A. a tal fonte é a da figura

Imagem

Mais alguma sugestão???

Estava pensando em modificar o controle de PWM para linear mas acho um retrocesso total... outra coisa que estive pensando é aplicar o pwm a uma rede RC no gate do FET mas num sei se tem fundamneto e nem sei como fazer.

se alguem tiver mais alguma sugestão sobre com utilizar o PWM em cargas alimentadas por fontes chaveadas por favor posta aí!
itamar
Nibble

Mensagempor fabim » 03 Fev 2012 20:12

Deus Eu não acredito nessas coisas.

putz
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor itamar » 03 Fev 2012 21:27

fabim escreveu:Deus Eu não acredito nessas coisas.

putz

NÃO ENTENDI
itamar
Nibble

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Fev 2012 21:49

Itamar,

Sei que você quer uma sugestão pra eliminar o ruído de seu circuito atual, como você fez teste e adicionando filtro ferra com o controle da fonte, já pensou em usar o pwm um RC e uma fonte de corrente ?

Espero ter ajudado.
Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor chrdcv » 03 Fev 2012 21:56

Andre_Cruz escreveu:Itamar,

Sei que você quer uma sugestão pra eliminar o ruído de seu circuito atual, como você fez teste e adicionando filtro ferra com o controle da fonte, já pensou em usar o pwm um RC e uma fonte de corrente ?

Espero ter ajudado.
Abraço

Depende de ONDE ele adicionou o filtro, dos VALORES dos componentes e de ONDE adicionou a chave para a modulação.

O filtro PI provê a carga de corrente instantânea sempre que o MOSFET conduz, suprindo a carga com a corrente armazenada nos capacitores. Assim, sob o ponto de vista da FONTE, a mesma fornecerá uma corrente e tensão CONSTANTE para uma carga "conhecida", então certamente o problema de funcionamento FORA da faixa especificada (devido à ação do chaveamento) será diminuído abruptamente.
chrdcv
Dword

Mensagempor itamar » 03 Fev 2012 23:49

chrdcv escreveu:
Depende de ONDE ele adicionou o filtro, dos VALORES dos componentes e de ONDE adicionou a chave para a modulação.

Não medi o valor da indutância pois não tenho como, mas utilizei um nnucleo toroidal de uma fonte de PC e inseri o filtro entre a saida da fonte e a carga... assim:
Imagem.

Fiz certo?
itamar
Nibble

Mensagempor andre_luis » 04 Fev 2012 06:19

Itamar,

Enquanto voce não determinar exatamente de onde vem o ruído, as tentativas por solucionar o problema vão ser imprecisas.

Se a fonte não trabalhar com altas tensões, coloque o dedo em cada componente para ver quem está vibrando, ou se abafa o ruído; é assim que se faz na prática pra descobrir a causa do ruído.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 04 Fev 2012 07:39

Itamar.
eu tenho duas fontes chaveadas industriais dessa ai
Todas elas possuem PFC ativo. Aposto uma poçoca que o ruido mecânico vem do toroide do PFC ...
Nos tivemos este problema na nossa fonte, e não conseguimos resolver totalmente.
Dimunuimos muito o ruido mecânico, mais não conseguimos resolver.

1° - BR os tipos de toroides fabricados possuem defeitos que possibilitam o vazamento eminente de campo magnético que faz as espiras ficarem parecendo uma arpa.
2° - Enrolamento manual dos toroides, o que faz com que não haja constância magnética, em função da velocidade da corrente circulante no sentido do núcleo vai ocasionando ddp nas espiras no sentido negativo, isso vai criando micro curtos e gerando porradas magnéticas.
3° - 100khz em um fio 18awg com 3A pico, o efeito skin causa aquecimento autissimo, isso satura o núcleo e gera problemas.

Sendo assim, se o problema é ruido mecânico esqueça.
Se o pico é negativo na linha de VDD, o problema ta sendo o slew rate do pulso na linha....

Daqui pra frente, eu começo a cobrar por hora ou projeto ? heheh
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor itamar » 04 Fev 2012 17:25

Hoje a tarde abri a fonte e vi o que o fabim estava falando... o enrolamento que está com o tal zumbido é feito à mão mesmo.
Coloquei um filtro PI e fui ajustando a frequencia do PWM até "casar" com valores dos componentes que tinha aki. O ruído Não deu pra eliminar mas melhorou uns 50%.

Só estou meio com medo de superaquecer e ferrar a fonte de vez. Vou testar por umas horas e ver se ela aguenta... se não... perco U$ 32,00.

Valew pela ajuda
itamar
Nibble

Mensagempor ze » 06 Fev 2012 10:17

2R em 12V causa uma corrente relativamente baixa. Não faz nem cosquinha na fonte. Se sobre aquece ela pode estar com problema. Se for retroceder para linear, prefira fazer chaveado
voce ja passou desta fase mas da uma revisada
http://www.eetimes.com/design/automotiv ... g-circuits
Fig 3.
Talvez voce consiga maior constância na corrente que é consumida

"espero ter ajudado" (puts! que original)
ze
Dword

Mensagempor itamar » 07 Fev 2012 21:37

O fabim disse que teve o mesmo problema de zumbido com estas fontes e não consegui resolver 100%.
Eu segui as dicas da galera e consegui diminuir bastante o ruído... só ficou uma dúvida: a fonte vai queimar se continuar funcionando desse jeito? Deixei ligada umas 2 horas com pwm ativo e corrente de 8A e ela sobreviveu... será milagre ou ela aguenta mesmo???

valeu pela ajuda
itamar
Nibble

Mensagempor fabim » 08 Fev 2012 08:19

Cara o toroide do PFC é enrolado na mão.
Ja expliquei tudo la atras pô.
Não, não vai queimar..
Tu apenas vai ouvir o ruido eletro-mecânico, isso mesmo, o toroide possui micro gaps, as milhares, que no montante geral faz o nucleo vibrar, isto transfere esta mecânica para os fios de cobre, que se comportam como cordas de um diapazão.. bla bla bla

Pô meu, tu é ruizim eim ?! pode usar despreocupadamente, não vai haver problemas de queima..
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 08 Fev 2012 20:59

Uma alternativa para diminuir o ruído devido é esse fenomeno, seria aplicar verniz próprio para enrolamentos, no carretel.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Anterior

Voltar para PIC