Android 4.0

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Android 4.0

Mensagempor tcpipchip » 13 Fev 2012 12:06

Testei no ARM9 da ATMEL...e simplesmente ficou lento demais...:(, impossivel de trabalhar...era para ficar mais lento ?
Alguem embarcou o ANDROD 4.0 ai ?
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor mastk » 13 Fev 2012 13:05

Mas o ARM9 não é muito fraco para isso mesmo? Os produtos que vem com o 4.0 são de 2 ou 4 nucleos e rodam com mais de 1Ghz.

E mais importante, em aplicação embarcada faz diferença a versão? Vc consegue recompilar e atulizar por sua contar o firmware ou depende de terceiro?
mastk
Dword

Re: Android 4.0

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Fev 2012 13:15

tcpipchip escreveu:Testei no ARM9 da ATMEL...e simplesmente ficou lento demais...:(, impossivel de trabalhar...era para ficar mais lento ?
Alguem embarcou o ANDROD 4.0 ai ?
TCPIPCHIP

Android é feito em JAVA certo?

Tenho um celular com processador de 600MHZ, e usa android 2.2 é simplesmente uma m**** de tão lento.

meu amigo tem um iphone, pelo que eu sei o processador é o mesmo, e é muito veloz.

Se aplicação Java é lenta no meu i7 com 8GB de RAM imagina um ARM de 600MHZ, essa é a única explicação.

simplesmente ridículo.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor chrdcv » 13 Fev 2012 14:14

Calma cambada, a freescale está lançando o i.mx6X, serão quatro cores. Acho que agora eles aguentarão rodar o androido:

http://www.freescale.com/webapp/sps/site/overview.jsp?code=IMX6X_SERIES
chrdcv
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Fev 2012 15:22

chrdcv escreveu:Calma cambada, a freescale está lançando o i.mx6X, serão quatro cores. Acho que agora eles aguentarão rodar o androido:

engraçado, mas tá certo, aí qualquer idiota pode fazer aplicativo

o cara pra acender um display e colocar um botão na tela precisa de 4 cores, é f....
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor chrdcv » 13 Fev 2012 15:46

Rodrigo_P_A escreveu:
chrdcv escreveu:Calma cambada, a freescale está lançando o i.mx6X, serão quatro cores. Acho que agora eles aguentarão rodar o androido:

o cara pra acender um display e colocar um botão na tela precisa de 4 cores, é f....

Tb. concordo, mas nem todo mundo desenvolve aplicações usando C ou ainda mais C++. Então, para essa imensa maioria, nada melhor do que Java, .NET, etc...

Detalhes, outro dia eu ví em um anúncio, uma vaga pagando R$6k para desenvolvedor Android. Brincadeira não?

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 13 Fev 2012 16:08

chrdcv escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:

Tb. concordo, mas nem todo mundo desenvolve aplicações usando C ou ainda mais C++. Então, para essa imensa maioria, nada melhor do que Java, .NET, etc...

Detalhes, outro dia eu ví em um anúncio, uma vaga pagando R$6k para desenvolvedor Android. Brincadeira não?

chrdcv

num tenho nada contra, mas é uma m****.

agora, .Net é muito mais rápido que Java.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor rocknroll » 13 Fev 2012 16:47

Fiz uma atualização no meu Galaxy S (Single Core 1Ghz 512Mb RAM) para android 4.0.

Não está uma maravilha, mas não posso dizer que esteja lento. Uso no meu dia dia sem problemas, não me deixou na mão até agora. Executo sem problemas todos os app que já usava na versão 2.3.3.

Considerando alguns celulares que vi com Android, acho que o que mais pega é a memória RAM. A maioria dos que vi que tinham alguma lentidão ou lags, estavam com a RAM praticamente totalmente ocupadas.

É aquela história, muitos fabricantes lançaram celulares com Android só para ter uma versão com o SO. Não ligaram muito para hardware... Ai começa essas merdas de lentidão e tudo mais...

No caso do iOS vc desenvolve um app para 1 SO e 1 hardware, já no caso do Android vc desenvolve para versão do Android, supondo que o fabricante seja prudente em colocar uma versão de Android suportada pelo hardware.

Se não me engano no Galaxy S roda um Cortex A8.

Abraço
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 13 Fev 2012 20:03

rocknroll escreveu:No caso do iOS vc desenvolve um app para 1 SO e 1 hardware, já no caso do Android vc desenvolve para versão do Android, supondo que o fabricante seja prudente em colocar uma versão de Android suportada pelo hardware.

o truque do iOS eh mais simples e inteligente:

# file AK47Disasm
AK47Disasm: Mach-O universal binary with 2 architectures
AK47Disasm (for architecture armv6): Mach-O executable arm
AK47Disasm (for architecture armv7): Mach-O executable arm

ou seja, o aplicativo eh um binario compilado, por si muito mais rapido que java, e roda em qq core ARM que eles comercializam, mesmo que incompativeis, pq no mesmo binario exitem dois binarios diferentes.

o microkernel do OSX eh mais doido ainda:

/mach_kernel: Mach-O universal binary with 3 architectures
/mach_kernel (for architecture x86_64): Mach-O 64-bit executable x86_64
/mach_kernel (for architecture i386): Mach-O executable i386
/mach_kernel (for architecture ppc): Mach-O executable ppc

sobre o android sei lah... imagina soh se o linux fosse inteiro feito em java?!? nao rola! :P
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chipselect » 14 Fev 2012 01:12

acho que o problema do Android é mais complexo do que parece...

Primeiro porque ele usa uma tal de JVM chamada Dalvik, cujos testes pela própria Oracle mostraram ser mais lento que o JVM (JAVA SE) para aplicativos não gráficos, utilizando a mesma plataforma ARM, e isso porque o tal do Dalvik é "otimizado". Achei que teria mudado nas últimas versões, pelo jeito tá igual.

Segundo porque, apesar de ter a opção de SDK usando c/c++ no Android, ainda não vi ninguém usando isso no Brasil, e a própria Google incentiva você a usar o Javinha. Obviamente que se fosse feito em c/c++, você teria ai um ganho de performance de 2x pelo menos, mas isso depende muito da capacidade do programador. Hoje em dia o mercado está mais preocupado com o tempo de lançamento do que com a qualidade do produto, infelizmente isso tende a excluir o c/c++.

Terceiro porque quem usa Android geralmente fica fuçando na internet e baixando/instalando todo tipo de app, carregando o sistema pois alguns rodam em background... Isso também requer que você utilize um antivírus. O tal do Sandbox só funciona se o usuário tomar cuidado e filtrar corretamente as permissões. Apesar de não ser um problema exclusivo do Android, é mais perceptível nele.

Quarto que é a famosa fragmentação do Android, diferente do mercado da Apple. Então o software pro Android é mais problemático pra ser feito, tem que ser um programador muito bom pra conseguir um resultado similar se comparado com programador pra IOS. Como só a Apple pode fazer ios, os demais fabricantes foram em peso pro Android, e daí temos hardware de tudo que é tipo, dando dor de cabeça pro desenvolvedor.

Acho que a versão 4 do Android ainda não está tão madura assim, não vi ainda suporte para impressão direta, como o AirPrint do IOS, existe um chão ainda pro Android percorrer, mas como é um projeto aberto, onde você tem equipamentos xing ling por quilo, principalmente no mercado cinza e a preço de banana, o Android acaba virando um baita mercado também.

Pelo menos essa versão 4 (Ice Cream Sandwich) tem um nome sugestivo pra esfriar a cabeça dos programadores, vamos ver se essa "unificação" de interface para Tablet e telefone funciona mesmo, porque é algo que o IOS ainda não tem.
chipselect
Word

Mensagempor B-EAGLE » 14 Fev 2012 10:00

chipselect escreveu:acho que o problema do Android é mais complexo do que parece...

Primeiro porque ele usa uma tal de JVM chamada Dalvik, cujos testes pela própria Oracle mostraram ser mais lento que o JVM (JAVA SE) para aplicativos não gráficos, utilizando a mesma plataforma ARM, e isso porque o tal do Dalvik é "otimizado". Achei que teria mudado nas últimas versões, pelo jeito tá igual.

Segundo porque, apesar de ter a opção de SDK usando c/c++ no Android, ainda não vi ninguém usando isso no Brasil, e a própria Google incentiva você a usar o Javinha. Obviamente que se fosse feito em c/c++, você teria ai um ganho de performance de 2x pelo menos, mas isso depende muito da capacidade do programador. Hoje em dia o mercado está mais preocupado com o tempo de lançamento do que com a qualidade do produto, infelizmente isso tende a excluir o c/c++.

Terceiro porque quem usa Android geralmente fica fuçando na internet e baixando/instalando todo tipo de app, carregando o sistema pois alguns rodam em background... Isso também requer que você utilize um antivírus. O tal do Sandbox só funciona se o usuário tomar cuidado e filtrar corretamente as permissões. Apesar de não ser um problema exclusivo do Android, é mais perceptível nele.

Quarto que é a famosa fragmentação do Android, diferente do mercado da Apple. Então o software pro Android é mais problemático pra ser feito, tem que ser um programador muito bom pra conseguir um resultado similar se comparado com programador pra IOS. Como só a Apple pode fazer ios, os demais fabricantes foram em peso pro Android, e daí temos hardware de tudo que é tipo, dando dor de cabeça pro desenvolvedor.

Acho que a versão 4 do Android ainda não está tão madura assim, não vi ainda suporte para impressão direta, como o AirPrint do IOS, existe um chão ainda pro Android percorrer, mas como é um projeto aberto, onde você tem equipamentos xing ling por quilo, principalmente no mercado cinza e a preço de banana, o Android acaba virando um baita mercado também.

Pelo menos essa versão 4 (Ice Cream Sandwich) tem um nome sugestivo pra esfriar a cabeça dos programadores, vamos ver se essa "unificação" de interface para Tablet e telefone funciona mesmo, porque é algo que o IOS ainda não tem.

opa, aqui no brasil tem gente que usa sim, o engine 2D Ethanon (http://www.asantee.net/ethanon/) é feito em C++ e foi portado pro android usando ndk e pra ios agora também... portabilidade em se tratando de games se o cara defender java ele tá perdido, hehe
B-EAGLE
Word

Mensagempor chrdcv » 14 Fev 2012 10:20

Eu ainda acho que muita coisa para acontecer com o Android. A google não comprou a Motorola só por causa das questões de patentes e o mercado de smartphones está dando e dará ainda muita grana. A google simplesmente não perderia mais uma chance destas. Na minha humilde e ínfima opinião, penso que ainda teremos alguns combates entre gigantes.
chrdcv
Dword

Mensagempor mastk » 14 Fev 2012 10:33

Mas ai estamos falando de produtos e não de embarcados.
Mas uma vez pergunto, uma pessoa sozinha, consegue pegar o codigo fonte e atualizar uma versão do Android de seu produto?
Ainda vejo o Android como algo muito fragil e sensivel para ir ao mundo embarcado, a não se que seja algo que tolere todos os infinitos erros e defeitos inerentes ao OS do google.
mastk
Dword

Mensagempor chrdcv » 14 Fev 2012 11:15

Não sei se os tablets comprados pelo governo paulista e instalados nas viaturas policiais foram vendidos com o Android ou com uma versão do Ubuntu para dispositivos móveis:

http://www.diariodocomercio.com.br/index.php?id=68&conteudoId=89566&edicaoId=882

http://dev.maxtrack.com.br/index.php/Android_R10.3

http://www.mxt.com.br/press.php

Então, não quero levantar polêmica, mas PESSOALMENTE acredito no android, meego e tb. em alguns OS lançados por companhias asiáticas (me parece que o OS lançado pela Samsung -- Bada -- http://en.wikipedia.org/wiki/Bada). Sabe pq? Porque eles são opensource, muitos dos quais se beneficiaram de uma cadeia opensource tb. Isso dá competitividade, abre possibilidades para estudantes não ficarem no limbo da imaginação de como seria a implementação prática de um OS ou mesmo como não se fazer um OS. Pappers são escritos, conferências e debates são realizados. Alguns OS para telefones e tablets:
http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Mobile_phone_operating_systems

O interessante é que até mesmo surgiu um telemóvel opensource e openhardware chamado openmoko: [url]en.wikipedia.org/wiki/Openmoko_Linux[/url] demonstrando que a comunidade de software livre pode organizar-se de tal forma a poder fazer tb. produtos tangíveis e não somente software (não que haja desmerecimento em relação a fazer somente software).

A indústria se renova e se não há processador atual para rodar um OS que agora é considerado "lento", novos paradigmas são quebrados e toda a cadeia se move. Agora, EU (em toda a minha insignificância) só não acho correto perder o feeling como fez a Intel e AMD, que ainda estão com paradigmas de processadores para desktops torradeiras...
chrdcv
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Fev 2012 11:47

chipselect escreveu:Primeiro porque ele usa uma tal de JVM chamada Dalvik, cujos testes pela própria Oracle mostraram ser mais lento que o JVM (JAVA SE) para aplicativos não gráficos, utilizando a mesma plataforma ARM, e isso porque o tal do Dalvik é "otimizado". Achei que teria mudado nas últimas versões, pelo jeito tá igual.

entao... ah! eu nao entendo de java! :(

o android parece ser uma plataforma que sempre favorece o fabricante em detrimento do cliente final... no momento que se favorece tempo de lancamento em detrimento da qualidade, a coisa fica feia!

eu jah vi muito crash em apps do iphone e nao vejo segredo: o sistema operacional tem MMU, a app cai, ganha um segfault, gera um coredump (o iphone manda uma analise p/ a apple saber o que anda crashando) e fim.

nao consigo visualizar nesse mecanismo, seja no iOS, OSX, linux, netbsd, etc como isso poderia causar o *travamento* do sistema operacional! +_+

as coisas sao limpas e claras, eh soh ler os logs... jah vi meu iphone rebootar pq o cabo da usb estava mal encaixado. no log nao deu outra: kernel panic no driver da usb depois de uma infinidade de trocas de estado up/down.

mas a app cair e travar o celular nunca vi... nao me parece realizavel uma app em objective-c embaixo de uma mmu afetar o kernel!

isso eh um ponto que eu acho interessante: se a empresa nao tem capacidade de escrever o proprio sistema operacional, pq ela teria capacidade de construir os proprios telefones? eh obvio que nao existe preocupacao com a qualidade nesse ponto! seria o mesmo que a juniper, famoso fabricante de roteadores de grande porte, parasse de usar freebsd nas unidades de comando e instalasse windows em PCs normais, para minimizar os custos que eles tem hoje modificando o freebsd para se adaptar ao hardware deles. um roteador de 500 mil dolares iria cair de preco, mas alguem espera que o windows em um PC de mesa consiga dar conta de interfaces de 100Gbps?

me *parece* que o modelo lancado pela microsoft com o PC (um sistema operaciona partilhado por inumerso fabricantes) eh um modelo sujeito a falhas. o fato do windows ser referencia em como nao fazer as coisas torna isso obvio! o google deveria rever essa ideia e comecar a licenciar a plataforma como SW e HW casado, deixando o modelo que sabemos que nao prima pela qualidade para os novos celulares com windows (que pelo que dizem, sao uma m****).

mas tudo com qualidade zero... daih nao adianta :(

eu jah ouvi muita gente comentando sobre a falta de funcionalidade do iphone no que diz respeito a telefonia, mas discordo disso... ontem mesmo, eu estava indo no medico, procurei o endereco no maps e ali mesmo jah adicionei o contato do medico e ativei uma chamada com viva-voz... nao vi nenhuma deficiencia em relacao a qualidade de chamada.

talvez vc esteja falando de SIP. nesse caso, realmente, nao vi suporte da apple para tal... nesse caso sim, acho q poderiam fornecer um cliente SIP integrado ao iOS, apesar da coisa no SIP nao ser tao simples...
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para ARM