NOR x NAND

Fórum para discussão sobre Linux para processadores ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

NOR x NAND

Mensagempor tcpipchip » 12 Jun 2012 23:20

Usuarios de LINUX ou UCLINUX ou nao...devem ter reparado que alguns optam por NOR, outros por NAND...as vezes o MIX...aqui tem um capitulo legal que ilustra as diferenças...
Espero que seja util...
http://www.inf.furb.br/~maw/asm51/linux.pdf
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 13 Jun 2012 08:08

Cara, eu até hoje ainda não consegui entender porque ainda usam nor ou nand, ao invés de flash...
Eu utilizo uma flash spi AT45db161, que custa um dolar e pouco e tem 2MB de flash.
A vida util dela é longa, paginas com largura configuravel, etc etc.

A mais nor e nand, é um padrão diferente e o kernel não da suporte.
Não da suporte? faça dar suporte !! pô.

Dentro da pequena flash, caso haja no processador, você testa se é nor, ou nand/flash no startup.

É que ao meu ver, a maioria não sabe o que e como funciona, pois não quer colocar a mão na massa, e pegar aquilo lá no app note que ja esta pronto... é soda...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Jun 2012 13:54

vou assumir que vc queria dizer "pq ainda usam flash paralela (nor ou nand) ao inves de flash spi (nor)". e neste caso a resposta eh simples:

a) utiliza-se flashes paralelas nor quando se deseja velocidade: uma flash paralela de 16 bits eh, a grosso modo, 16x mais veloz que uma flash spi, o que garante a transferencia 16x mais rapida da flash para a ram, no caso da execucao em ram. mas isso eh apenas uma parte do problema: a flash paralela permite a execucao de codigo diretamente nela, portanto vc nao precisa copiar da flash para a ram, permitindo uma ram menor e mais barata, alem de garantir em sistemas criticos que uma falha na ram destrua totalmente o sistema.

b) utiliza-se flashes paralelas nand quando se deseja capacidade: uma flash paralela nand de 8 bits tipica trabalha orientada a blocos e pode ter capacidade de alguns GBytes. como trabalha em blocos, nao tem a capacidade de acesso randomico rapido de uma flash paralela nor, portanto exige a copia dos dados da flash para a ram. mas o barramento de 8 bits, por outro lado, garante uma taxa de transferencia generosa, a grosso modo 8x mais rapida que uma flash spi. o fato de ser nand garante capacidades cavalares da ordem de GBytes, porem pode ser necessario implementar ECC para prevenir "bad blocks"!

se dah para usar flash spi nor, realmente eh muito mais vantagem por diminuir a complexidade. mas quase sempre temos outras necessidades em vista e outros tipos de flashes acabam valendo mais a pena.

fabim escreveu:Cara, eu até hoje ainda não consegui entender porque ainda usam nor ou nand, ao invés de flash...
Eu utilizo uma flash spi AT45db161, que custa um dolar e pouco e tem 2MB de flash.
A vida util dela é longa, paginas com largura configuravel, etc etc.

A mais nor e nand, é um padrão diferente e o kernel não da suporte.
Não da suporte? faça dar suporte !! pô.

Dentro da pequena flash, caso haja no processador, você testa se é nor, ou nand/flash no startup.

É que ao meu ver, a maioria não sabe o que e como funciona, pois não quer colocar a mão na massa, e pegar aquilo lá no app note que ja esta pronto... é soda...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 13 Jun 2012 15:11

sim, cada caso é um caso.
Mais agora eu acho que eu chutei sombra.

Tipo, até hoje eu sempre vi NOR serial, e NAND paralelo 8 bits.

Todos os kits, e evks que eu vi sempre foi assim.
Usam as 27... ou outros que são todos padrões.

E nand para subir o sistema, imagens etc, paralelo de 16 ou 8 bits.

Nossa, desculpa ai senhores !!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Jun 2012 19:36

nao fique triste fabim, foi soh uma observacao para garantir que vc esta trilhando o caminho certo... veja que a serie 27xxx eh PROM ou EPROM, dependendo do caso de ter janela de apagamento ou nao (o chip eh o mesmo, mas sem janela ela vira uma PROM e nao tem como apagar)... jah vi em kits que usam uma PROM 27xxx para o uboot, mas o mais comum eh uma FLASH 29xxx.

por exemplo, dah para usar intercambiavelmente:

http://www.digikey.com/product-detail/e ... ND/1008619

http://www.digikey.com/product-detail/e ... ND/2063332

http://www.digikey.com/product-detail/e ... -ND/386398

todas sao memorias paralelas de acesso randomico rapido com a mesma funcionalidade, mas a primeira eh uma EPROM sem janela, a segunda uma EEPROM e a ultima uma FLASH NOR. a logica de programacao tambem varia bastante de uma para outra.

e neste caso tambem: cada caso eh um caso. por exemplo, nos roteadores cisco era tipico ter uma PROM paralela e uma FLASH NOR paralela. a PROM continha o boot, q era imutavel e a prova de cagadas, enquanto a FLASH continha o sistema operacional do equipamento, por sua vez passivel de update, mas tambem passivel de apagamento acidental.

fabim escreveu:sim, cada caso é um caso.
Mais agora eu acho que eu chutei sombra.

Tipo, até hoje eu sempre vi NOR serial, e NAND paralelo 8 bits.

Todos os kits, e evks que eu vi sempre foi assim.
Usam as 27... ou outros que são todos padrões.

E nand para subir o sistema, imagens etc, paralelo de 16 ou 8 bits.

Nossa, desculpa ai senhores !!!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 14 Jun 2012 08:14

ou falei 27 mais é 25 ou 28.
São aquelas que só gravam ou leem em blocos de 4kb ou mais dependendo do modelo.

As 45 gravam de 512 ou 517 dependendo da configuração, e tem 2 bancos de ram interna de 512 bytes, com write blok ram to flash, ou read blok flash to ram, onde voce pode puxar um bloco para ram, mudar só os 3 bytes que voce quer, e voltar os 512 para flash novamente com latencia minuscula!!

Eu confundi mesmo as coisas.

Pra mim, nor era: tempo de escrita muito mais longa que nand, escrita apenas em blocos grandes de 4k ou mais, velocidade de comunicação na faixa de 30mhz, tamanho até alguns mega.
nand é: velocidade de comunicação média 65mhz, tamanho de flash variavel até algumas centenas de mega, blocos de leitura e escrita de 512 bytes, blocos de apagamento variável.

Tanto como existe nor spi/paralelo, também existe nand spi/paralelo.

Nor tensões de operação >2.5V nand >1.8V, dependendo do fabricante, mais isso como média.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Jun 2012 09:34

como vc pode ver, o negocio eh um pouco mais vasto! :)

fabim escreveu:ou falei 27 mais é 25 ou 28.
São aquelas que só gravam ou leem em blocos de 4kb ou mais dependendo do modelo.

As 45 gravam de 512 ou 517 dependendo da configuração, e tem 2 bancos de ram interna de 512 bytes, com write blok ram to flash, ou read blok flash to ram, onde voce pode puxar um bloco para ram, mudar só os 3 bytes que voce quer, e voltar os 512 para flash novamente com latencia minuscula!!

Eu confundi mesmo as coisas.

Pra mim, nor era: tempo de escrita muito mais longa que nand, escrita apenas em blocos grandes de 4k ou mais, velocidade de comunicação na faixa de 30mhz, tamanho até alguns mega.
nand é: velocidade de comunicação média 65mhz, tamanho de flash variavel até algumas centenas de mega, blocos de leitura e escrita de 512 bytes, blocos de apagamento variável.

Tanto como existe nor spi/paralelo, também existe nand spi/paralelo.

Nor tensões de operação >2.5V nand >1.8V, dependendo do fabricante, mais isso como média.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 14 Jun 2012 11:57

RESUMINDO.
Eu já sabia as diferenças, e o porque das escolhas.
Então porque eu entrei neste tópico ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Jun 2012 15:42

fabim escreveu:RESUMINDO.
Eu já sabia as diferenças, e o porque das escolhas.
Então porque eu entrei neste tópico ?

na real vc tinha soh um palpite... agora vc tem certeza! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 14 Jun 2012 20:22

Memoria que obrigam leituras sequenciais sao muito poucos uteis, na minha visao servem apenas a MP chinas e celulares Android, ou seja, dispositivos de baixa qualidade e baixa velocidade.
mastk
Dword

Voltar para Linux / uCLinux ( ARM ) / UNIX