vou assumir que vc queria dizer "pq ainda usam flash paralela (nor ou nand) ao inves de flash spi (nor)". e neste caso a resposta eh simples:
a) utiliza-se flashes paralelas nor quando se deseja velocidade: uma flash paralela de 16 bits eh, a grosso modo, 16x mais veloz que uma flash spi, o que garante a transferencia 16x mais rapida da flash para a ram, no caso da execucao em ram. mas isso eh apenas uma parte do problema: a flash paralela permite a execucao de codigo diretamente nela, portanto vc nao precisa copiar da flash para a ram, permitindo uma ram menor e mais barata, alem de garantir em sistemas criticos que uma falha na ram destrua totalmente o sistema.
b) utiliza-se flashes paralelas nand quando se deseja capacidade: uma flash paralela nand de 8 bits tipica trabalha orientada a blocos e pode ter capacidade de alguns GBytes. como trabalha em blocos, nao tem a capacidade de acesso randomico rapido de uma flash paralela nor, portanto exige a copia dos dados da flash para a ram. mas o barramento de 8 bits, por outro lado, garante uma taxa de transferencia generosa, a grosso modo 8x mais rapida que uma flash spi. o fato de ser nand garante capacidades cavalares da ordem de GBytes, porem pode ser necessario implementar ECC para prevenir "bad blocks"!
se dah para usar flash spi nor, realmente eh muito mais vantagem por diminuir a complexidade. mas quase sempre temos outras necessidades em vista e outros tipos de flashes acabam valendo mais a pena.
fabim escreveu:Cara, eu até hoje ainda não consegui entender porque ainda usam nor ou nand, ao invés de flash...
Eu utilizo uma flash spi AT45db161, que custa um dolar e pouco e tem 2MB de flash.
A vida util dela é longa, paginas com largura configuravel, etc etc.
A mais nor e nand, é um padrão diferente e o kernel não da suporte.
Não da suporte? faça dar suporte !! pô.
Dentro da pequena flash, caso haja no processador, você testa se é nor, ou nand/flash no startup.
É que ao meu ver, a maioria não sabe o que e como funciona, pois não quer colocar a mão na massa, e pegar aquilo lá no app note que ja esta pronto... é soda...