Ajuda com SoC Si4010 (Silicon Labs)

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Ajuda com SoC Si4010 (Silicon Labs)

Mensagempor Cefas » 05 Jan 2012 16:00

Boa Tarde, Senhores!

Comecei a trabalhar com um SoC da Silicon Labs (Si4010) final do ano passado, esse cara possui um circuito de modulação RF interno, que pode transmitir sinais em FSK e OOK. Ele possui o núcleo do 8051 e tem uma memória de programa OTP.
Tenho o Kit da Silabs e consegui a depuração do programa. Mas não estou conseguindo gravar o Si4010, alguém poderia me ajudar?
Editado pela última vez por Cefas em 06 Jan 2012 12:34, em um total de 1 vez.
Cefas
Nibble

Mensagempor EDSONCAN » 06 Jan 2012 07:20

Não conheço esse processador, mas peço que coloque um titulo no post mais especifico.
Quase todos os post deste forum poderiam ter esse mesmo titulo,
Obrigado
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor tcpipchip » 13 Jan 2012 13:55

Cara
Usa da NORDIC...tem um modelo com core 51 + rf (SOIC)
Eu uso! Fiz as libs em basic...
Funciona bem!!!!
Abraços
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor Cefas » 17 Jan 2012 11:50

tcpipchip,

Esse microcontrolador que vc mencionou possui memória de programa FLASH?
Cefas
Nibble

Mensagempor tcpipchip » 17 Jan 2012 14:12

a rom dele procura por uma memoria i2c e joga na RAM dele o codigo desta memoria e dá boot...
tcpipchip
Dword

Mensagempor Cefas » 18 Jan 2012 07:05

Tcpipchip, deculpe estar te incomodando, mas tenho algumas dúvidas.

A Nordic tem representante no Brasil?
Você sabe me dizer quanto custa a peça?
Você sabe dizer se ele tem FRONT END para acordar quando em presença da portadora?

Muito, Obrigado!
Cefas
Nibble

Mensagempor Fandango » 04 Mar 2012 00:23

Olá Cefas,

Olha, ainda não usei o Si4010, mas me parece ser um belo SoC para sistemas entre 27MHz e 960MHz. Inclusive reparei que ele tem auto-sintonia para a antena impressa, o que barateia o custo final do produto e simplifica horrores o desenvolvimento. Pretendo usá-lo em breve para uma aplicação.

Em relação à Nordic, creio que o mais próximo do Si4010 seria o nRF24LE1, mas só atende aplicações em 2,4GHz. Aliás, a Nordic está mais focada em sistemas de 2,4GHz. A representante é a Symmetry (www.SymmetryElectronics.com).

A seleção de um ou de outro depende muito da tua aplicação e do custo final do teu produto.

Abraço!
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor hertzing » 26 Set 2012 13:13

Boa tarde Cefas.

Pesquisei muito sobre uC com transmissor integrado,
E o Si4010 foi o que melhor atende a minha situação, mas antes de comprar o kit, gostaria de saber se conseguisse regravar ele?

Pelo que entendi, não é possível regravar, assim dificultando o desenvolvimento.
=(
Kit:
http://br.mouser.com/ProductDetail/Silicon-Labs/4010-DKKF_434/?qs=sGAEpiMZZMs5ceO8zL%252bTx8ZktrdpwLqz
uC:
http://br.mouser.com/ProductDetail/Silicon-Labs/Si4010-C2-GS/?qs=sGAEpiMZZMvD44QvxK4%2fias%252b%2fW9q%252b1je
hertzing
Byte

Mensagempor Fandango » 26 Set 2012 15:49

Olá hertzing,

O Si4010 é OTP (One Time Programable), ou seja, ele tem ROM, e não Flah, portanto só dá prá gravar o programa de aplicação uma vez (repito, em ROM). Contudo, como ele roda a aplicação em RAM, você pode gravá-la e regravá-la quantas vezes quiser. Inclusive, através do kit, pode depurará-la em tempo real.
O que o kit faz, é gravar a sua aplicação na RAM (digamos: enganar a MCU como se a estivesse gravando na ROM). É que na hora do boot, o 4010 espelha a ROM na RAM para execução, mas é uma RAM não volátil, então, desde que o 4010 estiver alimentado, a sua aplicação estará lá.

Atualmente o estou usando numa aplicação, e estou bem satisfeito com ele. É um chip robusto, extremamente rápido e de baixo consumo.

A propósito, a gravação da ROM dele se faz através de um software específico (NVM_Programmer) que acompanha o kit, evitando assim gravações acidentais irreversíveis.
Fandango
Byte

Mensagempor hertzing » 27 Set 2012 08:10

Obrigado Fandango.

Já tinha lido os applications notes sobre a gravação, e tinha ficado com essa dúvida.

Vou comprar o Kit para trabalhar com esse cara.

Somente por curiosidade, se a sua aplicação usa antena estampada na placa, qual a distância de transmissão sem obstáculos?
hertzing
Byte

Mensagempor Fandango » 01 Out 2012 19:06

Olá Hertzing,

Na minha aplicação uso sim antena impressa na PCI.

A distância (ou alcance) é dependente da geometria da sua antena (tamanho, formato, espessura e espaçamento de trilhas, etc.) e das configurações que utilizar para o transmissor de RF. Isso é ótimo, especialmente se a sua aplicação requerer economia de energia e/ou certo controle no ambiente de operação.

O interessante desse chip é que ele possui saída RF diferencial e um banco de capacitores internos aliados a um software de ajuste automático, o que facilita horrores o desenho da antena e te garante certa tolerância na implementação física, com apenas um capacitor de sintonia (nenhum outro componente a mais - só a antena impressa e um capacitor, mais nada).

O representante da SiLabs me comentou que já implementaram aplicações com antenas minúsculas e alcances absurdos. A SiLabs inclusive disponibiliza uma planilha em Excel que te permite estimar o alcance a partir de informações da tua antena e do tipo aplicação que implementar. Entretanto, considere as informações do datasheet, que especificam +10dBm de potência de saída.

A minha aplicação em particular é para curto alcance. Eu não preciso mais do que 10 metros, mas com as antenas que desenhei (tapped-loop circular, com diâmetro de 20mm) consegui mais de 20m. Isso me permite transmitir com potências menores e assim economizar bateria.
Na plaquinha de protótipo que fiz para facilitar o meu desenvolvimento, fiz uma antena impressa externa, loop retangular com center-tap, numa plaquinha em separado de 28 x 34 mm. No lugar do capacitor coloquei um trimmer de 30pF (atualmente ajustado para 6,8pF) e, transmitindo com +10dBm em FSK, o alcance está lá na casa do chapéu (sei lá, deve dar mais de 50m, nem consigo medir).

Uma ferramenta boa que te recomendo, porque facilita bastante os ajustes e o teu desenvolvimento (e nem é tão cara assim), é o analisador de espectro portátil RF Explorer da Seed (veja em www.rf-explorer.com).

Abraço!
Fandango
Byte

Mensagempor hertzing » 02 Out 2012 16:14

Grato pela contribuição Fandango.

Essa função de ajuste automático que me chamou muito atenção também. Porque hoje uso um PIC com transmissor integrado, o qual não possui essa função, e tenho muita dificuldade para calibrar a sua antena, e conseguir transmitir a uma distancia maior que 5m.

Minha aplicação é parecida, não vai precisar mais que 20m para transmissão. Como conseguisse transmitir em distancias maiores, espero ter resultados parecidos. :D

Esse analisador é uma boa alternativa, vi que está a venda por 99$, muito mais barato dos que estava pensando em comprar.

Obrigado pela ajuda!
hertzing
Byte

Mensagempor hertzing » 08 Fev 2013 13:10

Ressuscitando o tópico.

Porque somente esta semana consegui ter um tempo para trabalhar com o KIT "4010-KFOBDEV-434" de desenvolvimento do SI4010.
Gravei o exemplo e testei junto com o receptor, o alcance foi maior do que preciso (30 metros).

Agora estou realizando as modificações para comunicar com meu receptor. Estou recebendo o sinal muito bem.
O único problema que tenho, é que na transmissão serial recebo somente o byte, faltando o "Start bit" e o "Stop bit".

Quem já utilizou este Ci, teve o mesmo problema :?:
hertzing
Byte

Re: Ajuda com SoC Si4010 (Silicon Labs)

Mensagempor CT2HBM » 28 Jul 2014 21:04

Boa noite.
Sou super novato por estas bandas... (MCU e bichos do genero)

Desenhei uma pequena placa com um SI4010 mas agora não faço a ideia de como coloco o código lá dentro.
Sei que é uma duvida muito básica para todos vocês mas... temos de começar por algum lugar!

Quero gravar o ficheiro de exemplo tonedemo fornecido pela Silicon labs mas sei como começar!

Que ficheiro coloco no "user boot files"?

Que ficheiro coloco no "user App files"?

Que ficheiro coloco no "user NVM boot file"?

Desculpem estas perguntas tão pouco inteligentes mas estou mesmo perdido... :cry:
CT2HBM
Bit

Re: Ajuda com SoC Si4010 (Silicon Labs)

Mensagempor CT2HBM » 10 Ago 2014 15:24

É triste quando se guarda só para nós aquilo que sabemos.
Todo o mundo gosta de vir ao forum colocar duvidas mas quando chega a hora de ajudar os outros com aquilo que sabe.. aí fica difícil!!
CT2HBM
Bit

Voltar para 8051