Odisséia com o Linux/Ubuntu

Discussão sobre linux para plataformas Intel x86 ou x64 (PC)

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Re: Odisséia com o Linux/Ubuntu

Mensagempor RobL » 28 Mai 2013 08:36

Eu poderia escrever isto no item 4, mas vou destacar:

O Linux Ubuntu é perfeitamente amigável para tarefas do cotidiano de um cidadão comum. Totalmente em modo gráfico.

A grande diferença começa quando você quer um sistema mais amigável ainda, ou seja, quer por exemplo configurá-lo a seu pleno gosto e necessidade até para tarefas simples. Aí, só com o Linux, o outro não é nada amigável, te coloca até uma ação na justiça, ao tentar configurá-lo ao seu pleno gosto.
O máximo que você consegue no amigável Windows é configurá-lo dentro do que lhe é oferecido e só. Engana bem, não é ? O cara escolhe entre alguns visuais e pronto está satisfeito, pois não há outras opções.

Mais amigável que escrever em modo texto com o completo shell do Linux tô pra ver. Tenho que aprender ? Sim, como no Windows também.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 28 Mai 2013 08:46

A questão Política e Social do Linux :
Este outro tema em separado, não vou discutir aqui pois é muito longo e complexo, mas só para lembrar.
Tenha em vista que esta é a mais poderosa ferramenta do momento. Ela está em toda parte. Sua boa vida depende dela. Sua escolaridade depende da internet, até seu ganha pão.
A Microsoft tentou e tenta controlar o sangue do planeta, além de te controlar coletando todas suas informações.
Faz você instalar programas, por vontade própria, que vão te controlar. Eles te dizem que é para sua segurança e melhoria do sistema e que não vão te contatar. Se você não instalar, vai ficar aparecendo na tela te ameaçando, até que você é vencido pelo cansaço.
O Linux veio a quebrar este monopólio e permitir que universidades, órgãos públicos e simples pessoas se equiparassem aos que podiam pagar e se submeter, note: se submeter!!!
O cara vira escravo e fica contente. Caraca!!!

O Linux é isso, o ouro do momento em suas mãos. Você é responsável por sua qualidade. É o seu OS feito por você.
Contribua, seja grande, virtuoso, seja livre.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 28 Mai 2013 09:11

Também em separado:
Não sou do tipo que diz: Não use Windows.
O que quero dizer é : Conheça o Windows, conheça o Linux.
Faça sua escolha com ciência, ou como em certos casos, teremos que usar os dois, pois há empresas que se ligam a MS para obter vantagem e lhe deixam em situação difícil. Por exemplo, a Atmel, manteve sua mais nova IDE, usando material da MS, lamentável, pois não é necessário. Nada impede de rodar em um VM, mas não é a mesma coisa em termos de velocidade e estabilidade.
RobL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 29 Mai 2013 11:11

Robl!
Não vou me estender em detalhes, como você, apesar de concordar com quase tudo que você postou.
O problema real é:
1 – Um iniciante em Linux já está ciente da maior parte dos itens que você postou, por isso ele decide iniciar em Linux.
2 – Ele, acostumado com o Windows, conhece suas vantagens e desvantagens. Aliás, por estas últimas, é que decide enveredar para o Linux.
3 – Em conseqüência, procura se informar. Primeiro passo. Acessa alguns livros e escolhe um ou dois que acha mais apropriado. Começa a ler e descobre que o Linux é só maravilha.
4 - Decide implementar o que aprendeu. Instala o Linux e os problemas começam aí. Um problema bobo para um usuário já conhecedor do SO se torna um problema insolúvel para o iniciante.
5 – Procura auxílio como em fóruns. De preferência em sua língua mãe. Os colegas até o orientam, mas ainda assim, no desenrolar do processo, as coisas “simples” ficam emperradas.
6 – Já com a visão maculada do Linux, começa a “deixar prá lá”, pois seus esforços anteriores não produziram os resultados alardeados pelos usuários experientes do Linux.
7 – Há uma última tentativa de usar o Linux. Fazer um curso formal, onde pode aprender o básico. Este será o meu próximo, e talvez, o último passo na tentativa de me tornar usuário do Linux.

Caros amigos que me orientaram e que se esforçaram em me auxiliar.
Agradeço a todos pelos seus esforços, mas concluí que esta empreitada não pode ser realizada apenas tirando as dúvidas. É necessário realizar um curso regular e específico sobre este assunto, portanto, procurarei por esta alternativa.
Abraço.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 03 Jun 2013 22:26

MOR_AL,

A ideia de fazer um curso formal é bastante válida e aceitável, entretanto acarreta custos que talvez esteja fora de seu alcance, não falo só na questão monetária. Digo, no tempo dispensado em frequentar uma sala de aula durante um período de tempo, fora deslocamento, transito entre outros transtornos.

Caso ainda se interesse, estou aqui para ajuda-lo, é só me procurar no skype que terei prazer em te ajudar. Já ajudei muita gente no linux e fiquei feliz em ver que a grande maioria destes até hoje usa o Linux.

Meu último pupilo, colega de empresa acabou desinstalando o windows de seu notebook pessoal e até o presente momento (alguns meses depois do evento) diz estar super contente em só usar o linux. é uma coisa que me deu muito orgulho, ver alguém caminhando com suas próprias pernas, apesar de você estar um pouco distante, o skype o acesso remoto fazem muito sucesso.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor MOR_AL » 04 Jun 2013 12:07

Wagner de Queiroz escreveu:MOR_AL,

A ideia de fazer um curso formal é bastante válida e aceitável, entretanto acarreta custos que talvez esteja fora de seu alcance, não falo só na questão monetária. Digo, no tempo dispensado em frequentar uma sala de aula durante um período de tempo, fora deslocamento, transito entre outros transtornos.

Caso ainda se interesse, estou aqui para ajuda-lo, é só me procurar no skype que terei prazer em te ajudar. Já ajudei muita gente no linux e fiquei feliz em ver que a grande maioria destes até hoje usa o Linux.

Meu último pupilo, colega de empresa acabou desinstalando o windows de seu notebook pessoal e até o presente momento (alguns meses depois do evento) diz estar super contente em só usar o linux. é uma coisa que me deu muito orgulho, ver alguém caminhando com suas próprias pernas, apesar de você estar um pouco distante, o skype o acesso remoto fazem muito sucesso.

Caro Wagner!
Eu procurei pelo tal curso, mas não encontrei um que me satisfizesse, aqui na cidade do Rio. Note que resido a uns 100km da cidade do Rio, mas teria como fazer um curso, do tipo intensivo, que durasse cerca de uma semana. Acho que com umas 48 horas de aulas já daria para "andar com as próprias pernas". Possuo o tempo, pois sou aposentado. Quanto ao custo, com algum esforço, daria para levar, também.
Até procurei por vídeo aulas, mas não encontrei algo interessante.
Tentei instalar o Skype na máquina que continha o Linux, mas deu aquele problema, já postado.
O PC "Eletrônica" estava velho e apresentava problemas, então roub... err assumi o da patroa. Me custou um PC novo para ela. Agora já coloquei o Windows nele e vou instalar o Linux outra vez. Vou instalar o Skype no Windows, que é fácil.
Já não consegui instalar o Skype no Linux uma vez.
Com seu auxílio, pelo Skype/Windows, teria como "mexer” no Linux nos comunicando via Windows?
[]’s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 04 Jun 2013 20:04

Esta postagem é direcionada ao Wagner.
Não a fiz como "mensagem particular" porque caso alguém esteja acompanhando não perde o desenrolar da coisa.
1 - Reinstalei o Linux/Ubuntu v12.04.2. É parecido com o W8.
2 – Em um dado momento, perguntou se eu queria acrescentar algo, bastando estar conectado. Apenas coloquei o modem 3G e com pouquíssimos passos fui conectado na net. As inclusões foram grandes e simples. Bastou aguardar o download.
3 – Pesquisei na “Central de Programas Ubuntu” se havia “Skype”. Infelizmente não havia, mas a subpasta Internet > Bate papo contém muitos aplicativos do gênero. Dentre eles tem o Pidgin e o Empathy. Este último se encontra instalado.
4 – Procurei o Skype na net e descobri o sítio. Baixei ele e em um local vi o botão “Instalar”. Cliquei nele. Foi necessário digitar minha senha e o processo, aparentemente, foi realizado.
5 – Procurei, mas não achei o Skype no meu Linux. Aparentemente ele não foi instalado, ou eu não sei como abri-lo. Não encontrei nenhum ícone de atalho e nem sei onde procurar. Saí procurando em quase todas as figuras da coluna da esquerda do vídeo.
6 – Visitei também a parte do som. Apesar de no Windows XP, o som estar normal (o Linux está particionado com o XP), no Linux/Ubuntu aparece um ruído de um canal de TV analógica sem sintonia. É um chiado só. Tenho que resolver este ponto também.
Você teria alguma informação sobre os itens 3, 4 e 5?
[]’s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 04 Jun 2013 22:50

A 'grosso modo',quando instalar um aplicativo e não souber achá-lo,abra um Terminal e digite o nome do aplicativo,tipo, skype.
vtrx
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Jun 2013 09:09

vtrx escreveu:A 'grosso modo',quando instalar um aplicativo e não souber achá-lo,abra um Terminal e digite o nome do aplicativo,tipo, skype.

Não encontrei o tal "Terminal", mas em "Painel Inicial" achei o Skype.
Na verdade já estava instalado e tinha um segundo baixado. Dificuldades de iniciante.
Vou desligar o modem daqui e levá-lo para o PC que tem o linux, para me conectar.
O fone de ouvido está com um chiado que já comentei. Vou tentar resolver, pois com esse chiado nada se ouve.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Jun 2013 10:28

PQP!
Finalmente consegui:
1 - Instalar o Linux/Ubuntu última versão.
2 - Instalar e me conectar à Internet.
3 - Baixar aplicativos.
4 - Baixar o Skype, instalar e usar.
5 - ... Tô me sentindo igual a "pinto na lama".
Próximos passos!
Baixar e usar os aplicativos semelhantes aos que uso com o WXP.
[]'s
MO_RAL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 09 Jun 2013 14:34

Olá MOR_AL, Fico feliz por ter progredido bastante no Ubuntu,

Peço desculpas pela demora, este mês eu tenho uma feira importante para participar e estou com a agenda bem apertada para poder olhar os fóruns que estou acompanhando. Fiquei feliz que tenha me adicionado no skype.
Realmente o skype saiu dos repositórios padroes do ubuntu devido a sua licença e ter sua dona ser a microsoft estar em desacordo com a politica do ubuntu. Entretanto, no site do skype tem o pacote .deb que se clicado é aberto o programa gerenciador de pacotes do linux que fará a instalação sem problemas.

Infelizmente a versão linux do Skype é desatualizada em relação a versao do Windows. Nada de mal, funciona bem, não gostei muito da aposentadoria do msn embora a sua integração com o Skype ser meio precária, entretanto não vou reclamar pq apesar dos pesares, funciona.

Acerca do curso, realmente existe poucas opções, eu vou recomendar o melhor lugar para vc aprender linux de verdade (se realmente deseja fazer um curso) eu fiz curso lá e eles tem alguns cursos online.

http://www.4linux.com.br/cursos/formaca ... tml#curso-

Este curso nao é de ubuntu e sim linux geral. eu fiz curso lá em 2006 e assim, eu recomendo pq é uma escola 100% Linux. Se vc escolhe uma escola que tem windows e linux, quem garante que eles são realmente bons em linux.

Sobre a sua placa de som, me chame no skype para que possamos encontrar uma opção.

Basicamente abriremos um console com Ctrl + Alt + T ou chamando o comando gnome-terminal.

Um console será aberto, o prompt é o nome do usuario arroba nomedamaquina: pasta e o $ que indica que é um console do usuário sem poder de root
exemplo:

wagner@perobinhaZ470:~$

O "~" é a dica que vc esta na pasta home do usuario. no caso acima em /home/wagner

agora uma aulinha basica.

No DOS o comando DIR serve para listar os arquivos do sistema, certo? no linux o seu similar é ls de list ls sem parametros vai lista os arquivos da pasta atual, uma grande sacada foi aproveitar o ls para listar outras coisas, por exemplo: listar os dispositivos usb é o comando lsusb e para o nosso caso, listar os dispositivos pci da maquina (onde esta sua placa de som: o comando é lspci

o lspci sem parametros vai listar tudo que tem de pci na maquina:

~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)

No caso acima eu cortei um monte de coisa que tem aqui, vc pode associar o lspci com o grep para listar somente o audio:

lspci |grep Audio
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)

selecione com o cursor o texto da linha e clique com o botao do meio no texto da sua resposta, ele vai colar a selecao.

Voce pode ver que o grep lista somente as linhas que tenham o texto selecionado no caso Audio, se colocar audio ou AUDIO, ele nao aparece pq ele é bem exato.

para fechar o console digite exit ou feche a janela.

me mande pelo skype se tiver mais pressa pq estou meio atarefado para acompanhar os fóruns.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor MOR_AL » 09 Jun 2013 20:49

Resolvido o problema do som.
No WXP o som vem de uma das saídas de áudio.
No Linux, vem de outra existente no PC.
O PC "eletrônica" agora é o "ex-patrôa". Bem melhor que o aposentado "eletrônica" anterior.
Quanto ao curso.
Acessei e pedi informações, mas ainda não decidi fazê-lo.
Notei que o curso tem aulas on-line, em horários determinados por eles, e que somente após o pagamento é que os horários seriam conhecidos. Não sei se minha internet 3G (1Mb/s máximos teóricos, mas não práticos) possui velocidade para acompanhar uma aula on-line. No youtube, a sequência do vídeo é sempre interrompida. Possuo limite de 5GB/mes, compartilhados com a patrôa, que usa o Skype para falar com a irmã em outro país, dentre outras coisas. Isso limita ainda mais minha cota de download mensal.
O curso também tem "prazo" não informado ainda. Minha preocupação é que este prazo não fique compatível com minhas outras atividades.
O curso parece ser uma proposta séria e profissional. Minha condição é de uso como hobby. Não sei se o valor do curso é apropriado para esta condição.
Vamos aguardar.
Ainda não fiz nada além de baixar atualizações e alguns aplicativos de eletrônica.
Possuo outras tarefas que me tomam quase todo o tempo. Acho que quero abraçar o mundo com as mãos. Tenho que me restringir mais, mas também não gosto de abandonar as tarefas já iniciadas, mesmo que algumas já tenham sido iniciadas há mais de dois anos.
Quando trabalhava, sempre havia um ou dois técnicos para montar meus projetos e preparar o laboratório para os testes, junto com um estagiário para fazer as tarefas intermediárias, mas agora como aposentado, tenho que fazer também estas tarefas. :cry:
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 10 Jun 2013 21:36

MOR_AL, o curso é realmente coisa séria mesmo, Eu não recomendaria para a sua condição de conexão de Internet.

Acerca da placa de som, fico feliz que tenha resolvido seu problema. meu PC caseiro tb tem a mesma condição estranha do audio, coisas da realtek.

O problema do 3G eh que realmente o suposto 3G é lorota comercial. O celular é um rádio, vc manda o pacote e espera a resposta dele, isso leva um pusta tempo. O teste pode ser feito pelo site simet.nic.br que vc verá como é meio lenta o link. Falo isso pq já fui obrigado a usar uns links parecidos para voip.

conte-nos sobre a sua esperiência com os programas de eletronica 4linux que esta testando. Já brincou com o Kicad?
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor MOR_AL » 11 Jun 2013 19:13

Wagner!
Quanto à internet. Tentei até mudar de operadora. Aqui tem 3 delas. A vivo, claro e a oi. A oi aqui nem dá para iniciar.
Estava com a vivo e passei para a claro. Em dado momento fiquei com os dois e tive oportunidade de testar a taxa da internet com as duas operadoras. Usei três sítios diferentes. Ambas (vivo e claro) são 3G e a vivo informa que a taxa máxima é de 1Mb/s. A claro informa que a taxa máxima é de 6Mb/s (uau!!!). Tudo balela...
A vivo se mostrou melhor que a claro. A claro ficou restrita em pouco mais que uma conexão discada. Uma m****. Deveria processar a claro por propaganda enganosa, mas deixei para lá.
Cancelei a claro e retornei para a vivo. “Ruim com, pior sem”. Agora estou limitado em 1Mb/s no máximo. Realmente você veio reforçar minhas suspeitas. Mesmo que eu quisesse não teria como fazer o curso.
Quanto aos softwares.
O Eagle “free”. Ainda não baixei, mas possui as mesmas limitações do Windows, quanto ao tamanho máximo da placa. O Kicad também não usei. Vou deixar para o momento que precisar.
Um fato interessante. Acho que os softwares para Linux são bem mais baratos. Vi muitos por US$ 49,00. Se forem completos até que vale a pena.
[]’s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 12 Jun 2013 20:24

Quanto aos terminais que não foram encontrados, o seu programa gráfico que você está trabalhando está aberto em um terminal. Veja a seguir como abrir terminais e alguns comandos úteis para iniciantes com terminal em modo texto.
Alguns comandos que vai precisar logo de início após travar algum programa, similar ao crtl+alt+del do win.
Como foi dito pelo Wagner, ctrl+alt+T abre um terminal, mas no modo gráfico.
Caso tenha alguma pane no modo gráfico, use crtrl+alt+F1, ou F2...F6, (terminais tty1, tty2, ...) possivelmente o F7 ou o F8 esteja rodando o modo gráfico.
Quando digitar ctrl+alt+Fn, abre um terminal em modo texto e tem que entrar com o nome do usuário e senha.
No caso de travar um "programa", abra um terminal e digite: ps - A . Lista processos ("programas") abertos e o número de cada processo (de cada programa).
Leia o nome do programa e mate-o com : killall nome do programa ou: sudo kill número do processo <enter> vai pedir senha.
Se travar geral e não souber como sair dessa, abra um terminal para rebootar: sudo reboot <enter> e para desligar : sudo halt <enter> vai pedir senha ou ainda: sudo shootdown.
Procure instalar somente programas Ubuntu no seu Ubuntu. Quando instalar algo como google maps, skype, etc, pode não ter problema algum mas também pode ter modificado algum arquivo para outra versão (tipo .dll no win).
Para caso de socorro, tem um programa que facilita muito, o midnight commander(acho que se escreve assim) ou mc . Instale ele e no modo texto, em um terminal, digite mc <enter>. Ele é um gerenciador de arquivos tipo antigo, similar a um gerenciador do DOS, mas com editor de texto, etc, muito poderoso.
Espero que isto alivie algum problema logo de início.

Bom, suponho que esta sala foi criada para Sistema Operacional Linux provavelmente discutir Linux embedded, creio que sobre linux, operação, etc, tenha outra sala própria, mas já está aqui...
RobL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Linux ( x86 ou x64 )