HT1380 (RTC) Atrasa....Adianta...

Software e Hardware para uC Holtek

Moderadores: andre_luis, 51

Mensagempor EDSONCAN » 08 Fev 2007 06:05

O capacitor deixa se ele for indutivo e quando houver chaveamento de corrente no circuito aparecem picos.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor zielpunkt » 08 Fev 2007 16:22

É,

Acaba tendo uma boa dose de lógica. Talvez a configuração diodo+capacitor+carga dinâmica (RTC) de muito baixa corrente, poderia realmente causar alguma surpresa na alimentação do RTC em algum momento e, por tabela, alguns breaks no seu oscilador. Bem, a unidade modificada (capacitor retirado) está com o relógio firme até agora, mas ainda vou aguardar a ocorrencia de mais alguns casos e avaliar durante um periodo, só que agora agora sem vela nenhuma :wink: . Depois posto aqui o resultado.

Obrigado à todos.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor KrafT » 08 Fev 2007 20:52

Ziel, era um cap ceramico multilayer?

Eu desiti do HT1380 em favor do DS1307...

Nos ci's em geral eu uso o 100N poliester, aqueles azulzinho retangular, ou ceramico multilayer smd, para desacoplamento... No RTC uso tantalo.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Nightcrawler » 08 Fev 2007 22:38

Tem diferença é Kraft??
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor KrafT » 09 Fev 2007 07:16

Diferença de que? Capacitor? Com certeza...
Uso o DS por conta da RAM não volátil e tantalo pela baixa fuga.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor zielpunkt » 09 Fev 2007 13:11

Kraft,

Estava usando o "azulzinho" (tipo 32.529) para todo o circuito. O tantalo deve ser uma boa escolha numa próxima produção e quem sabe, também, aproveitar pra fazer um novo lay-out e mandar tudo em smd.

Então, também gostaria de pular pra um DS, mas como não preciso de RAM e os produtos da Holtek em alguns casos são muito intere$$ante$, a gente vai por ai com eles, se lascando na medida do possível :wink:

Abraço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Maurício » 11 Fev 2007 18:34

Aproveitando o embalo, mais um pepino aqui....

O meu tá atrasando pra caramba !! Mas, é por causa da bateria que de 3V6 tá com 2V. Junta a queda de tensão no diodo, e o RTC fica abaixo do mínimo de operação.
Dá uma olhada aí no seu pra ver se tb não é problema de bateria.
Caramba !! Essa daqui acabou muito rápido ! É daquelas tipo "tambor", da Lexel, com 3 pilhas moeda de 1V2 em série, de 60mA.
Vou colocar aquelas 2032 pra testar. Tem mais corrente.

Fora isso, o bixinho aqui tá funcionando.... redondo !! ehehehehehe

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor zielpunkt » 12 Fev 2007 11:07

É, povo...

Fiz um ensaio com um lote de controle de 26 peças, e o resultado foi o seguinte: 23 OK, 3 pçs com atrasos de 2, 3 e 23 min. Nada animador :( . Então, deixando a preguiça de lado e fazendo algumas medições com o osciloscópio (Instek digital, X10), pude verificar algumas coisas nas unidades defeituosas:

- A oscilação cessa qdo a ponta de prova é colocada no pino xt2, o que não acontece nas unidades ok;
- A troca do xtal resolve o problema ou
- A retirada da conexão de terra (U) sobre a carcaça do cristal faz com que a oscilação fique normal - é possível verificar a forma de onda (isso sim é importante e muito esquisito!!! :o )

Parece, portanto, que o problema está por ai. Não me perguntem o porque, pois estamos falando de frequencias muito baixas (32KHz), onde o circuito oscilador não deveria estar tão sensível a essas situações. Deixa a sensação que o oscilador interno desse RTC não é muito bem resolvido. Preciso verificar se o processo de soldagem não estaria danificando o xtal, antes de tirar outras conclusões.

Em todas as unidades (ok e não ok) se percebe ruídos na alimentação (chega até 350mV), relacionados aos sinais de atividade do RTC. Não utilizar o capacitor de desacoplamento (como o Mauricio sugeriu) não resolveu o problema. Colocando-se um cap tântalo 1uF (recomendação do Kraft), pode-se dizer que a alimentação fica limpa. Esses ruidos são gerados a partir da característica não linear dos diodos em série com a alimentação do RTC (eles variam as características das junções em função da corrente). Isso não seria o determinante para os atrasos, mas num circuito que já está com o oscilador crítico, certamente colabora com mais instabilidades.

Vou continuar os ensaios com o cap tântalo, soldando manualmente o xtal e sem o "U" que conecta a carcaça do xtal no terra e depois posto os resultados.

Abços.
zielpunkt
Byte

Mensagempor zielpunkt » 12 Fev 2007 11:09

Mauricio,

Acho bom vc repensar a respeito de uma 2032 ter mais corrente que a sua bat (ni/cd?) de 3V6 x 80mA. Não é bem assim, não.

Abço.
zielpunkt
Byte

Mensagempor KrafT » 12 Fev 2007 11:50

Ziel, eu aterro as carcaças do xtal para o DS1307, mas meu colega Jean teve problemas do PIC12C(F)508 em oscilar com a carça aterrada (mesmo xtal do RTC).

Eu sempre achei que a Intelbrás teria sérias razões para usar aquele circuito esquisito. Vc está em confirmando isso... E o Fábio Pereira, no seu livro sobre MSP430 (sem bem me lembro) duplicou um comando porque o HT não respondia sempre ao primeiro...

Holtek... Haja cabelo.
KrafT
Dword

Mensagempor zielpunkt » 12 Fev 2007 16:00

Falando em cabelo, os meus insistem em se suicidar. Teria a Holtek participação nesse ato capilar extremo ??? Vou processar esses FDPs!!! :lol: :lol: :lol:
zielpunkt
Byte

Mensagempor Maurício » 12 Fev 2007 17:28

kkkkkkkkkkkkkkk

ziel !! Comprei essa tranqueira tipo "tambor" pra testar e me dei mal, ehehehehe

A 2032 tem 200mA. Pô!! Quatro vezes mais !!! :shock:

[]'s

RETI.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor zielpunkt » 12 Fev 2007 19:04

Mauricio,

O problema está na curva de descarga das baterias. Se vc verificar bem, uma CR2032 não fornece essa corrente da forma que pode parecer num primeiro momento. Dá uma olhada nesse link e vai verificar o que estou dizendo: http://www.sorocaba.unesp.br/professor/ ... cr2032.pdf
Como pode perceber, existe um padrão de medida com uma determinada carga em função do tempo. Isso quer dizer que essa bateria não consegue fornecer 200mA por uma hora, nem a pau. Agora, se pegar o datasheet dessa "tambor", vai verificar que ela tem uma capacidade de drenar muito mais corrente em função do tempo. E é recarregável, eu presumo. De qualquer maneira, como back-up do RTC, a CR2032 é bastante viável.

É isso.
zielpunkt
Byte

Mensagempor RobL » 24 Fev 2007 20:40

O HT1380 funciona. Devido a semelhança (senao igualdade) em tudo, o HT1380 deve ser do Dallas Maxim DS1302 sem a RAM interna com circuito de controle de corrente desabilitado.

1-Sem dúvia o mais sensível é a entrada do oscilador.

2-Outro ponto importante é respeitar a velocidade limite na transmissao e recpcao dos dados. Isto faz com que determinadas pastilhas trabalhem normalmente e outras não.

3- Este chip tem um processo "mágico" não bem explicado no datasheet que vem a ser a necessidade constante de baixar a entrada reset após determinadas escritas, quando parece nao ser necessário e respeitar certo tempo após esse reset.

4-Como não há segurança na comunicação serial utilizada, ruído nessas linhas poderão desabilitar o oscilador numa leitura e habilitar em outra , aleatoriamente. Basta o ruido ou erro de software, trocar o bit 7 ao acessar o registro de segundos durante um comando de escrita. Obviamente no seu caso não há erro de software pois alguns trabalham normalmente.

5- Necessidade de várias leituras, erros de leitura, erro no tempo esperado do relógio, podem estar ligado a velocidade alta ou ruído nas linhas de dados.

6- O consumo de uma bateria do tipo 3032 @ 40°C, com a auto descarga é maior que o consumo do HT-1380.

7-No esquema apresentado é recomendado usar um resistor limitador de corrente para evitar explosão da bateria com a falha do diodo. Um resistor mesmo em torno de 1K(ou menor) não gera muita perda em funcionamento normal.
Esse resistor é norma de segurança internacional recomendada.

O erro desses relógios devem ser de +-1,5 seg/dia com cristal de +-20ppm @ 25°C. Os capacitores devem ser NP0 e bem próximo dos valores recomendados. É aconcelhável o uso do capacitor de desacoplamento, mas se o colega resolveu um problema retirando esse capacitor, cada caso é um caso, vem a mostrar que o mundo não é linear e a coisa é "mágica" quando variáveis desconhecidas cruzam o caminho.
RobL
Dword

Mensagempor zielpunkt » 27 Fev 2007 09:04

Então, povo...

Estava avaliando as modificações no circuito, que ficou assim:

- Desacoplamento via tantalo, 1uF (by Kraft);
- Carcaça do xtal não aterrada;
- Xtal soldado em separado (evitando sobre-aquecimento).

Foi fabricado um lote de controle de aprox 30 pçs e, aparentemente, sem surpresas desagradáveis, amém.

A respeito dos comentários do RobL, muita coisa interessante pra avaliar, mas não parece casar com esse caso em questão. Quanto a pastilhas responderem de formas distintas relacionado às velocidades de comunicação, nesse caso (Holtek) concordo plenamente. E acho que o mesmo pode se atribuir ao circuito oscilador interno desse RTC (me pareceu que ele é meio "duro" para trabalhar com determinados tipos de xtal).

Se eu tiver +novidades, volto a postar por aqui.

Abraço a todos.
zielpunkt
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Holtek