por cfreund » 15 Ago 2013 11:21
brasilma, é um pouco menos complexo do que vc esta imaginando.
O sistema Start&Stop, faz o motor apagar quando o freio estiver acionado e a velocidade do carro for igual a 0. E, quando o freio é liberado, a ECU torna a ligar o motor.
A dúvida do nosso amigo, acredito eu, é o seguinte: Como a ECU sabe o momento em que o motor está em pleno funcionamento e assim desligar o motor de arranque?
Dei o exemplo dos carros acima, pois utilizam ECU's Bosch convencionais. Então, não deve ser nada de outro mundo.
Voltando ao assunto:
No Vectra, em dias frios, abastecido 100% com etanol e sem gasolina no tanquinho, o motor demorava mais para pegar e as vezes funcionava só metade dos cilindros, mas o arranque ficava trabalhando até o motor funcionar 100%. Desde que esse tempo não ultrapasse 9 segundos.
Não é necessário ficar segurando a chave para dar partida, basta um pulso.
Na Captiva, Malibu, etc... Acredito que este sistema exista somente para ser possível o acionamento do motor a distância.
Cláudio F