Como esses sistemas StartStop detectam a partida do motor?

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Como esses sistemas StartStop detectam a partida do motor?

Mensagempor polesapart » 14 Ago 2013 15:42

Fiquei com esta pulga atrás da orelha: Nesses sistemas, quando você para o veículo, o motor a combustão desliga. Quando você tira o pé do freio, ele dá a partida de novo. Bacana, mas como o sistema sabe que o motor "pegou"? Pq pelo menos no meu carro, com partida manual (que pega fácil, inclusive), o tempo varia um bocado, e se você passar do ponto, o motor de arranque "chia", e se não acionar por tempo suficiente, ele não pega. Esses sistemas - só vi funcionando uma vez - parecem sempre acertar o tempo. Alguém faz idéia de como essa parafernália funciona?
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor Maffeis » 14 Ago 2013 16:12

Eu vi alguma coisa sobre baterias
será que pega no tranco
Teve um maluco de uma empresa que veio visitar aqui tentando vender supercapacitores para substituir baterias
Disse que esses capacitores estão sendo usados nas partidas de carros start stop
coisa de 3000F 5000F os capacitores.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor Red Neck Guy » 14 Ago 2013 20:37

Será que monitorar os gases da saída não dá um feedback se o motor está ligado?
ASM51 descanse em paz!
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor cfreund » 15 Ago 2013 01:57

Já tive Vectra GT-X e Captiva AWD. Ambos detectavam quando o motor ligava.

Um chute: pelo consumo do motor de arranque.

Outro chute: sonda lambda.

Mais um chute: sensor de detonação.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor brasilma » 15 Ago 2013 10:42

Creio que não existe esta preocupação, o funcionamento dos motores atuais é muito bom, se não "pegar" - o que deve ser muito raro - simplesmente basta dar partida novamente.

Por curiosidade, o acionamento de motores com esta tecnologia não é através do motor de partida, quando o motor deve voltar a funcionar, a central de controle simplesmente envia faisca ao cilindro que está em fase de compressão.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor cfreund » 15 Ago 2013 11:21

brasilma, é um pouco menos complexo do que vc esta imaginando.

O sistema Start&Stop, faz o motor apagar quando o freio estiver acionado e a velocidade do carro for igual a 0. E, quando o freio é liberado, a ECU torna a ligar o motor.

A dúvida do nosso amigo, acredito eu, é o seguinte: Como a ECU sabe o momento em que o motor está em pleno funcionamento e assim desligar o motor de arranque?

Dei o exemplo dos carros acima, pois utilizam ECU's Bosch convencionais. Então, não deve ser nada de outro mundo.

Voltando ao assunto:

No Vectra, em dias frios, abastecido 100% com etanol e sem gasolina no tanquinho, o motor demorava mais para pegar e as vezes funcionava só metade dos cilindros, mas o arranque ficava trabalhando até o motor funcionar 100%. Desde que esse tempo não ultrapasse 9 segundos.

Não é necessário ficar segurando a chave para dar partida, basta um pulso.

Na Captiva, Malibu, etc... Acredito que este sistema exista somente para ser possível o acionamento do motor a distância.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 15 Ago 2013 15:53

Justo na partida é que o Motor sofre o maior desgaste.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor cfreund » 15 Ago 2013 16:06

Sofre o maior desgaste após longo período de inatividade. O que não é o caso.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor brasilma » 15 Ago 2013 17:24

Neste caso a "re-partida" do motor (que provavelmente já está quente) NÃO usa o motor de partida!!!

A central verifica qual cilindro está em fase de compressão (que seria o próximo a sofrer ignição caso continuasse em funcionamento), e o ignita.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor cfreund » 15 Ago 2013 18:37

Fiquei curioso brasilma. Voce tem literatura sobre isso?
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor cfreund » 15 Ago 2013 20:14

Estou pesquisando sobre, mas nao achei nada que valide a sua teoria.

http://www.brasil.bosch.com.br/pt/br/br ... top_1.html

Parece até exister um alternador que funciona também como motor para a partida.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor brasilma » 16 Ago 2013 12:18

Rsrsrs não é teoria e também nunca pesquisei sobre o assunto, assisti a uma reportagem, com certeza devem haver várias abordagens... pesquisei agora no Google por "start stop system car" e no Wikipedia diz o seguinte:

"Some implementations do not use a starter motor, eliminating concerns of starter motor wear. Mazda i-stop used in their Mazda3/Axela line (in Europe and JDM) uses combustion to restart their engine by sensing the position of the piston in the cylinder. They claim quieter and quicker engine restart within 0.35 seconds.[23]"

Com diagrama: http://www.caranddriver.com/features/en ... -tech-dept
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor ELFS » 16 Ago 2013 23:07

Pela rotação do motor, considere que a máxima rotação imposta pelo motor de arranque e de aproximadamente 300 rpm qualquer valor acima e porque o motor partiu. Como a maioria dos veículos tem uma roda fonica com 30 ou mais dentes a central consegue verificar a rotação do motor em menos de uma volta do motor estes dados são usados também para as funções de injeção e ignição do motor.
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor edison » 17 Ago 2013 02:56

Chutando :

Bendix centrifugo !

Ao atingir determinada velocidade ele "mecanicamente" desacopla e só acopla de novo qdo estiver parado.

Eu faria assim . 8)
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Re: Como esses sistemas StartStop detectam a partida do moto

Mensagempor RobL » 18 Ago 2013 17:08

Penso que não há nada de novo no motor de arranque.
Portanto deve sair como o Edson disse (falta desligar). Ao desacoplar e sensorear a rotação, desliga como disse o Elfs.
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