São informações de Hardware e afinal Ubuntu ou Kubuntu são distros Debian onde voce pode compilar sua distro e não enviar nada a ninguem.
Quanto a ser uma distro baseada em Debian, tudo bem , conheço o Debian faz tempo, legal desta distro é adquirir todos os DVDs e instalar os programas que deseja, sem se preocupar com conflitos de versoes ou se a internet é lenta ou não. Eles demoram pra criar uma versao nova, mas pelo menos o pacote de programas é bem estavel.
Mas o que me preocupa do Ubuntu/Kubuntu que quando fizeram esta distro baseada no Debian, eles começaram a agir como o Google, usam algumas de suas informações pessoais também, ninguem faz nada de graça neste mundo, sempre tem um motivo por trás.... O SUSE também começou na época a fazer o mesmo, depois que foi comprada pela Novell.
Isto é, a maioria dos sistemas operacionais que conhecemos comerciais ou nao, fazem o mesmo, coletam informaçoes do usuario, nao tem muito como fugir.
O problema do Linux que é apenas um Kernel, são adicionados varios aplicativos de terceiros, não é um sistema operacional como um BSD por exemplo, onde varios programas auxiliares sao controlados pelo mesmo grupo que faz o kernel BSD. Ai surge uma diferença de segurança entre BSD e Linux.
Por isso que gosto da versão Slackware e Gentoo pois se quiser instalar um programa novo no SO tu tem que baixar o codigo fonte e compilar, mesmo procedimento dos sistema BSD. Isto permite analisar o codigo fonte e verificar se ha "algo de estranho".
No site do Ubuntu fala sobre a coleta de informaçoes de seus produtos:
http://www.ubuntu.com/privacy-policyNao tenho aqui instalado o Ubuntu, não sei se há alteraçao no contrato que acompanha o mesmo, dizendo o que é coletado do usuario.
Mas pra quem vai começar a usar penso que o Ubuntu/Kubunto é o mais facil de instalar, pra quem quer algo mais limpo e instalar do seu modo, compilar o SO e criar uma distro, recomendo o Slackware, Debian, Gentoo para sistemas Linux.
Para sistemas BSD por praticidade acho o PCBSD que é baseado em FreeBSD uma boa escolha.