RASPBERRY

Plataformas baseadas em ARM Cortex A8 ou superior

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

RASPBERRY

Mensagempor mastk » 07 Out 2013 11:25

Estou pensando em pegar esse brinquedo, é claro que não vai me servir para nada além de brincar com Linux, e teste de performance.
Alguns colegas já possuem e não gostaram como o André.

Quais outros possuem e quais foram as vossas impressões?

Desde de já obrigados pelas gentis palavras.

Mastk.
mastk
Dword

Re: RASPBERRY

Mensagempor andre_luis » 07 Out 2013 12:30

Uma coisa é fato....você certamente terá algum suporte :

o fórum do Raspberry possui ~70K usuários contra ~1K usuários do Cubieboard e ~0,45K usuário no pcDuino, que vive ás moscas.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 07 Out 2013 18:41

Obrigado André.
Mas e aqui no Asm51 ou no Brasil, muitos já a tem?
Será que dá para se divertir com elas, além de bancar o Script-Boy?
Rodar um MAME não tem graça e para protipagem temos o arduino.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 07 Out 2013 21:01

Eu particularmente não tenho contato com pessoas que o adotaram, mas também não sou a melhor referencia pra tomar como base.
Não vejo vantagem numa placa que nativamente seja capaz de gerar uma saída de Vídeo Composto, mas não leia uma camera CFTV.

Por apenas mais U$10 você compra algo melhor com core mais possante e mais recursos de HW.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor chipselect » 08 Out 2013 14:11

Eu comprei um para ver qual é o dele, é "legal", mas ainda não encontrei alguma finalidade realmente interessante pra ele, está jogado aqui na bancada.

Usar ele ligado na TV pra acessar a internet nem pensar, botei ele num monitor, abri duas abas de navegação no google e ele pediu água. Apesar de estar usando resolução full hd, com mouse e teclado usb, ele foi muito pior que um netbook qualquer que eu já usei. Jogar game nele deve ser decepcionante, se for rodar jogo pré histórico como o "Quake", fico com meu pc mesmo, que também roda Batltlefiled 2 de boa.

Pensei em usar ele para alguma automação, mas daí é complicado justificar ele no lugar dos kits de ARM que tem por ai, como a linha STM32. O preço do Raspberry PI dá pra comprar um stm32f4 discovery na Farnell e ainda sobra dinheiro pra fazer o resto do circuito, e o F4 tem muito mais GPIO, apesar da performance ser menor.

Instalei um servidor de versionamento nele, estou pensando em colocar um adaptador USB-SATA nele e colocar HD, só que o custo ficaria similar a um servidor NAS mais simples, onde alguns modelos eu posso atualizar o firmware para um linux embarcado com o CVS ou SVN, e ainda tenho a vantagem do produto ter melhor acabamento, não vai ficar hd pendurado numa caixinha de plástico transparente igual ao Rasp.

Um possível uso que eu tenho em mente é substituir computador embarcado, ele serviria mais mesmo para supervisão, eu colocaria uma interface modbus ou uma placa com várias interfaces dedicadas de comunicação, tudo ligado no barramento dele e ele ligado em rede ethernet, com um servidor web instalado, e rodando um programa para ficar atualizando o status do supervisor. Neste ponto eu vi algo que pode ser útil para ele, o desenvolvimento dessa forma é bem mais rápido, mas resta saber se essa plaquinha é bem resistente a ruído eletromagnético, o que duvido muito.

Resumidamente esse é o típico produto que eu comprei primeiro para depois pensar no que iria usar, eu queria apenas "estudar" ele. A compra foi por impulso mesmo, mas isso não quer dizer que ele não tenha nenhuma utilidade. A impressão que tenho é que ele vem a ser ideal pra hobbista, que não tem muito conhecimento de programação baixo nível ou de microcontrolador e eletrônica, e quer se aventurar com alguma automaçãozinha, mas isso é apenas minha opinião.
chipselect
Word

Mensagempor mastk » 11 Out 2013 15:16

Joia CS.
Creio que 99% dos que compram a placa estão na sua situação ou próxima dela, agora me admira o que disse do poder de processamento, o ARM11 é fraco e está em um clock muito baixo, espera pouco dele, mas nem tanto a ponto de se cagar para visitar uma pagina na NET.
mastk
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 12 Out 2013 12:21

Segundo um livro sobre ele que li é possivel roda algo como SIRI e com isso reconhecer voz e falar.

http://blog.oscarliang.net/raspberry-pi ... like-siri/

Ja existe shileld para camera digital.
Não sei se vale,
EDSONCAN
Word

Mensagempor chacalgbi » 09 Dez 2013 12:40

AS GPIOs dele tem conversor A/D?
É possível fazer as mesmas coisas que se faz num Microcontrolador PIC?

Para mim, seria apenas o caso de se usar sensores de temperatura, tensão, corrente, acionar coisa e monitorar eventos, e tudo isso aparecer em uma TV ou monitor e enviar um email com essas informações ou aciona-los a distância.... rsrs
chacalgbi

Mensagempor tcpipchip » 09 Dez 2013 12:59

A questao de reconhecer voz pode ser desenvolvido com redes neurais.
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor chipselect » 09 Dez 2013 20:05

chacalgbi escreveu:AS GPIOs dele tem conversor A/D?
É possível fazer as mesmas coisas que se faz num Microcontrolador PIC?

Para mim, seria apenas o caso de se usar sensores de temperatura, tensão, corrente, acionar coisa e monitorar eventos, e tudo isso aparecer em uma TV ou monitor e enviar um email com essas informações ou aciona-los a distância.... rsrs

O barramento de "expansão" dele não tem AD... nada impede de botar um lá. Olhe a pinagem:
http://www.google.com.br/imgres?sa=X&rlz=1C1SAVU_enBR542BR542&espv=210&es_sm=122&biw=1097&bih=536&tbm=isch&tbnid=O8EfXthCoDxd4M:&imgrefurl=http://pi4j.com/example/control.html&docid=o4CbB914MEjUtM&imgurl=http://pi4j.com/images/gpio-control-example-large.png&w=2088&h=1823&ei=AEymUuOjBJDAkQf2g4HYCA&zoom=1&ved=1t:3588,r:2,s:0,i:85&iact=rc&page=1&tbnh=182&tbnw=208&start=0&ndsp=15&tx=61&ty=107

Tem alimentação (3.3 e 5V), I2C, SPI, uart e umas 6 portas genéricas.
chipselect
Word

Mensagempor chacalgbi » 10 Dez 2013 17:37

O barramento de "expansão" dele não tem AD... nada impede de botar um lá. Olhe a pinagem:

Como assim "nada impede de botar um lá" ???? Tem como implementar isso? Como?
chacalgbi

Mensagempor EvandrPic » 10 Dez 2013 17:47

usando um conversor AD por SPI ou I2C...

exemplo:

SPI -> MCP3201
http://ww1.microchip.com/downloads/en/D ... 21290D.pdf
I2C -> MCP3021
http://ww1.microchip.com/downloads/en/D ... 21805a.pdf

PS.: existem muitos outros modelos no mercado...

chacalgbi escreveu:O barramento de "expansão" dele não tem AD... nada impede de botar um lá. Olhe a pinagem:

Como assim "nada impede de botar um lá" ???? Tem como implementar isso? Como?
EvandrPic
Dword

Voltar para RaspyBerry, BeagleBone, etc...